Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Comprar calçados online: vale a pena?

As vendas pela internet crescem consideravelmente. De acordo com dados da Webshoppers e Ebit, só no primeiro semestre de 2017, o e-commerce brasileiro faturou R$ 21 bilhões. O que representou cerca de 50 milhões de pedidos realizados – marca nunca antes alcançada.

Pesquisas do Google divulgadas em 2017 apontaram que até 2021 o comércio eletrônico dobrará suas vendas. Entre os segmentos, o calçadista é o mais estável e que mais cresce. Mesmo com os dados favoráveis, vale a pena comprar calçados online e preterir o meio físico?

Físico ou Virtual?

O processo para adquirir um produto passa por vários estágios. Desde a necessidade e a procura pelo produto a, então, escolha e decisão de compra. Em paralelo a todas essas etapas, muitos fatores são levados em conta, como a facilidade para adquiri-lo e avaliação de alternativas e opções no mercado.

A vantagem das lojas físicas está no poder da experimentação, garantia de levar o produto na hora, atendimento presencial e praticidade nas trocas. Em contrapartida, será preciso ir até ela. E é aí que a experiência de comprar calçados online se sobressai.

O comércio eletrônico propicia flexibilidade ao usuário. Não há impedimentos sobre o horário comercial, possibilitando a compra de produtos a qualquer hora do dia. Confira algumas vantagens em comprar seus calçados no ambiente virtual:

– Praticidade: somente pelo fato de poder realizar a compra através de notebooks, desktops, tablets ou smartphones, a experiência de comprar calçados online já se torna válida. Além de ser uma prática menos custosa;

– Detalhes: por vezes, na ânsia de obter o produto, você não nota algumas importantes especificações e detalhes sobre ele. No comércio eletrônico, essa chance se reduz consideravelmente. Já que, nesse caso, você não estará tão pressionado para efetuar a compra, tornando-se viável conhecer todas as especificidades sobre o objeto de desejo, incluindo analisar minimamente os detalhes do design e afins;

– Prateleiras virtuais: lojas virtuais proporcionam uma melhor escolha na decisão final. Comprando online, você navega e pesquisa no seu tempo e quantas vezes quiser;

– Comparativos: no ambiente físico, nem sempre você escolhe a opção mais viável e barata. Fazer uma pesquisa entre as lojas concorrentes pode exigir muito tempo e gastos desnecessários. Já no e-commerce, você consegue acessar facilmente todas as empresas que dispõem daquele determinado produto, comparar preços, qualidade, entre outros fatores para a decisão final;

Mas… e a segurança?

Talvez o principal impeditivo para as pessoas se desinteressarem pelas compras online é a segurança. É comum ouvirmos por aí: “Será que meu pedido vai chegar?”. Nota-se que a preocupação é válida, afinal, ao contrário do meio físico, você paga e não recebe o produto na hora.

É necessário fazer uma filtragem e saber identificar se um site é confiável ou não. Atributos como os telefones de contato disponíveis, vários canais de atendimento, selos de segurança e avaliação dos usuários são itens que evidenciam a segurança do e-commerce.

Para isso, leia nosso post sobre dicas para escolher um site seguro e tenha uma experiência muito mais agradável e confiável ao comprar calçados online.

 

1 Comment

Comments are closed.