Melhores livros para vendedores empilhados.
Dicas ao Lojista

Os 15 melhores livros para vendedores de calçados

Muita gente diz que é preciso ter dom para vender. No entanto, como qualquer habilidade, esse ato pode ser desenvolvido e explorado tanto na prática quanto na teoria. Por isso, separamos os melhores livros para vendedores de calçados que irão te auxiliar nos estudos.

É importante salientar que, na hora de aprimorar as técnicas de vendas, você pode contar com filmes, cursos, palestras e até eventos. Além disso, desenvolver certos hábitos e praticar a autoavaliação também tornam possível descobrir como ser um bom vendedor de calçados.

Ao final da nossa seleção de livros para vendedores de sucesso, estão algumas dicas para a hora de abordar os clientes, válidas para todo o time de vendas. Confira!

Os melhores livros para vendedores de calçados

Conhecendo essas dicas e impelido pela curiosidade, o profissional curioso em aprender mais sai à procura de conteúdos para isso, como filmes, cursos e livros indicados para vendedores.

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

Título: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Autor: Dale Carnegie
Editora: Sextante
Páginas: 256

Com dicas simples e de fácil aplicação, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas torna o ato de se relacionar com os outros mais dinâmico. O livro se conecta com as habilidades de comunicação, respeito e carisma, necessárias para um vendedor de sucesso.Um livro curto e que se tornou, com o tempo, o companheiro na cabeceira de muitos líderes. Ele não é precisamente focado em vendas, mas sim no desenvolvimento de uma comunicação que visa ajudar o outro.

Mais de 16 milhões de exemplares já foram vendidos em todo o mundo, de forma a auxiliar profissionais de diversas áreas além da calçadista a conquistarem clientes e amigos. 

2. As Armas da Persuasão

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

Título: As Armas da Persuasão
Autor: Robert Cialdini
Editora: Sextante
Páginas: 304

Este livro foi desenvolvido por um psicólogo que se questionou, certa vez, por que as pessoas dizem sim na hora de comprar produtos que, às vezes, sequer precisam. 

A partir disso, Robert Cialdini estudou as técnicas e práticas de persuasão dos vendedores. Depois, escreveu As Armas da Persuasão, obra que apresenta seis princípios do comportamento humano que direcionam à tomada de decisões. São eles:

  • Reciprocidade
  • Compromisso e coerência
  • Aprovação social
  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

Clique na imagem para baixar o e-book com o Kit de Planejamento Anual.

Esse, com certeza, é um dos melhores livros de vendas encontrados para estudo. Na hora de compôr sua estante, não se esqueça dele!

3. O Poder do Hábito

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: O Poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva
Páginas: 408

Outro livro que não necessariamente fala sobre vendas, mas que ajuda vendedores ao redor do mundo. O Poder do Hábito é uma obra sobre o comportamento humano focado nos hábitos de cada um.

Analisando a forma como as pessoas agem de acordo com diversas situações, Charles Duhigg mostra como avaliar costumes influencia no desenvolvimento individual e profissional.

O livro apresenta diversas situações em que uma mudança pequena pode transformar completamente os resultados.

4. Alcançando a Excelência em Vendas: Spin Selling

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Alcançando a Excelência em Vendas: Spin Selling
Autor:
Neil Rackham
Editora:
MBOOKS
Páginas:
204

Para quem busca livros para vendedores que sejam focados em estratégias, essa é a melhor escolha. Nele, Neil Rackham dialoga entre o relacionamento com os clientes e a realização de vendas grandes.

É um livro focado em sucesso e em métodos de vendas que fogem do tradicionalmente conhecido. Por ele ser ousado em suas aplicações, a dica é lê-lo depois de já ter explorado outros livros da lista.

5. A Bíblia de Vendas

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: A Bíblia de Vendas
Autor: Jeffrey Gitomer
Editora: MBOOKS
Páginas: 296

Como o próprio nome sugere, esse é um dos melhores livros para vendedores disponível no mercado. Por meio de informações práticas e aplicáveis, A Bíblia de Vendas mostra como vender não é um milagre, mas uma prática.

Milhões de exemplares já foram vendidos ao redor do mundo e, nesta nova edição, você ainda confere os dez mandamentos e meio do sucesso em vendas.

6. Como vender qualquer coisa a qualquer um

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Como vender qualquer coisa a qualquer um
Autor: Joe Girard e Stanley H. Brown
Editora: Best Seller
Páginas: 238

Joe Girard foi um vendedor que, entre os anos de 1963 e 1978, vendeu mais de 13.000 carros em uma concessionária. Justamente por isso, ficou conhecido como o maior vendedor do mundo.

Neste livro, escrito por ele, Girard conta as técnicas que tornam um vendedor excelente. Em um mundo no qual as vendas pela internet crescem a cada ano, o autor dá dicas de como atender seu cliente para fidelizá-lo.

Clique e baixe o ebook com 7 ideias de ações de vendas para lojistas.

Se você busca por um livro baseado em fatos para te inspirar na hora de vender calçados, essa é a melhor opção!

7. Sprint: O Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Sprint – O Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias
Autor: Janek Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

Já se perguntou como as coisas acontecem no Google? Esse livro responde sua pergunta! Por mais que ele não foque na venda em si, apresenta a estratégia para teste e aplicação de ideias em uma das maiores empresas do mundo.

Por meio de algumas etapas, esse livro vai te ajudar a levantar ideias sobre seu trabalho e a testá-las para descobrir se os resultados são positivos ou não. O melhor é que tudo isso dura apenas cinco dias. 

É muito utilizado para tecnologias, mas pode ser facilmente adaptado para o dia a dia dos vendedores de calçados que querem testar novas abordagens.

8. Os Segredos do Lobo

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Os Segredos do Lobo
Autor: Jordan Belfort
Editora: Planeta
Páginas: 288

Quem já viu o Lobo de Wall Street sabe que o filme retrata a história de um vendedor extremamente bem-sucedido. Os Segredos do Lobo explica os métodos de vendas e de persuasão observados no personagem de Leonardo DiCaprio.

No livro, Belfort explica o passo a passo para seu método de formar vendedores chamado Sistema em Linha Reta, baseado em influenciar pessoas e superar obstáculos.

Mais do que estratégias e práticas de vendas, o livro fala sobre linguagem corporal, tom de voz e outras técnicas de controle individuais que vão te ajudar a se tornar um vendedor de calçados excelente.

9. O Monge e o Executivo

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: O Monge e o Executivo – Uma História sobre a Essência da Liderança
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Páginas: 144

Este livro curto se tornou o querido de muitas pessoas ao redor do mundo. Ele acompanha a jornada de um executivo durante um retiro, no qual um monge o leva a refletir sobre questões fundamentais da vida.

Além de falar sobre liderança, uma competência dos bons vendedores, o livro dialoga com assuntos como família, amigos, relacionamentos e vida pessoal. É um convite para pensar como nossas ações influenciam todos à nossa volta.

Mais do que ensinamentos profissionais, O Monge e o Executivo traz uma reflexão sobre diferentes ramos da vida a serem explorados.

10. A Máquina Definitiva de Vendas

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: A Máquina Definitiva de Vendas
Autor: Chet Holmes
Editora: Alta Books
Páginas: 269

Este livro foi desenvolvido com o propósito de quebrar a ideia tão disseminada de “é preciso trabalhar duro” para ter sucesso. 

A Máquina Definitiva de Vendas se baseia em doze estratégicas-chave para começar a vender mais e melhor, focando em inteligência ao invés de esforço.

A obra se baseia em fatos experienciados pelo autor e já teve suas dicas de vendas comprovadas por inúmeros leitores como um sucesso.

11. Gatilhos Mentais

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Gatilhos Mentais – O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar
Autor: Gustavo Ferreira
Editora: DVS 
Páginas: 144

Assim como outros livros da lista, Gatilhos Mentais é focado na mente humana para desenvolver os estudos e as estratégias. Essa obra se atenta as formas de trabalhar a linguagem para despertar o interesse do consumidor, afinal, muito do trabalho do vendedor é compreender os desejos do cliente e atendê-los.

O livro também é muito utilizado por especialistas de marketing e une desejos racionais e emocionais para vender de forma ética e lucrativa. Justamente por isso, é um grande aliado na hora de descobrir como ser um vendedor mais profissional.

12. Receita Previsível

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Receita Previsível – Como implementar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa
Autor: Aaron Ross e Marylou Tyler
Editora: Autêntica Business 
Páginas: 240

Como o nome do livro sugere, ele é focado em uma estratégia de vendas outbound. A obra de Ross e Tyler utiliza de pessoas, método e disciplina para aumentar a produtividade na hora de vender.

É um sucesso no Vale do Silício, principal região empreendedora na Califórnia. O livro se tornou o querido de muitas empresas, graças à sua aplicação e à possibilidade de implementar as ideias com facilidade.

13. O Maior Vendedor do Mundo

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: O Maior Vendedor do Mundo
Autor: Og Mandino
Editora: Record
Páginas: 112

Outro livro bem curto e recheado de ensinamentos e lições preciosas para se tornar um bom vendedor. O Maior Vendedor do Mundo narra a história de Hafid ao passar, para seu aprendiz, as lições dos dez pergaminhos que o tornaram dono de um império comercial.

A obra segue a linha de O Monge e o Executivo, reunindo dicas válidas para ser um profissional e um indivíduo melhor. Se está começando agora a ler, essa é uma das melhores escolhas.

14. 7 Passos para ser um Líder de Vendas

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: 7 Passos para ser um Líder de Vendas – A inteligência emocional e o modelo de gestão para potencializar seus resultados
Autor: Alexandre Lacava
Editora: Gente
Páginas: 184

Mais uma obra que demonstra como a emoção e o comportamento das pessoas estão ligados ao ato de se tornar um excelente profissional. Como o título sugere, o livro apresenta sete passos para se tornar um vendedor de sucesso.

As dicas guiam o leitor para descobrir como uma boa gestão, somada à inteligência emocional, formam não só um vendedor, como também um líder!

15. Como Convencer Alguém em 90 Segundos

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Título: Como Convencer Alguém em 90 Segundos
Autor: Nicholas Boothman
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 264

O último livro da lista é para quem quer descobrir como o corpo, a expressão, a voz e a atitudes influenciam na hora de vender. É uma obra que todo vendedor precisa ler para estabelecer conexões duradouras e produtivas com seus clientes.

É mais um exemplo de leitura fundamental para se tornar um vendedor melhor e mais preparado.

Dicas rápidas para ser um bom vendedor

Agora que você conhecer os livros, certas atitudes auxiliam no processo de vendas. Além da leitura, levá-las para o seu dia a dia vai te tornar um vendedor de mais sucesso ainda. Atente-se aos seguintes pontos quando for atender alguém:

1. Ofereça um sorriso

Quando for abordar o consumidor, seja educado, carismático e simpático. Apresentar-se com um sorriso e com um bom dia, por exemplo, é um convite para que o cliente se sinta mais acolhido no estabelecimento, além de mostrar educação.

2. Pratique a escuta ativa

Antes de oferecer produtos e de cobrir o cliente de informações, escute o que ele precisa e busca. Às vezes, ele quer conhecer mais determinado calçado, enquanto, em outras, está apenas curioso.

Escutar o que o consumidor tem a dizer e adaptar seu discurso a isso demonstra, sobretudo, respeito.


3. Trabalhe uma boa comunicação

É importante que toda a área de vendas tenha uma boa comunicação, sempre respondendo ao cliente com calma, boa dicção, clareza nas respostas e coerência nas frases. 

A boa comunicação, ligada à escuta ativa, faz com que você formule respostas de acordo com a necessidade de quem está na sua loja. Assim, não tenta forçar a compra em alguém que está apenas descobrindo modelos.

4. Tenha empatia e paciência

Mais do que hábitos, esses dois pontos são uma espécie de estado de espírito primordiais para um bom vendedor. A empatia é o ato de se colocar no lugar do outro, de entender suas necessidades e vontades.

Já a paciência é respeitar isso, agindo com calma. Combinadas, elas tornam a abordagem mais educada e respeitosa.

5. Atente-se ao compromisso e à curiosidade

Esses dois costumes vão além das ações. Um bom vendedor é comprometido com as metas e com o seu trabalho. Acima de tudo, é curioso e busca conhecer os produtos e desenvolver suas habilidades com o tempo.

Clique para acessar o kit de planilhas de gestão da Daniel Atacado.

É certo que algumas pessoas terão mais facilidade na hora de trabalhar com vendas, enquanto outras terão que estudar e avaliar seu comportamento para aprimorá-lo. 

Na hora de fazer isso, buscar ideias em diferentes formatos é muito importante. Além dos livros, existem cursos online, palestras, TEDx, filmes e outros textos que apresentam dicas para se tornar um bom vendedor.

Aqui, no blog da Daniel Atacado, você encontra novidades sobre o setor calçadista e materiais gratuitos sobre gestão e vendas. Clique no banner abaixo e acesse-os!

Clique para acessar todos os materiais gratuitos da Daniel Atacado, feitos para você.

5 Comentário

  1. Boa noite! Gostei das dicas mas tem alguma indicação pra quem gosta de literatura, ficção mesmo?

    1. Boa noite, Matheus!
      Claro! Aí depende da ficção que você prefere ler. Para fantasia e emoção, temos clássicos como O Pequeno Príncipe, Harry Potter e o Senhor dos Anéis.
      Se você gostar mais de aventura e ficção científica, é possível encontrar o par perfeito em Stephen King. Agora, se prefere uma narrativa mais social, vai gostar de Saramago, Lispector e Machado de Assis.
      Qualquer nova e possível dúvida, fale com a gente e fique de olho blog! Abraços.

Comentários desativados.