Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Os 15 melhores livros para vendedores de calçados

Muita gente diz que é preciso ter dom para vender. No entanto, como qualquer habilidade, esse ato pode ser desenvolvido e explorado tanto na prática quanto na teoria. Por isso, separamos os melhores livros para vendedores de calçados que irão te auxiliar nos estudos.

É importante salientar que, na hora de aprimorar as técnicas de vendas, você pode contar com filmes, cursos, palestras e até eventos. Além disso, desenvolver certos hábitos e praticar a autoavaliação também tornam possível descobrir como ser um bom vendedor de calçados.

Ao final da nossa seleção de livros para vendedores de sucesso, estão algumas dicas para a hora de abordar os clientes, válidas para todo o time de vendas. Confira!

Os melhores livros para vendedores de calçados

Conhecendo essas dicas e impelido pela curiosidade, o profissional curioso em aprender mais sai à procura de conteúdos para isso, como filmes, cursos e livros indicados para vendedores.

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

[wptb id=3198]

Com dicas simples e de fácil aplicação, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas torna o ato de se relacionar com os outros mais dinâmico. O livro se conecta com as habilidades de comunicação, respeito e carisma, necessárias para um vendedor de sucesso.Um livro curto e que se tornou, com o tempo, o companheiro na cabeceira de muitos líderes. Ele não é precisamente focado em vendas, mas sim no desenvolvimento de uma comunicação que visa ajudar o outro.

Mais de 16 milhões de exemplares já foram vendidos em todo o mundo, de forma a auxiliar profissionais de diversas áreas além da calçadista a conquistarem clientes e amigos. 

2. As Armas da Persuasão

[wptb id=3201]

Este livro foi desenvolvido por um psicólogo que se questionou, certa vez, por que as pessoas dizem sim na hora de comprar produtos que, às vezes, sequer precisam. 

A partir disso, Robert Cialdini estudou as técnicas e práticas de persuasão dos vendedores. Depois, escreveu As Armas da Persuasão, obra que apresenta seis princípios do comportamento humano que direcionam à tomada de decisões. São eles:

  • Reciprocidade
  • Compromisso e coerência
  • Aprovação social
  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

Clique na imagem para baixar o e-book com o Kit de Planejamento Anual.

Esse, com certeza, é um dos melhores livros de vendas encontrados para estudo. Na hora de compôr sua estante, não se esqueça dele!

3. O Poder do Hábito

[wptb id=3203]

Outro livro que não necessariamente fala sobre vendas, mas que ajuda vendedores ao redor do mundo. O Poder do Hábito é uma obra sobre o comportamento humano focado nos hábitos de cada um.

Analisando a forma como as pessoas agem de acordo com diversas situações, Charles Duhigg mostra como avaliar costumes influencia no desenvolvimento individual e profissional.

O livro apresenta diversas situações em que uma mudança pequena pode transformar completamente os resultados.

4. Alcançando a Excelência em Vendas: Spin Selling

[wptb id=3205]

Para quem busca livros para vendedores que sejam focados em estratégias, essa é a melhor escolha. Nele, Neil Rackham dialoga entre o relacionamento com os clientes e a realização de vendas grandes.

É um livro focado em sucesso e em métodos de vendas que fogem do tradicionalmente conhecido. Por ele ser ousado em suas aplicações, a dica é lê-lo depois de já ter explorado outros livros da lista.

5. A Bíblia de Vendas

[wptb id=3207]

Como o próprio nome sugere, esse é um dos melhores livros para vendedores disponível no mercado. Por meio de informações práticas e aplicáveis, A Bíblia de Vendas mostra como vender não é um milagre, mas uma prática.

Milhões de exemplares já foram vendidos ao redor do mundo e, nesta nova edição, você ainda confere os dez mandamentos e meio do sucesso em vendas.

6. Como vender qualquer coisa a qualquer um

[wptb id=3209]

Joe Girard foi um vendedor que, entre os anos de 1963 e 1978, vendeu mais de 13.000 carros em uma concessionária. Justamente por isso, ficou conhecido como o maior vendedor do mundo.

Neste livro, escrito por ele, Girard conta as técnicas que tornam um vendedor excelente. Em um mundo no qual as vendas pela internet crescem a cada ano, o autor dá dicas de como atender seu cliente para fidelizá-lo.

Clique e baixe o ebook com 7 ideias de ações de vendas para lojistas.

Se você busca por um livro baseado em fatos para te inspirar na hora de vender calçados, essa é a melhor opção!

7. Sprint: O Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

[wptb id=3211]

Já se perguntou como as coisas acontecem no Google? Esse livro responde sua pergunta! Por mais que ele não foque na venda em si, apresenta a estratégia para teste e aplicação de ideias em uma das maiores empresas do mundo.

Por meio de algumas etapas, esse livro vai te ajudar a levantar ideias sobre seu trabalho e a testá-las para descobrir se os resultados são positivos ou não. O melhor é que tudo isso dura apenas cinco dias. 

É muito utilizado para tecnologias, mas pode ser facilmente adaptado para o dia a dia dos vendedores de calçados que querem testar novas abordagens.

8. Os Segredos do Lobo

[wptb id=3213]

Quem já viu o Lobo de Wall Street sabe que o filme retrata a história de um vendedor extremamente bem-sucedido. Os Segredos do Lobo explica os métodos de vendas e de persuasão observados no personagem de Leonardo DiCaprio.

No livro, Belfort explica o passo a passo para seu método de formar vendedores chamado Sistema em Linha Reta, baseado em influenciar pessoas e superar obstáculos.

Mais do que estratégias e práticas de vendas, o livro fala sobre linguagem corporal, tom de voz e outras técnicas de controle individuais que vão te ajudar a se tornar um vendedor de calçados excelente.

9. O Monge e o Executivo

[wptb id=3215]

Este livro curto se tornou o querido de muitas pessoas ao redor do mundo. Ele acompanha a jornada de um executivo durante um retiro, no qual um monge o leva a refletir sobre questões fundamentais da vida.

Além de falar sobre liderança, uma competência dos bons vendedores, o livro dialoga com assuntos como família, amigos, relacionamentos e vida pessoal. É um convite para pensar como nossas ações influenciam todos à nossa volta.

Mais do que ensinamentos profissionais, O Monge e o Executivo traz uma reflexão sobre diferentes ramos da vida a serem explorados.

10. A Máquina Definitiva de Vendas

[wptb id=3217]

Este livro foi desenvolvido com o propósito de quebrar a ideia tão disseminada de “é preciso trabalhar duro” para ter sucesso. 

A Máquina Definitiva de Vendas se baseia em doze estratégicas-chave para começar a vender mais e melhor, focando em inteligência ao invés de esforço.

A obra se baseia em fatos experienciados pelo autor e já teve suas dicas de vendas comprovadas por inúmeros leitores como um sucesso.

11. Gatilhos Mentais

[wptb id=3219]

Assim como outros livros da lista, Gatilhos Mentais é focado na mente humana para desenvolver os estudos e as estratégias. Essa obra se atenta as formas de trabalhar a linguagem para despertar o interesse do consumidor, afinal, muito do trabalho do vendedor é compreender os desejos do cliente e atendê-los.

O livro também é muito utilizado por especialistas de marketing e une desejos racionais e emocionais para vender de forma ética e lucrativa. Justamente por isso, é um grande aliado na hora de descobrir como ser um vendedor mais profissional.

12. Receita Previsível

[wptb id=3221]

Como o nome do livro sugere, ele é focado em uma estratégia de vendas outbound. A obra de Ross e Tyler utiliza de pessoas, método e disciplina para aumentar a produtividade na hora de vender.

É um sucesso no Vale do Silício, principal região empreendedora na Califórnia. O livro se tornou o querido de muitas empresas, graças à sua aplicação e à possibilidade de implementar as ideias com facilidade.

13. O Maior Vendedor do Mundo

[wptb id=3223]

Outro livro bem curto e recheado de ensinamentos e lições preciosas para se tornar um bom vendedor. O Maior Vendedor do Mundo narra a história de Hafid ao passar, para seu aprendiz, as lições dos dez pergaminhos que o tornaram dono de um império comercial.

A obra segue a linha de O Monge e o Executivo, reunindo dicas válidas para ser um profissional e um indivíduo melhor. Se está começando agora a ler, essa é uma das melhores escolhas.

14. 7 Passos para ser um Líder de Vendas

[wptb id=3227]

Mais uma obra que demonstra como a emoção e o comportamento das pessoas estão ligados ao ato de se tornar um excelente profissional. Como o título sugere, o livro apresenta sete passos para se tornar um vendedor de sucesso.

As dicas guiam o leitor para descobrir como uma boa gestão, somada à inteligência emocional, formam não só um vendedor, como também um líder!

15. Como Convencer Alguém em 90 Segundos

[wptb id=3229]

O último livro da lista é para quem quer descobrir como o corpo, a expressão, a voz e a atitudes influenciam na hora de vender. É uma obra que todo vendedor precisa ler para estabelecer conexões duradouras e produtivas com seus clientes.

É mais um exemplo de leitura fundamental para se tornar um vendedor melhor e mais preparado.

Dicas rápidas para ser um bom vendedor

Agora que você conhecer os livros, certas atitudes auxiliam no processo de vendas. Além da leitura, levá-las para o seu dia a dia vai te tornar um vendedor de mais sucesso ainda. Atente-se aos seguintes pontos quando for atender alguém:

1. Ofereça um sorriso

Quando for abordar o consumidor, seja educado, carismático e simpático. Apresentar-se com um sorriso e com um bom dia, por exemplo, é um convite para que o cliente se sinta mais acolhido no estabelecimento, além de mostrar educação.

2. Pratique a escuta ativa

Antes de oferecer produtos e de cobrir o cliente de informações, escute o que ele precisa e busca. Às vezes, ele quer conhecer mais determinado calçado, enquanto, em outras, está apenas curioso.

Escutar o que o consumidor tem a dizer e adaptar seu discurso a isso demonstra, sobretudo, respeito.


3. Trabalhe uma boa comunicação

É importante que toda a área de vendas tenha uma boa comunicação, sempre respondendo ao cliente com calma, boa dicção, clareza nas respostas e coerência nas frases. 

A boa comunicação, ligada à escuta ativa, faz com que você formule respostas de acordo com a necessidade de quem está na sua loja. Assim, não tenta forçar a compra em alguém que está apenas descobrindo modelos.

4. Tenha empatia e paciência

Mais do que hábitos, esses dois pontos são uma espécie de estado de espírito primordiais para um bom vendedor. A empatia é o ato de se colocar no lugar do outro, de entender suas necessidades e vontades.

Já a paciência é respeitar isso, agindo com calma. Combinadas, elas tornam a abordagem mais educada e respeitosa.

5. Atente-se ao compromisso e à curiosidade

Esses dois costumes vão além das ações. Um bom vendedor é comprometido com as metas e com o seu trabalho. Acima de tudo, é curioso e busca conhecer os produtos e desenvolver suas habilidades com o tempo.

Clique para acessar o kit de planilhas de gestão da Daniel Atacado.

É certo que algumas pessoas terão mais facilidade na hora de trabalhar com vendas, enquanto outras terão que estudar e avaliar seu comportamento para aprimorá-lo. 

Na hora de fazer isso, buscar ideias em diferentes formatos é muito importante. Além dos livros, existem cursos online, palestras, TEDx, filmes e outros textos que apresentam dicas para se tornar um bom vendedor.

Aqui, no blog da Daniel Atacado, você encontra novidades sobre o setor calçadista e materiais gratuitos sobre gestão e vendas. Clique no banner abaixo e acesse-os!

Clique para acessar todos os materiais gratuitos da Daniel Atacado, feitos para você.

5 Comments

  • Matheus Correia , 15 de julho de 2020

    Boa noite! Gostei das dicas mas tem alguma indicação pra quem gosta de literatura, ficção mesmo?

    • Daniel Atacado , 16 de julho de 2020

      Boa noite, Matheus!
      Claro! Aí depende da ficção que você prefere ler. Para fantasia e emoção, temos clássicos como O Pequeno Príncipe, Harry Potter e o Senhor dos Anéis.
      Se você gostar mais de aventura e ficção científica, é possível encontrar o par perfeito em Stephen King. Agora, se prefere uma narrativa mais social, vai gostar de Saramago, Lispector e Machado de Assis.
      Qualquer nova e possível dúvida, fale com a gente e fique de olho blog! Abraços.

  • […] em servir, flexibilidade, paciência, proatividade e busca por conhecimento são algumas das características que fazem um bom vendedor. Além da participação em cursos e […]

  • […] Leia também: Os 15 melhores livros para vendedores de calçados […]

  • […] estão diretamente relacionadas com o gatilho de urgência, teorizado por Gustavo Ferreira no livro Gatilhos Mentais. Basicamente, as propagandas realizadas para a Black Friday são compostas de […]

Comments are closed.