O Dia da Mulher na loja é uma ótima oportunidade para conquistar bons resultados, visto que o maior número de calçados produzidos são destinados ao público feminino — de acordo com a Abicalçados, 65,5% dos modelos.
Para além disso, o Dia Internacional da Mulher é uma forma de honrar e de homenagear as conquistas femininas durante os anos, saindo de clichês e de fato criando um ambiente que faça jus à data comemorativa.
Portanto, alguns cuidados são importantes na hora de estruturar as ações para o Dia da Mulher da loja de calçados. Nesse texto, separamos tudo que você precisa saber para criar uma estratégia assertiva e que não seja ofensiva para o público. Boa leitura!
Analise seu público-alvo
Por mais que seja uma promoção de Dia da Mulher, você não necessariamente possui uma loja voltada apenas para o público feminino. Às vezes, seus maiores consumidores são homens, por exemplo. Por isso, analisar o perfil de comprador do seu estabelecimento é importante para estruturar ações assertivas.
Vale separar um tempo para definir com quem, exatamente, você falará na hora de criar as propagandas e de colocá-las nas redes sociais. Se for com homens que presentearão mulheres, por exemplo, a mensagem pode ser algo como “um gesto de amor para quem você tanto ama”.
Já para lojistas focados no público feminino, o ideal é desenvolver mensagens que conversem com elas, como “você sempre merece um mimo” ou “seus calçados te acompanham sempre que você vai mais longe”. Embaixo, convide a consumidora para conhecer as promoções especiais feitas para ela.
Definir o público-alvo da ação também pode influenciar nas cores que serão utilizadas, nos veículos que a propaganda circulará e para quem direcionar anúncios online, por exemplo. Logo, defina com atenção e pensando no seu objetivo.
Cuidado com clichês
Quando falamos sobre o público feminino, mais especificamente sobre o Dia da Mulher, é comum que muitos clichês surjam em nossa mente.
Usar a cor rosa nas propagandas, frases como “todos os dias são das mulheres” e até imagens de fragilidade tendem a ser as primeiras ideias levantadas. No entanto, atualmente, o gênero feminino vai muito além desses clichês.
Evitá-los e buscar alternativas é a melhor solução para comemorar o Dia da Mulher na loja de forma respeitosa. Opte por frases e imagens que demonstrem poder, que homenageiem como elas tem conquistado direitos importantes, que demonstrem diversidade de raça, de idade e de cultura, e que valorizem o futuro delas.
Por mais triste que seja, é válido destacar que o Brasil ocupa a quinta posição entre os países que mais matam mulheres ao redor do mundo. Portanto, é fundamental que sua propaganda não contenha viés machista e preconceituoso, de forma que a ação as homenageie.
Uma dica é pesquisar campanhas que foram um sucesso de outras marcas, por mais que elas não sejam do seu segmento. Dessa forma, consegue se inspirar na hora de criar sua divulgação da ação de Dia da Mulher.
Para exemplificar, separamos um vídeo de uma campanha realizada pela Boticário, que demonstra o comentado acima. Confira:
Montar uma ação de Dia da Mulher respeitosa, sem clichês batidos e que façam jus à figura feminina é fundamental para fazer sucesso, realizar vendas e, principalmente, não ofender ninguém. Para te ajudar, no final do texto, você encontra ideias de frases para utilizar na sua campanha.
Dê brindes
Uma boa forma de melhorar a experiência das mulheres é oferecer brindes conforme elas realizarem as compras. Chaveiros, flores, doces e até cartões com mensagens personalizadas podem ser entregues junto ao calçado no caixa.
Essa é uma maneira de presentear cada cliente e deixá-la ainda mais feliz ao adquirir um produto na sua loja. Na hora de escolher o brinde, analise novamente seu público-alvo, a idade das consumidoras e ofereça aquilo que chamará a atenção delas.
Para quem atende um perfil de consumidor mais adolescentes ou jovens adultos, uma opção são os chaveiros e os doces. Já para quem foca em clientes com mais idade ou homens (que irão dar o mimo para alguém), a flor é uma boa escolha, já que cria dois presentes em um.
Ofereça promoções
Enquanto os brindes são um atrativo e uma homenagem pós-compra, as promoções são uma forma de captar a ação das clientes antes delas entrarem na loja de calçados.
Você pode pensar em um desconto fixo para determinados modelos ou até oferecer a opção de progressão, na qual a porcentagem do benefício cresce conforme o número de calçados adquiridos.
Caso opte pela primeira opção, seja estratégico na escolha dos produtos. Crie um equilíbrio entre modelos que são um sucesso e que provavelmente serão procurados e entre aqueles que estão parados no estoque há um tempo.
Dessa forma, você oferece desconto em um produto que será procurado e agrega valor à loja ao disponibilizar uma vantagem real, ao mesmo tempo em que desenvolve uma ação estratégica para dar vazão aos modelos que estão sem movimentação, aumentando o ticket médio.
Se achar que os descontos progressivos são mais aplicáveis ao seu negócio, apenas analise quanto pode disponibilizar ao cliente para não ter prejuízos. Calcule com atenção e estabeleça uma estratégia que trará resultados interessantes para a loja e que irá oferecer vantagens às consumidoras.
Aposte nas vendas casadas
Uma opção para os descontos é criar uma estratégia de vendas casadas, utilizando produtos que tem boas saídas combinados com aqueles que estão parados no estoque.
Você pode estabelecer a regra de que, na compra de determinado modelo, calçados selecionados saem pela metade do preço. O desconto pode variar e deve ser definido de forma que, evidentemente, você não tenha prejuízos.
As vendas casadas são uma opção de ação para o Dia da Mulher porque sair da loja com duas sacolas é visto como uma grande vantagem e atrai as clientes.
Faça um sorteio
Para cada venda, ofereça cupons de sorteio para as clientes. Você pode estipular um limite para que elas recebam a vantagem, como um vale para cada R$ 50 em compras.
Para que as pessoas se engajem, é importante oferecer um prêmio que de fato chame a atenção do seu público-alvo. Um dia de SPA, um vale-compras no valor de R$ 200 ou uma bolsa são bons exemplos para oferecer no sorteio.
Assim como os brindes, esse benefício é resultado da compra e pode não atrair as consumidoras para a loja — como o desconto ou as vendas casadas fariam —, porém é uma oportunidade para fidelizar clientes ao oferecer benefícios.
Decore a vitrine
A melhor forma de entrar no clima das datas comemorativas é decorando o ambiente da loja para que ele expresse o clima festivo.
Para além de uma ornamentação, é importante expor as vantagens que o estabelecimento está oferecendo em homenagem ao Dia da Mulher, a fim de deixar evidente para a cliente os benefícios que ela tem direito.
Coloque modelos de calçados atraentes na vitrine, algumas decorações e adesivos com os descontos ou com a promoção vigente para a data. Dessa forma, as consumidoras serão atraídas de longe e sem nem precisar entrar no estabelecimento.
Outra forma de criar um ambiente agradável é investir em música ambiente — escolha, por exemplo, uma playlist só de cantoras para tocar na loja — e em uma fragrância para o estabelecimento.
Distribua nos canais virtuais
Para atingir ainda mais clientes, uma ótima estratégia é distribuir as ações de Dia da Mulher da sua loja de calçados na internet. Contrate um profissional, se for o caso, para veicular anúncios no Facebook e no Instagram para os seguidores do seu perfil.
Nesse caso, é válido ter em mente que precisará investir um valor para que os anúncios sejam distribuídos.
Dessa forma, garante que as consumidoras saberão os benefícios que serão oferecidos, o prazo para que elas usufruam deles e atrai as clientes para a loja física.
Ofereça entrega dos produtos
Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas estão evitando sair de suas casas. Por isso, uma oportunidade para aumentar os resultados é oferecer vendas pela internet e entrega dos produtos.
Apenas certifique-se de deixar uma parte da equipe focada nas redes sociais, de forma que, se surgirem muitas mensagens, você não ignore nenhuma delas.
Além disso, vale estabelecer uma logística para a entrega. Uma boa ideia é receber na hora, enviando a máquina de cartão com o motoqueiro. Quanto à forma de pagamento, é interessante combinar anteriormente, para evitar surpresas, e deixar o entregador avisado sobre o acordo.
Se você optar por divulgar a ação online, oferecer esse serviço é ainda mais vantajoso, já que algumas pessoas podem entrar em contato com seu perfil após ver os anúncios no Facebook e no Instagram.
Frases para promoção de Dia da Mulher
Se você quer criar um Dia da Mulher na loja de forma respeitosa e criativa, separamos algumas frases que podem te inspirar. Confira:
- Seus calçados sempre te levarão mais longe: renove a sapateira com nossas promoções!
- Guerreiras, festeiras, empresárias, donas de casa… Todas elas tinham uma coisa em comum: calçados nos pés e determinação na cabeça!
- Melhor que um calçado, só dois. Compre um modelo e leve o outro pela metade do preço!
- Que todos os dias são da mulher todo mundo sabe… Mas e que hoje temos promoções especiais para elas, você já sabia?
- Quando você pisa no mundo, ele se torna ainda mais especial. Conte com calçados incríveis ao fazer isso com nossos modelos!
Com essas ideias, sua campanha fica ainda mais emocionante e cativante, levando ótimos resultados na hora de rodar as ações para o Dia da Mulher. Afinal, as datas comemorativas são ótimas oportunidade para aumentar as vendas.
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