Sua loja de calçados está nas redes sociais, certo? Embora ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram sejam importantes para aumentar a visibilidade da sua marca, apenas estar nesses canais não é suficiente. É preciso criar engajamento nas redes sociais. Mas o que é isso?
Engajar as pessoas é fazer com que elas se envolvam com a sua empresa na rede social, seja comentando ou compartilhando as publicações. Engajar é ter relacionamento entre marca e público.
Os brasileiros adoram as redes sociais e gostam de se envolver com as marcas que consomem: 94% dizem interagir com publicações das empresas e 42% usam esses canais para recomendar uma marca a amigos ou parentes, segundo levantamento da Survey Monkey.
Esses dados mostram porque é importante a sua loja de calçados estar nas redes sociais e criar engajamento. Leia o nosso post para aprender como fazer!
Conheça seu público
Primeiro, entenda o seu público. Saiba o que a sua audiência precisa, crie empatia e interaja com os seguidores. A partir do momento que o lojista compreende o comportamento dos que curtem a página ou seguem o perfil da empresa, a comunicação pelas redes torna-se certeira.
Conhecer o seu público é importante até para saber em qual rede social a sua empresa deve estar presente. Faça pesquisas com a sua lista de seguidores para obter informações sobre a linguagem que a sua audiência usa e como interage com outras empresas.
Publique conteúdo relevante e personalizado
Use dados disponibilizados pelas próprias redes para saber quais formatos de publicações fazem mais sucesso com seus seguidores e geram interações: textos do blog empresarial, vídeos, links, fotos, animações. Poste mais conteúdos nesse formato. Uma dica: no Facebook, os vídeos têm alcance maior.
Teste o tipo de linguagem que mais funciona com o seu público, se formal ou descontraída. Conteúdos que divertem são boas ações de engajamento no Facebook. Alerta: dose o tom do humor, não dá para ser engraçado em todo segmento empresarial.
Tenha cuidado com a veracidade das informações que você publica. Em uma época em que fake news são disseminadas pela internet, especialmente pelas redes sociais, compartilhar um conteúdo mentiroso pode colocar a reputação da sua loja de calçados em risco.
Pesquise em fontes confiáveis de informação, como sites de notícias e blogs que são referência no setor. Não embarque em um assunto do momento sem antes checar a procedência da informação.
Sabia que existe um melhor horário para disparar conteúdos? E que essa informação é fornecida gratuitamente pela própria rede social? Esses dados estão nas ferramentas do administrador da página. Lá, você encontrará em quais horários suas publicações são vistas pelo maior número de seguidores.
Interaja com os seguidores
O seguidor lança uma pergunta na página da empresa no Facebook, mas a resposta demora ou nunca vem. Sem retorno, ele até desiste de voltar a interagir e, por fim, desativa as notificações e deixa de seguir o conteúdo. Isso é mais comum do que se imagina.
O segredo do engajamento está também em interagir com a audiência. Dê valor a cada comentário e compartilhamento que conseguir. Responda as mensagens com agilidade e gentileza; não ignore as pessoas. O mesmo vale para o WhatsApp. De nada adianta você estar na rede social se não tem condições de participar dela ativamente.
Ao interagir, procure enviar respostas individuais e personalizadas. Coloque o nome do seguidor e, se encaixar no perfil da sua loja de calçados, use emojis para demonstrar proximidade.
A tática da interação funciona na maioria das redes sociais. Para criar engajamento no Facebook, por exemplo, incentive a participação dos seguidores. Faça perguntas nas postagens, peça para que deixem comentários; envolva a audiência com a sua marca.
Para a sua loja de calçados, uma dica é publicar a imagem de dois modelos de tênis vendidos na sua loja física, por exemplo, e perguntar aos seguidores qual é o favorito deles.
Por que o engajamento é tão importante?
Engajamento significa oportunidade de negócios. Quanto mais o público interagir com a sua página, maior será o alcance das suas publicações. Os conteúdos que você publica chegarão a mais pessoas, dando visibilidade e relevância para a sua empresa. Com mais fãs, o tráfego no seu site e blog tende a aumentar, assim como o número de vendas, além de melhorar a fidelização de clientes.
A partir do engajamento nas redes sociais, o lojista aprofunda o relacionamento com seus público, amplia o número de clientes e gera empatia com os potenciais compradores. Fazer com que uma pessoa se envolva com a sua marca é uma das formas mais eficazes de fidelizar clientes.
Sem contar que com um público participativo a empresa consegue disponibilizar produtos e serviços dentro das necessidades dos clientes, alinhando demanda e oferta.
Alcance orgânico x anúncios
Você já pensou em anunciar no Facebook? Desde que a rede social atualizou o algoritmo do feed de notícias, em janeiro de 2018, as marcas perceberam queda na cobertura orgânica.
As 500 marcas com maior número de fãs na rede social saíram de um alcance orgânico de 6 mil seguidores, em janeiro de 2017, em média, para 4 mil, dois anos depois. Os dados são de um relatório da Social Bakers.
Já os anúncios no Facebook passaram a focar mais no engajamento do que em links, conversões ou em número de visualizações nos vídeos. De cada 100 posts patrocinados na rede, 30 focam no engajamento com o público. Esse número mostra a importância de ter uma audiência que se envolva com a marca.
- Feito para você: Como vender calçados pela internet? Dicas rápidas!
Com o alcance orgânico mais limitado, esta pode ser a hora de investir dinheiro nas publicações. Dessa forma, você consegue fazer com que o conteúdo seja visualizado por pessoas que, às vezes, nem conhecem a sua marca, mas que têm potencial para serem clientes.
Portanto, quando se fala em criar engajamento nas redes sociais, esteja atento a sete pontos:
- Conheça o seu público e o que ele precisa
- Publique conteúdo de qualidade
- Interaja com a sua audiência
- Personalize a comunicação
- Mantenha a página atualizada
- Seja educado e simpático
- Ajude seus seguidores sempre que possível e tire suas dúvidas
Implementando todas essas dicas, sua loja de calçados tem grandes chances de crescimento nas redes sociais, envolvendo potenciais clientes e criando fidelização com o público. Aproveite e entenda por que é tão importante manter a qualidade de atendimento ao cliente. E, se você gostou desse conteúdo, preencha o formulário da Daniel Atacado abaixo e receba mais no seu e-mail!
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