Quando o assunto é fidelização de clientes, você já sabe que ter um comprador fidelizado é mais barato que conquistar um novo, certo? No entanto, você já imaginou se suas estratégias estão focadas em reter esse consumidor? Geralmente, a resposta é não.
É um desafio e, ao mesmo tempo, um exercício. Saber como atrair a atenção de um cliente e fazê-lo confiar na marca, a ponto de voltar e indicar a amigos e familiares, é quase uma “ciência”.
Em lojas de calçados, assim como em outros varejos que se caracterizam pelo desejo e pela necessidade, é primordial ter uma metodologia. Ela precisa ser implantada em todos os pontos de contato com o cliente e ser integrada em todos os departamentos da empresa.
Por esse motivo, este post busca incentivar lojas de calçados a criarem estratégias de fidelização e retenção de clientes. Não se preocupe: nós listamos algumas dicas. Vamos lá?
Humanize o atendimento
A fidelização é um conjunto de ações executadas pelas empresas com foco em seus consumidores, que devem ser estendidas para todas as outras etapas do relacionamento: atração, compra e pós venda.
Tudo o que um consumidor quer é se sentir parte da marca, e, para isso, ele precisa de contato humano. Sendo assim, nada de burocratizar processos e deixar sua experiência de compra mecânica, solitária e superficial.
Humanizar o atendimento é tornar o contato com o cliente mais próximo. Faça parte do processo de compra mais como auxiliador, e menos como persuasor. Entenda o seu problema, suas necessidades e ofereça a melhor solução. Resumidamente, gere valor!
Entregue o que prometer
É fundamental que o pedido seja entregue dentro do que você prometeu. Causar insatisfações e dúvidas no cliente, que poderiam ser evitadas, pode ser o atestado para que esse consumidor nunca mais volte a comprar de você.
Lembra que comentamos ali em cima sobre gerar valor ao cliente? Busque atrelar essa entrega dentro do esperado com algo a mais, que o faça sentir parte daquele local. Que tal um calendário, calculadora, canetas, canecas ou estojos? Ou, então, um brinde de desconto, como um cartão de vale-compras ou um cartão fidelidade?
Vale a pena escolher o presente ideal, que tenha identificação e possa servir como gatilho para uma compra futura.
Se posicione como “autoridade”
Saia um pouco do papel de lojista e se coloque como cliente. Traga à mente aquela loja em que você confia e sabe que, ao entrar, comprará o produto certeiro, sem titubear.
É assim que a sua loja de calçados deve se portar: como autoridade no segmento! Os clientes precisam entrar no estabelecimento com a certeza de que o processo de compra será feito de maneira clara, intuitiva e confiável. Esse recurso é importante para que a empresa seja uma referência.
A equipe de vendas tem grande parcela nisso. É esse time que será responsável por orientar toda a experiência de compra, com conselhos e dicas pertinentes, sem forçar a venda e cientes do que o cliente precisa.
O consumidor, portanto, nota quando a empresa sabe do que está falando ou fazendo. Isso vai impactar, consideravelmente, em um retorno à loja.
Saiba “ser” suporte
Se o seu cliente tem dificuldades relacionadas ao seu produto, então, você também tem um problema. Muitas vezes, as dúvidas do pós-compra são relacionadas a questões simples, que podem ser resolvidas com pequenas interações e direcionamentos. Nesses casos, um atendimento rápido e prático pode solucionar o problema e elevar os níveis de satisfação do cliente.
De qualquer forma, trabalhe para que a solução seja encontrada da melhor forma possível e informe seu cliente de todos os passos do processo. Esse feedback é importante para ele, o que vai fazê-lo se sentir especial.
Obrigue-se a lembrar do seu cliente
A premissa do marketing de fidelização de clientes é não esquecê-los após a compra. Isso envolve sempre lembrá-los que você existe, ao mesmo tempo que você demonstra que eles também existem para a marca.
Você pode começar com uma ligação no dia do aniversário do cliente. Se preferir, mande um e-mail, uma mensagem no WhatsApp, um SMS ou uma carta (por que não?). O importante é fazê-lo sentir que a loja separou um tempinho para dedicar a ele, sem qualquer intuito financeiro.
Assim que o processo de fidelização de clientes estiver mais estruturado, é possível criar estratégias automáticas de pós-venda, como e-mails de agradecimento, envio de cupons de desconto ou algum convite para um coffee break no estabelecimento. Entretanto, lembre-se sempre de humanizar a comunicação.
Se você deseja que os consumidores se lembrem da sua loja, obrigue-se a lembrar deles. Assim, você terá clientes satisfeitos e fidelizados.
Promova exclusividade
Clientes fiéis merecem um atendimento diferenciado. São eles que fazem o fluxo de caixa da loja girar e, de certa forma, são responsáveis pela manutenção e “vida útil” do estabelecimento.
Por essa razão, crie ações que tragam esse sentimento de exclusividade aos clientes recorrentes. Há uma série de coisas que podem ser feitas – algumas delas, com custo zero:
- Cartões e mensagens
- Pré-lançamento exclusivo de coleções
- Vale-compras
- Descontos progressivos
- Aviso de chegada de novos produtos
- Flexibilidade no pagamento
- Atendimento prioritário
- Outlets exclusivos
No fim das contas, trata-se de oferecer uma vantagem pelo compromisso do cliente com a loja. Crie experiências como essa e amplie as chances de reter cada vez mais compradores!
Acompanhe os hábitos de compra
Acompanhar os hábitos de compra de seus clientes possibilita que você ofereça sempre as melhores ofertas aos consumidores certos. Invista nesse processo, e você vai descobrir que a análise do comportamento faz toda a diferença na hora de influenciar o momento de compra.
Conhecer os hábitos de consumo pode ser a chave para incentivar o consumidor a considerar o produto como investimento em seu cotidiano. Essa antecipação pode, ainda, colaborar para ter uma previsão de faturamento futuro. Afinal, se você monitorar adequadamente os desejos de seus clientes, terá maior probabilidade de fidelizá-los, garantindo assim novas compras.
Assim como a fidelização dos clientes, outras estratégias de gestão e marketing devem ser aplicadas em lojas de calçados, a fim de aumentar as vendas e o número de embaixadores da marca.
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