Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Fluxo de caixa no varejo: entenda a importância e como fazer

A gestão financeira no varejo é essencial para entender a situação do negócio, gerenciar os gastos e auxiliar na definição de objetivos futuros. Para realizar uma boa administração, a empresa deve acompanhar pagamentos e recebimentos, capital de giro e outros indicadores.

Nesse sentido, é preciso entender o que é o fluxo de caixa e como fazer o seu. Com ele, os comerciantes conseguem ter uma visão ampla do capital disponível, das obrigações assumidas e do seu balanço financeiro geral.

Quer aprender a fazer o fluxo de caixa corretamente para a sua loja? Acompanhe a leitura e conheça por que ele é importante e como usá-lo na gestão!

O que é fluxo de caixa e como ele funciona?

O fluxo de caixa é uma ferramenta relevante na gestão financeira de um negócio. Ele representa o registro das saídas e entradas de recursos financeiros em determinado período, podendo ser semanal, diário, mensal ou anual.

Com ele, é possível visualizar o caminho do capital na empresa: quanto é devido, quanto é recebido e como é a capacidade de economizar. Logo, essa ferramenta ajuda a acompanhar o resultado financeiro da loja.

Isso ocorre porque o dinheiro flui pelo negócio constantemente. O fluxo de caixa permite que esse movimento seja contemplado, controlado e organizado, com o objetivo de facilitar e direcionar a gestão da empresa.

Qual é a importância do fluxo de caixa no varejo?

Após entender o que é fluxo de caixa, é fundamental conhecer a sua importância. Na prática, essa ferramenta permite que os varejistas acompanhem e gerenciem suas despesas e receitas diárias de modo eficaz.

Isso é possível porque monitorar o fluxo de entrada e saída de dinheiro ajuda a ter uma visão clara de informações como:

  • vendas realizadas,
  • pagamentos de fornecedores;
  • despesas operacionais;
  • entre outros.

Ainda, ao realizar o fluxo de caixa você pode entrar em contato com os fornecedores para adiantar ou adiar as faturas, por exemplo. Também é possível solicitar antecipação de pagamento de clientes, planejar suas atividades financeiras a curto e longo prazo, entre outros pontos.

No geral, ter os dados em mãos torna mais fácil direcionar os recursos financeiros, considerando as necessidades e os objetivos da sua loja. Por fim, os registros permitem ter uma visão mais clara sobre as finanças, ajudando na tomada de decisão do negócio.

Como fazer o fluxo de caixa na sua loja?

O próximo passo é saber como fazer um fluxo de caixa eficiente na sua loja. Veja algumas dicas que podem ajudar!

Organize o setor financeiro

Um passo importante para fazer um bom fluxo de caixa é organizar o setor financeiro do negócio, garantindo um controle preciso das saídas e entradas de recursos. Para tanto, vale a pena ter uma programação confiável sobre os recebimentos e pagamentos futuros e conciliação bancária.

Crie uma rotina para inserir dados e informações

Saber como fazer o fluxo de caixa também envolve estabelecer uma rotina de gestão desses dados. Como o dinheiro se movimenta de maneira recorrente, as informações devem ser atualizadas constantemente, para evitar erros.

Logo, é essencial ter disciplina para que o registro das informações seja feito de maneira completa e periódica. De preferência, a atualização deve acontecer diariamente.

Use um software de gestão

O software de gestão traz funcionalidades específicas para aprimorar o controle das finanças da loja. Ainda, essa ferramenta facilita a organização e integração das informações, além de tornar a gestão mais eficiente por meio da geração de relatórios.

Neste conteúdo, você entendeu como fazer fluxo de caixa na sua loja. Ao realizá-lo com a periodicidade necessária, é possível ter uma visão mais clara do setor financeiro. Com isso, fica mais fácil tomar decisões estratégicas para o negócio.

Gostou do post? Então aproveite para conhecer a importância de manter as finanças pessoais e empresariais separadas!