Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

INSS MEI: como funciona a aposentadoria para microempreendedores?

Quem é microempreendedor individual (MEI) deve se planejar para a aposentadoria. Afinal, esse processo é importante para ter mais tranquilidade, uma renda estável e segurança financeira no futuro. Mas você sabe como funciona o INSS para MEI?

Quem atua nesse regime de trabalho pode ter muitas dúvidas sobre o assunto. Assim, vale a pena esclarecer as principais questões sobre a aposentadoria para MEI para você conseguir se preparar com mais antecedência.

Neste post, você entenderá o funcionamento do INSS para microempreendedor individual e quais são as particularidades.

Acompanhe a leitura!

MEI pode se aposentar?

Ao se formalizar e optar por atuar como microempreendedor individual, o profissional passa a ter diversos direitos. Entre eles, estão os benefícios relacionados à Previdência Social, como o salário-maternidade, auxílio-doença e até auxílio-reclusão.

Ainda, quem é MEI tem direito à aposentadoria, desde que cumpra os requisitos legais. Todos os pagamentos citados são garantidos porque uma parte do tributo pago mensalmente corresponde à contribuição para o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Assim, o empreendedor pode ter acesso aos benefícios previdenciários semelhantes com aqueles garantidos aos trabalhadores autônomos e CLT que realizam essa contribuição.

Como o INSS funciona para MEI?

Agora que você já sabe que MEI pode se aposentar, chegou o momento de entender como o INSS funciona para o MEI. Primeiro, vale considerar que a contribuição previdenciária do microempreendedor individual é de 5% do salário mínimo.

Ao pagar a DAS em dia, o MEI tem direito à aposentadoria por idade no INSS. As regras são:

  • ter no mínimo 180 meses (15 anos) de contribuição ao INSS — no caso dos homens que começaram a contribuir para a Previdência após 13/11/2019, a carência será de 240 meses (20 anos);
  • completar 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

O valor da aposentadoria do MEI será de um salário mínimo, equivalente à contribuição de 5% do salário mínimo. Entretanto, você pode garantir um benefício maior no futuro ao pagar um montante complementar ao INSS.

Essa complementação é feita, primeiramente, aplicando 15% no valor do salário mínimo, integrando 20% de contribuição (que é a alíquota comum). Ainda, há o cálculo de 20% do montante acima do salário mínimo que você deseja contribuir, visando o aumento da aposentadoria.

Como planejar a aposentadoria sendo microempreendedor individual?

Após entender como o INSS funciona para MEI, vale a pena saber como planejar a sua aposentadoria — especialmente buscando aumentar os seus recursos para essa fase da vida. Quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados para a sua vida financeira.

Confira as dicas abaixo!

Faça um planejamento financeiro

Além de pagar a DAS e contribuir para o INSS, é fundamental ter um bom planejamento financeiro para encontrar formas de complementar a aposentadoria. Para isso, crie um orçamento pessoal e de negócios, economize regularmente e invista o seu dinheiro de forma adequada para aumentar os recursos financeiros com o tempo.

Diversifique os investimentos

Dependendo das suas metas, considere a diversificação dos investimentos. Então estude alternativas como investir em títulos, ações, fundos e outras oportunidades que possam ampliar o seu capital ao longo dos anos.

Faça um acompanhamento regular

O planejamento da aposentadoria deve ser avaliado com regularidade. Portanto, é fundamental revisar o plano, fazer ajustes conforme necessário e acompanhar o progresso em direção às suas metas.

Agora você já sabe como funciona o INSS para MEI e quais são as regras de aposentadoria para essa categoria. Para ter uma renda estável no futuro, lembre-se de fazer um bom planejamento financeiro para ter mais tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!