Daniel Atacado Blog

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Saber como calcular a margem de lucro de um produto ajuda a entender como está a saúde financeira do seu negócio. Veja como obtê-la!

Margem de lucro nos produtos: o que é e como calcular?

Se você é dono de um negócio, já deve estar familiarizado com a importância de identificar o ganho obtido com as vendas. Para tanto, vale a pena compreender como calcular a margem de lucro. Afinal, a métrica é essencial para obter um diagnóstico da empresa.

Neste artigo, você aprenderá sobre margem de lucro, como realizar o cálculo e qual é a sua importância para um empreendimento.

Continue a leitura e confira!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é a diferença entre o custo de produção do produto ou serviço em relação ao preço final da mercadoria. O resultado representa o valor bruto que aquela operação oferece de retorno para o negócio. Veja a fórmula simplificada:

 Lucro bruto = receitas totais – custos

A métrica é um dos indicadores da saúde financeira de um empreendimento. Ela ajuda na definição dos preços que serão cobrados e é essencial para traçar estratégias para aumentar a lucratividade do negócio.

Como calcular a margem de lucro de um produto?

Em relação ao cálculo, vale saber que existem dois tipos de margem de lucro: a bruta e a líquida. Cada uma conta com uma equação diferente. A margem bruta é o número resultante do lucro bruto dividido pelo faturamento total:

Margem de lucro bruta = (lucro bruto / faturamento total) x 100

No caso da margem líquida, existe uma pequena modificação — aqui, é preciso considerar o lucro líquido. Veja só:

Margem de lucro líquida = (lucro líquido / faturamento total) x 100

Como você percebeu, nos dois casos, o resultado da operação é multiplicado por 100 para transformar o resultado em um percentual.

Qual é a importância de observar a margem de lucro em um negócio?

A margem de lucro indicará a eficiência da empresa em converter produtos ou serviços em lucro. Dessa forma, é possível descobrir se o negócio tem uma entrada saudável de capital e se isso está cobrindo os custos de toda a operação ou se há prejuízo.

Ao saber desses dados, o controle financeiro da empresa é facilitado. Afinal, será possível manter um planejamento adequado do orçamento. A informação ainda pode ajudar a fazer análises sobre o desempenho das vendas e a competitividade da empresa no mercado.

Se a organização conseguir cobrir as despesas — isso inclui matéria-prima, funcionários, impostos etc. —, e ainda sobrar uma porcentagem de lucro para o empreendedor, é sinal de que o negócio está aplicando estratégias adequadas de precificação, por exemplo.

Como saber se a margem de lucro está boa?

Após aprender como calcular a margem de lucro, é hora de entender como analisá-la. Primeiro, você deve saber que essa métrica dependerá do tipo de negócio. Por exemplo, uma empresa que produz itens de luxo não terá o mesmo faturamento que uma companhia com produtos populares.

Em geral, quando um negócio atua ofertando serviços, é esperado que a margem de lucro esteja entre 20% e 30%. Já no caso de indústrias, ficaria entre 8% e 12%. O número aumenta no setor de comércio, que costuma ficar entre 15% e 20% — como é o caso do segmento de calçados, por exemplo.

Com isso em mente, saiba que a margem de lucro deve ser suficiente para cobrir todas as despesas e sobrar uma quantia necessária para pagar funcionários e para o capital de giro do seu negócio. Também é importante ter fundos para uma possível modernização e ampliação das operações.

Neste artigo, você conferiu o que é e como calcular a margem de lucro, qual é sua importância e como saber se a quantia arrecadada é suficiente para ser considerada uma boa lucratividade. Portanto, use as informações para analisar as métricas do seu negócio e guiar a tomada de decisão.

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