reduzir custos
Dicas ao Lojista

É possível reduzir custos sem comprometer a qualidade?

Reduzir custos é a palavra-chave para momentos de instabilidade econômica e escassez de recursos. No entanto, para muitos comerciantes nem sempre é claro como fazer isso sem comprometer a qualidade dos produtos e do atendimento. 

O fato é que, a partir de um conjunto de práticas e estratégias bem elaboradas, isso é possível, sim.

Se você se interessa pela temática e quer ter ideias criativas para reduzir custos na empresa, continue a leitura deste texto e compreenda mais sobre o assunto!

Antes de agir, ouça

Você acredita que vale a pena realizar alguma mudança ou nova estratégia sem ouvir seus funcionários e clientes? Nada disso! O famoso “tiro no escuro” pode fragilizar o caixa, a reputação da sua marca e até mesmo as chances de recuperação financeira da empresa.

Por isso, a opinião das pessoas que estão envolvidas com o seu negócio, seja de forma direta ou indireta, é importante.

Todo e qualquer planejamento de redução de custos deve ser feito de acordo com diversos panoramas e pontos de vista. Entenda a experiência do seu cliente e veja se ele está satisfeito em comprar no seu estabelecimento.

Imagem de um homem e uma mulher em uma reunião.
Reúna a sua equipe para obter opiniões e enxergar novas oportunidades.

O mesmo vale para os seus funcionários. Verifique se o ambiente está agradável, além da visão da equipe sobre o problema que você pretende solucionar.

Algumas dessas pessoas podem colaborar com insights precisos para te ajudar. Sem falar que, com visões e feedbacks concretos, a execução do plano de ação será bem mais assertiva e objetiva.

Automatize processos

Procure automatizar operações cotidianas. Uma boa alternativa para esse caso é o emprego de um software de gestão para a sua empresa.

Essa possibilidade pode te ajudar a ter uma visão macro da situação, já que o sistema é capaz de gerenciar todos os processos administrativos. Assim, você pode reorientar os funcionários responsáveis para outras funções, reduzindo a força de trabalho e agilizando as ações rotineiras.

Por exemplo, se a sua empresa conta com alta demanda de colaboradores para a projeção de estimativas financeiras, contas a pagar e receber e controle de estoque, reduza e determine uma equipe menor, que ficará responsável pela gestão do software.

kit-de-planilhas-para-loja-de-calcados

O restante pode ser alocado para outras funções dentro da própria empresa, fortalecendo setores, por vezes, esquecidos.

O importante é que, ao aderir à tecnologia, ainda haja espaço para os funcionários e que possíveis demissões sejam evitadas o máximo possível. Busque um equilíbrio entre os dois lados da moeda.

Pesquise a concorrência

Ver o que a concorrência está fazendo não é nenhum problema — muito menos uma prática antiética, desde que não haja uma cópia explícita das ações.

A experiência faz parte de uma análise de mercado, sendo assim, cabe ao lojista verificar os pontos positivos e negativos desses concorrentes, e entender o que lhe pode ser útil ou não.

Com os dados em mãos, há inúmeros panoramas que podem ser seguidos. O melhor deles é identificar os pontos falhos analisados nas empresas concorrentes e otimizá-los em sua loja. Isso porque enxergar as dores do concorrente pode te fazer ter consciência das suas.

Imagem de um alvo de flecha.
Avaliar a concorrência pode fazer com que você acerte com as ações do seu próprio negócio.

A redução dos custos, a curto prazo, pode não ser notada. No entanto, trata-se de um investimento longevo, em busca de atrair e fidelizar consumidores que, posteriormente, farão as vendas aumentarem e o caixa se fortalecer.

Invista em ações de sustentabilidade

Há alguns anos, a preocupação com o meio ambiente a partir da compreensão de que as matérias-primas naturais são finitas, ainda que elas sejam essenciais para a manutenção da vida, têm ficado cada vez mais em evidência, e se tornado pauta entre consumidores e comerciantes.

Por mais que o objetivo principal seja proteger o ecossistema e, assim, possibilitar o equilíbrio entre todos os seres, quando o assunto é redução de custos nas empresas, a sustentabilidade se torna também uma excelente oportunidade de negócio. Sendo assim, investir nela também é um caminho. 

Abaixo, listamos alguns exemplos de ações sustentáveis que você pode aderir facilmente. Ainda que a longo prazo, elas vão diminuir os gastos operacionais da sua loja de calçados. Confira:

Use energia limpa

Possivelmente, a conta de energia da sua loja figura entre as maiores despesas, estando entre a folha de pagamento e os gastos com novos produtos.

Uma excelente estratégia para impactar a natureza de forma positiva e reduzir as cifras desse boleto, é por meio da energia limpa, ou seja, energia fotovoltaica.

Gerada exclusivamente a partir da luz solar, ela exige um investimento inicial que pode parecer demasiado, mas que, em poucos anos, é quitado e apresenta um retorno satisfatório. Ainda mais considerando a durabilidade dos equipamentos, que podem ter vida útil de 25 anos ou mais, sem a necessidade de manutenção constante.

Foto de um homem relando em placas fotovoltaicas.
A energia solar é uma forma eficiente de ajudar o meio ambiente e economizar.

Promova a economia circular

Esse formato de negócio visa propagar iniciativas de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia — economizar energia elétrica compõe algumas das práticas recomendadas por ele, por exemplo.

Você pode transformar a sua loja em um ponto de coleta de materiais recicláveis, como papéis, garrafas pet, latinhas de alumínio, lixo eletrônico, lâmpadas, pilhas e baterias, que podem ser destinados a empresas especializadas a tratar desses itens.

Outra ideia é reutilizar água para a higienização da loja, que pode ser captada da chuva por meio de um sistema apropriado, assim como do sistema de ar condicionado.

Substitua o plástico

Além de ser extremamente prejudicial ao meio ambiente, o plástico é um material caro. Seja presente em um copo de água até a embalagem dos calçados, vale a pena evitá-lo.

Você pode adquirir canecas ou garrafinhas de água para os colaboradores, enquanto que os clientes podem utilizar um bebedouro comum.

Imagem de uma embalagem sustentável.
Investir em materiais sustentáveis é um caminho fácil para reduzir custos.

Já no caso das embalagens, busque por opções que sejam compostáveis, biodegradáveis, reutilizáveis e até mesmo retornáveis. Oferecendo brindes ou descontos, vale também incentivar o cliente a levar a própria sacola.

Faça um controle de estoque

Produtos parados no estoque significam dinheiro parado e custos desnecessários. Com um competente controle de estoque, a rotatividade entre prateleira e calçados estocados fluirá rapidamente, o que torna o fluxo financeiro bem mais agradável.

O software de gestão, como já citamos, é uma opção que serve para facilitar esse processo.

No entanto, como dar saída aos produtos sem muita procura? A resposta é simples e fácil de ser colocada em prática: oferecendo promoções ao cliente!

Você deve unir o útil ao agradável. O que vale mais a pena: continuar com os calçados parados no estoque ou abaixar um pouco o preço e juntá-los a kits com produtos que saem bastante?

A margem de lucro, no instante da venda, pode parecer prejudicial, porém, imagine que os produtos, antes parados, agora estão girando. Haverá redução de custos e saúde financeira consolidada.

Imagem de um estoque de calçados com várias caixas.
Revisite com frequência o seu estoque de calçados.

Pesquise preços de fornecimento

Há muitos anos você compra do mesmo fornecedor? Talvez seja o momento de pesquisar novas empresas e analisar se é vantajoso financeiramente continuar como está. A redução de custos também demanda novos laços e relações com fornecedores.

Mesmo que a empresa de abastecimento de produtos seja confiável, é fundamental observar se financeiramente é viável. A negociação com a mesma fornecedora, no intuito de redução de valores, não está descartada.

Pesquise pelo melhor custo-benefício, assim, seus clientes saem satisfeitos e o caixa da sua empresa, se não passa por um upgrade, pelo menos não se prejudica ainda mais.

Comece a colocar em prática todas essas ideias inovadoras para reduzir custos o quanto antes e veja a situação da sua empresa se alternar, saindo do negativo para o positivo, sem a necessidade de ações mais drásticas, como demissões.

No e-commerce da Daniel Atacado você encontra um leque de calçados pertencentes às marcas do grupo Grendene. Os produtos possuem preços acessíveis, atendem os diversos públicos, do infantil ao adulto, e podem te ajudar nesse processo. Para saber mais, clique no banner abaixo!

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