Pessoa embalando produtos.
Dicas ao Lojista

10 dicas para inovar nas embalagens para calçados da loja!

Tão importante quanto a qualidade de um produto é a experiência de compra que a loja proporciona aos seus clientes. Em um mercado competitivo, cada detalhe pode fazer a diferença na hora da decisão, como as embalagens para calçados que são oferecidas.

A compra de um produto é formada por diversos momentos, e um dos elementos que a compõem é o embrulho, conhecido no mundo digital como experiência de unboxing.

Com inúmeras possibilidades para inovar e surpreender, é mais uma oportunidade para colocar a criatividade em prática, fugindo do convencional e encantando o cliente. 

Continue a leitura para conferir 10 dicas que reunimos para ajudar a sua loja a inovar nas embalagens para sapatos, rasteiras e demais calçados!

1. Aposte em materiais sustentáveis

A maioria das pessoas só precisa das embalagens para o trajeto entre a loja e suas casas, e não necessita de itens com grande resistência ou durabilidade, como é o caso das sacolas plásticas.

Pessoa segurando embalagem para presente em papel reciclável.
Embalagens produzidas com materiais reciclados causam menos danos ao meio ambiente.

Materiais sustentáveis, em sua maioria, consomem menos recursos do planeta para serem produzidos, além de oferecerem menos riscos ao meio ambiente quando descartados. Utilizar recipientes de papel, sacolas biodegradáveis ou de tecido são maneiras de aplicar o conceito de sustentabilidade nas embalagens para calçados.

Outra ideia interessante para criar uma loja mais ecológica é incentivar que os consumidores levem suas sacolas, oferecendo um brinde simples ou um desconto no valor final da compra quando isso acontecer.

Para lojistas que investem em lojas virtuais ou em vendas na internet pelo marketplace, esta é uma boa dica de unboxing. Muitas marcas enviam os pacotes com materiais reutilizados ou plástico biodegradável, e deixam evidente esta escolha com uma mensagem do tipo “essa embalagem é reutilizada!”.

Dessa forma, você gera um impacto ambiental, posiciona-se como um comércio com consciência sustentável e ainda motiva seus clientes a compartilharem da ideia.

2. Insira brindes para agregar valor

O conteúdo da embalagem para calçados entregue ao cliente pode ir além do produto que foi adquirido. A loja pode aproveitar para inserir brindes e criar uma experiência diferenciada.

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Os itens oferecidos podem variar de acordo com o produto. Objetos simples, como adesivos da marca do calçado, já agregam valor ao cliente. Para lojas infantis, um doce ou um brinquedo podem ser o suficiente para que o consumidor se lembre de você e do seu atendimento no futuro.

Não há limitações para o que a loja pode oferecer. Para calçados mais caros ou de materiais nobres, é possível adicionar à embalagem um produto para limpeza ou uma bag para transporte.

3. Invista em embalagens que podem ser reaproveitadas

Uma embalagem que pode ser reaproveitada gera outro significado para os clientes. As próprias sacolas de tecido, também chamadas de ecobags, podem ser usadas para outras compras do dia a dia.

Sacola de pano reutilizável (ecobag).
Sacolas reutilizáveis agregam valor para as embalagens de calçados e incrementam a experiência dos clientes.

Neste caso, novamente pode-se aplicar a estratégia de incentivar que o cliente volte a loja com essa embalagem no futuro, por meio de descontos ou de um clube de fidelização, na qual cada compra feita com o uso da ecobag garante um carimbo. Após 10 carimbos, por exemplo, ele ganha um produto até determinado valor.

Para quem vende na internet, a dica é inserir uma nota com o produto fomentando a ideia do cliente não jogar a caixa do calçado no lixo, mas, sim, pensar em uma nova utilização para ela.

Convide-o para compartilhar sua caixa reaproveitada nas redes sociais e, para dar força à ação, deixe um recadinho dizendo que quem postar uma foto e marcar o perfil da sua loja ganha um cupom de 10% de desconto, por exemplo.

Quando o consumidor publicar a imagem, vá até o perfil dele e envie o código com uma mensagem do tipo “EURECICLO” ou “+SUSTENTAVEIS”.

4. Utilize mensagens criativas e personalizadas

Um detalhe que também agrega valor para os clientes é a atenção que a loja presta no atendimento. Os pacotes são um espaço para demonstrar esse diferencial, por meio de mensagens que tornam as embalagens personalizadas.

Escrever no embrulho o nome do cliente é o primeiro passo. Adicionar um recado de agradecimento pela compra eleva o nível do texto. Redigir tudo à mão dá um toque especial para o bilhete.

Mulher abrindo suas embalagens para calçados e sorrindo olhando os produtos.
Inserir um recado junto à embalagem torna o momento de abri-la muito mais especial.

Redes sociais como o Pinterest reúnem muitas ideias para mensagens personalizadas. Além disso, na internet você encontra vídeos que ensinam a fazer fontes bonitas, o que incrementa mais ainda o escrito.

5. Aproveite o espaço para divulgar a loja

As embalagens também podem ser espaços para inserir a sua marca. Mas, para além das informações de contato básicas, é possível aproveitar para divulgar os valores da empresa, criando uma conexão com os clientes.

Essa dica pode ser aplicada em conjunto com as anteriores. Por exemplo, inserindo uma explicação de como a sua loja encara o desafio da sustentabilidade, por meio de uma mensagem impressa na sacola de pano que acompanha o calçado.

Outro exemplo de aplicação pode ser um cartão de agradecimento feito de papel semente. Trata-se de um tipo de papel reciclado de camada dupla, que recebe sementes de plantas em seu interior e pode ser plantado pelos clientes.

6. Use as datas comemorativas a seu favor

Alguns feriados, como Natal e Dia das Crianças, são conhecidos por um aumento de vendas considerável quando comparados a outras épocas do ano.

Nessas datas comemorativas, adaptar suas embalagens com mensagens que tenham relação com o momento é uma forma de tornar a troca de presentes ainda mais especial.

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Além de mensagens, é possível renovar as cores, como vermelho para embrulhos de Natal e uma estampa de balões para o aniversário da loja. Com uma ação simples, você passa uma ideia de comemoração conjunta entre cliente e comércio.

7. Use materiais coloridos e que agradem o público-alvo

Pensar estrategicamente no seu público-alvo ajuda a montar a vitrine, escolher os produtos da loja e a fidelizar clientes quando você estende as ideias para toda a experiência de compra.

O público adolescente, por exemplo, tem valorizado cores pastel e designs mais minimalistas. Já crianças gostam de personagens e cores vibrantes.

A ideia de pensar no consumidor ao criar as embalagens continua para as mensagens. Adapte de acordo com a faixa etária e com o gênero que sua marca foca para aumentar a conexão entre a loja e o cliente.

8. Invista em um perfume para a embalagem de calçado

Grandes marcas de calçados, como Melissa e Capodarte, investem em mais de uma sensação para criar uma experiência memorável para o cliente, como o aroma.

Essa estratégia é tão forte que, com o tempo, estas empresas se tornaram conhecidas apenas pelo cheiro que emana de seus produtos.

Mulher abrindo uma embalagem de calçados com tênis dentro.
Com apenas algumas gotas de essência aromática, desembrulhar o calçado se torna um momento mais marcante.

Para lojas de calçados menores, não é preciso investir em uma fragrância única. Você pode começar comprando óleos essenciais de um aroma agradável e que gostaria que fosse associado ao comércio, pingar algumas gotas na embalagem e deixar o cliente ser surpreendido ao abri-la.

Assim, explora outras sensações e fortalece o reconhecimento da sua loja no cenário local.

9. Incentive o compartilhamento nas redes sociais

Tanto na embalagem quanto na mensagem personalizada, insira um pedido para que o consumidor mostre seu calçado nas redes sociais.

Válido para lojas virtuais e físicas, é uma forma de fazer o negócio ser conhecido por possíveis novos clientes que ainda não o visitaram, mas seguem seu consumidor e podem se interessar pelos produtos que você oferece.

10. Ofereça cupons de descontos para compras futuras

Essa é uma estratégia muito utilizada por lojas virtuais e que, novamente, pode ser praticada por lojas de calçados físicas.

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Ao inserir um cupom de desconto na embalagem, você está fomentando a recompra e agradando seu cliente, o que acaba sendo, também, uma forma de fidelizá-lo.

Exemplos de marcas com embalagens criativas

Para você, que está buscando inspirações de embalagens de calçados para sua loja, separamos alguns embrulhos que encantam clientes. Confira!

Insecta Shoes

A Insecta é uma marca de calçados reciclados e veganos – ou seja, sem derivados de animais nos tecidos e demais materiais da composição do produto. Suas embalagens são sustentáveis e se transformam em outros objetos que podem ser utilizados como decoração.

Além disso, o calçado acompanha adesivos e uma ecobag para o cliente carregá-lo com mais facilidade pelos lugares.

Embalagem para calçados da Insect Shoes completamente reciclável e reutilizável.
Embalagem da Insecta Shoes, que se transforma em porta-livros e cachepô para plantas. Foto: Divulgação | Insecta Shoes

Linha Pure, feita pela Ruco

A linha Pure foi uma coleção de calçados criada pela marca Ruco em parceria com o designer francês Jean Nouvel. As botas vinham em sacolas de silicone que poderiam ser utilizadas para outros fins e que, sozinhas, já eram uma peça para o guarda-roupa.

Embalagem para calçados em formato de bag da Ruco feita de plástico transparente e com detalhes em rosa.
Linha de calçados Pure, criada pela Ruco, e sua embalagem inovadora. Foto: Divulgação | Ruco

Heineken Sensation

A embalagem comemorativa da Heineken é outro exemplo de ideia relativamente simples e muito agradável. Com um design minimalista, a caixa se transforma em uma sacola com alças acopladas. Não é uma caixa de calçados, mas pode inspirar ideias para sua loja!

Embalagem de cerveja especial da Heineken, branca e com alças de cetim acopladas para carregar com facilidade.
Caixa da Heineken Sensation, uma embalagem minimalista e que serve de inspiração. Foto: Reprodução | Behance

Na internet, é possível encontrar inúmeras ideias sobre como criar um embrulho criativo e agradável para seus clientes. Na hora de produzir a sua, é importante buscar referências para que crie um material que se destaque no mercado.

As embalagens para calçados são ótimas oportunidades para conquistar clientes e divulgar o trabalho de sua loja de calçados. Por meio de atitudes simples, como as que destacamos aqui, é possível criar experiências de compra inovadoras e cativantes.

O blog da Daniel Atacado se propõe a ajudar lojistas de calçados. Quer acompanhar mais dicas como essas? Preencha o formulário abaixo e assine a newsletter para receber os conteúdos do blog diretamente por e-mail!

 

 

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