Daniel Atacado Blog

5 Dicas para vender no Instagram e faturar mais

O Instagram foi criado em 2010 e logo caiu no gosto do usuário brasileiro — mesmo após a venda para o Facebook, anos depois. De acordo com a Forbes, essa era a terceira rede social mais acessada no país em 2023 e aquela na qual os usuários do Brasil passam mais tempo.

Os dados sobre uso da plataforma apontam uma oportunidade para os lojistas que desejam aproveitar para vender no Instagram. Com as estratégias certas, você pode alcançar o seu público nesse ambiente digital, ajudando seus clientes a acelerar a decisão sobre suas compras.

Na sequência, confira 5 dicas para vender no Instagram e entenda como aumentar os ganhos da sua loja!

1. Capriche na bio

Preencher corretamente o seu perfil é essencial para ter resultados melhores no Instagram. Por esse motivo, é fundamental incluir na bio informações completas sobre a sua loja, indicando os produtos vendidos e até a hashtag própria da marca, se houver.

Também é preciso incluir corretamente o endereço da loja física e o site da loja virtual, caso aplicável. Lembre-se de que, muitas vezes, esse é o primeiro contato que as pessoas têm com o seu negócio — fazendo com que seja essencial ser claro desde o começo.

2. Aposte em fotos e vídeos de qualidade

Por ser uma rede social muito visual, o Instagram pede atenção especial para os conteúdos que serão publicados. Isso significa que você deve caprichar nas fotos e nos vídeos para que eles chamem a atenção de modo positivo.

É interessante tirar fotos profissionais dos produtos e fazer vídeos em boa qualidade. Você pode apostar em imagens dos detalhes dos itens ou mesmo deles sendo usados por um modelo. Assim, é possível gerar um desejo de marca junto ao público.

3. Aproveite os recursos do Instagram Shopping

Como a ideia é vender bem no Instagram, vale a pena utilizar o Instagram Shopping a seu favor. Por meio dele, você pode criar uma vitrine virtual, com todos os produtos, fotos, descrições e preços. Além disso, é possível adicionar um link de contato ou mesmo para fazer o pedido no site.

Esse recurso deixará seu perfil mais profissional e ajudará a evitar que as pessoas tenham que perguntar o preço de cada item individualmente. Com a medida, será possível gerar mais vendas.

4. Traga conteúdos relevantes para seu público

Apesar de a intenção ser gerar mais conversões, suas publicações não devem ser criadas apenas para vender. Aqui, é importante considerar o que o seu público busca e pelo que ele se interessa, tornando o feed mais atrativo.

Em vez de focar apenas nas publicações tradicionais apresentando os produtos, considere soltar a criatividade ao fazer vídeos mostrando os detalhes de cada item (por exemplo, um unboxing).

Outra estratégia é mostrar a rotina e os bastidores da loja no Instagram Stories e postar dicas para criação de looks com os calçados vencidos, por exemplo. Assim, é possível se diferenciar e atrair mais clientes.

5. Interaja com seguidores

Uma das maiores vantagens do uso de redes sociais pelas empresas é a possibilidade de aproximar o relacionamento com o público. Logo, uma das dicas para vender no Instagram envolve interagir com os seguidores de modo consistente.

Para isso, é preciso responder os comentários e as mensagens privadas e pensar em promoções e ações que contem com a participação dos seguidores. Por fim, vale a pena coletar feedbacks e sugestões, aumentando a integração com o público.

Com essas 5 dicas, você aprendeu como é possível vender mais no Instagram, mesmo começando do zero. Dessa forma, a sua loja pode explorar o potencial dessa rede social para atrair, converter e até fidelizar mais clientes.

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