Os calçados infantis são os artigos mais procurados para presentes no mercado varejista, segundo a Abicalçados. Por isso, somente as empresas que investem em estratégias diferenciadas competem com êxito em um mercado tão acirrado como o de calçados.
Segundo as pesquisas do IBGE, mesmo com a queda das taxas das compras de artigos, os itens de vestuário e calçados seguiram aumentando (0,9%). Dados também mostram que produtos inovadores ou que possuem maior valor agregado têm mais chances de se destacar no mercado.
Confira as dicas de como vender mais calçados infantis!
1. Explore benefícios que gerem valor
Conheça as características do calçado, mas foque no que ele pode trazer ao dia a dia dos pais e da criança, como conforto, segurança, praticidade e proteção. Comente todas as utilidades do calçado e como ele irá sanar as necessidades da criança.
2. Conheça o universo infantil
O treinamento da equipe de vendas deve contemplar as tendências e os comportamentos infantis. Acompanhar filmes, desenhos e personagens que estão em alta será um diferencial na abordagem do vendedor. Algumas fábricas e sites oficiais de marcas disponibilizam materiais que podem ser utilizados para conhecer melhor este universo. Participar de eventos, palestras e feiras de calçados é fundamental para dominar as tendências.
O Brasil segue sendo o terceiro maior produtor de calçados do mundo. Os produtos são confeccionados do norte ao sul do país, com diferentes materiais e características. Entre os polos calçadistas, Birigui (SP) é o maior do país, com mais de 300 fábricas na cidade do interior paulista.
3. Não seja superficial no atendimento
Em vendas de calçados infantis, você irá atender ao pequeno e a seus responsáveis, que terão a decisão final sobre a compra. Deixe-os à vontade com o produto, dando a possibilidade de experimentar o calçado e oferecendo produtos similares.
4. Divulgue o produto aos responsáveis
Os pais estão sempre conectados, por isso, sua marca deve estar presente nas redes sociais. Anuncie as coleções e os modelos dos calçados, mas tome cuidado para não criar uma divulgação direcionada ao público infantil, infringindo as leis de proteção à criança.
5. Programe-se para as sazonalidades
O Dia das Crianças, por exemplo, é uma das principais datas comemorativas para o varejo. São nesses momentos que as compras entram na conta do orçamento familiar, por isso, possuir uma variedade de calçados infantis com um bom preço pode ser o diferencial.
6. Tenha um espaço voltado ao público infantil
Além da organização e dos calçados dispostos com criatividade, crie um local interativo onde as crianças poderão realizar atividades lúdicas. Exercícios desafiadores, educativos e que incentivam a imaginação e o bom relacionamento são ótimas apostas para marcas comprometidas com a infância. Se atente para que o espaço seja sempre supervisionado por um responsável.
7. Faça o pós-venda
Com os dados dos clientes em mãos, fica fácil aplicar pesquisas de satisfação ou segmentar promoções que sejam do interesse do consumidor. Com isso, aumentam as chances de fidelizar o cliente após uma compra.
8. Entenda a legislação infantil
Conheça a legislação que contempla a comunicação mercadológica voltada à criança. Os pequenos são vulneráveis e por isso, todos os materiais publicitários devem ser desenvolvidos com cuidado. Acompanhe entidades que atuam nesta conscientização, como a Akatu e a Criança e Consumo.
9. Invista em coleções de personagens
As linhas especiais de calçados que trazem protagonistas e super heróis de quadrinhos, desenhos e filmes são uma ótima aposta para os pequenos. Os produtos temáticos podem ser encontrados em grande variedade, dê preferência para os personagens clássicos que estarão em alta por muito tempo.
Com as nove dicas empregadas, você e sua equipe vão adquirir novas experiências de vendas e ainda aumentar a saída dos calçados infantis.
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