Vender fiado é uma prática comum em pequenos negócios, como mercearias, padarias, oficinas e empreendimentos de bairro — como lojas de calçados. Elas são as negociações em que o cliente leva o produto, mas deixa para pagar depois.
Por vezes, a venda fiada pode ser interpretada como uma forma de fidelizar clientes. Porém, essa é uma atividade que exige cuidado do vendedor, uma vez que pode gerar prejuízos e desestabilizar o controle financeiro do negócio.
Quer entender quais são os riscos envolvidos na venda fiada? Prossiga a leitura deste conteúdo e descubra por que evitar essa prática!
Quais são os principais riscos da prática?
A venda fiada é baseada na relação de confiança estabelecida entre vendedor e cliente. Dessa forma, não existem garantias de que o pagamento será feito, ou de quando o dinheiro poderá ser contabilizado nas entradas da empresa.
Portanto, a prática da venda a fiado pode trazer problemas aos empreendedor, atingindo objetivos contrários ao da captação de clientes.
A seguir, entenda os principais riscos de negociar dessa forma!
Necessidade de cobrar os clientes
Ao vender fiado, há mais riscos de atrasos, levando a necessidade de cobrar os clientes em atraso. A tarefa costuma ser desconfortável para muitas pessoas. Ainda, há riscos de precisar fazer a cobrança mais de uma vez, na tentativa de receber os valores em aberto.
Insegurança financeira
A incerteza de pagamento pode atrapalhar a organização e planejamentos financeiros, além de comprometer seu orçamento. Por isso, as vendas fiadas trazem insegurança para as finanças e tendem a impedir o progresso da sua empresa.
Instabilidade no fluxo de caixa
O capital oriundo de uma venda a fiado só estará acessível ao empreendedor no futuro. Logo, sem poder contar com o valor, despesas como contas de água, luz, aluguel e a reposição de estoque podem ficar prejudicadas com o fluxo de caixa instável.
Falta de controle
Mais um ponto é que as vendas a fiado podem sair do controle. Isso acontece porque é necessário ter uma organização adequada que mantenha as informações sobre os compradores e os valores das negociações. Estar atento a esses detalhes pode ser cansativo para o empreendedor, que também administra outras funções da empresa.
Risco de calote
Além de todos os desconfortos e inseguranças atribuídos à venda fiada, existe o risco de não receber o dinheiro. Desse modo, o vendedor fica sem o crédito e sem a mercadoria. Por isso, vender fiado pode causar prejuízos no orçamento e na organização do estoque.
O que fazer para não precisar vender fiado?
Agora que você já sabe quais são os riscos de fazer vendas a fiado, é hora de entender quais são as alternativas para parar com a prática sem perder clientes. Para isso, é interessante implementar ações, como:
- ampliar as opções de pagamento, como cartão de crédito, débito, transferências e Pix;
- oferecer descontos;
- estabelecer políticas de crédito mais rigorosas;
- conscientizar os clientes sobre os termos de pagamento.
Com este artigo, você pôde entender os principais riscos da prática de vender fiado. Para evitar os prejuízos ocasionados pela modalidade de venda, procure seguir as dicas que ajudam a ampliar as possibilidades de pagamento e fidelização de clientes.
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