Daniel Atacado Blog

Planejamento de compras: qual a relação com a gestão de estoque?

O planejamento de compras representa um processo estratégico na rotina de uma empresa, especialmente no varejo. Ele envolve diversas etapas, desde a definição do orçamento para os investimentos até as práticas de previsão de demanda.

Nesse sentido, ele tem uma relação direta com a boa gestão de estoque. Afinal, aspectos como uma conexão com os parceiros certos para cada negociação e uma boa organização nas compras podem proporcionar um melhor custo-benefício para a empresa.

Quer saber mais sobre planejamento de compras e gestão de estoque? Veja quais as melhores práticas para colocá-lo em ação e como elas contribuem com o manejo do estoque do seu varejo!

Analise a demanda

O planejamento de compras e a gestão de estoque devem trabalhar em sintonia para analisar as demandas e a necessidade de reposição de itens. Esse processo envolve prever a necessidade de produtos com base em dados históricos de vendas, sazonalidade e tendências de mercado.

Ao ter uma análise precisa sobre as demandas, é possível definir quando determinado produto precisará ser comprado. A ação pode otimizar o uso do capital da empresa, proporcionando uma operação eficiente e um melhor controle de orçamento.

Negocie com fornecedores

Uma boa negociação e relação com fornecedores pode proporcionar benefícios, como melhores condições de pagamento e mais controle sobre os prazos de entrega. Essa medida do planejamento de compras tende a fazer com que a gestão de estoque fique mais precisa.

Isso acontece porque, ao focar em construir parcerias sólidas e buscar condições que beneficiem ambas as partes, a empresa pode alcançar uma operação mais eficiente. Ou seja, ela tem mais chances de melhorar sua capacidade de atender à demanda do mercado e otimizar o uso dos recursos.

Mantenha um estoque equilibrado

O estoque é parte central na operação de uma empresa de varejo, certo? Desse modo, tê-lo equilibrado minimiza riscos como o da obsolescência. Com isso, a empresa evita a compras em excesso e, consequentemente, um uso prejudicial do capital de giro.

A tecnologia pode ajudar nessa missão, já que existem ferramentas que auxiliam no monitoramento contínuo dos produtos. Por exemplo, com um software, você consegue minimizar erros no controle de produtos, acessar informações rapidamente, gerar relatórios etc.

Aproveite oportunidades

Ao ter um planejamento de compras, aliado com uma gestão de estoque eficaz, é possível buscar oportunidades que sejam atrativas para o seu negócio. Para entender melhor, imagine que o seu fornecedor está em um período de grandes promoções.

Se você tiver um bom planejamento de compras, é possível analisar se a oportunidade vale a pena para o seu negócio. Essa decisão será tomada com base em fatores racionais, como a realidade financeira da empresa, situação do estoque e demanda futura para aquele produto.

Ao longo deste conteúdo, você entendeu o que é planejamento de compras e a sua relação com a gestão de estoque da empresa. Portanto, pode ser interessante investir mais atenção para os dois elementos, pensando em otimizar o controle financeiro no varejo!

Você está com produtos parados no estoque da sua empresa? Veja as principais boas práticas para conseguir vender esses itens!