Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Entenda a importância do capital de giro para lojas!

A loja de calçados precisa cumprir muitas obrigações financeiras para manter as suas atividades. Nesse sentido, o capital de giro ajuda a garantir o bom funcionamento do negócio e até mesmo o seu crescimento.

O gerenciamento eficiente do dinheiro é determinante para a longevidade e a expansão do comércio. Por essa razão, vale a pena ter atenção para esse aspecto.

Neste artigo, você entenderá mais sobre as funções do capital de giro e a sua importância para a loja de calçados. Boa leitura!

Para que serve o capital de giro?

O capital de giro é o dinheiro que mantém as despesas operacionais de uma empresa. Logo, ele tem funções essenciais para a saúde e a continuidade do negócio. Por exemplo, o montante ajuda a garantir a manutenção das atividades enquanto recebimentos a prazo não acontecem.

Desse modo, ele atende a obrigações, como:

  • pagamento de funcionários;
  • contas fixas (internet, telefone, luz, água etc.);
  • reposição de estoque;
  • despesas extras ou inesperadas.

Qual é a sua importância para uma loja de calçados?

Como você viu, o capital de giro tem muitas funções na loja de calçados. Dessa forma, mantê-lo em um nível positivo auxilia a lidar com as variações de demanda — muito frequentes no segmento, que tende a ser bastante afetado pela sazonalidade.

Logo, um bom controle do capital de giro evita dificuldades para manter as despesas operacionais durante as baixas temporadas. Ele também previne o endividamento do negócio, que pode ter sérias consequências.

Ainda, como você viu, o capital de giro garante os gastos básicos e essenciais do negócio — decisivos para a sua continuidade. O dinheiro ajuda a empresa a gerenciar os riscos, ficando menos vulnerável às variações do mercado.

Como resultado, as finanças ganham mais estabilidade e a loja pode, inclusive, aproveitar as oportunidades de crescimento. Assim, o sucesso do empreendimento tem uma relação forte com a boa gestão do capital de giro.

Como otimizar a gestão financeira?

Agora que você já conhece as funções e a importância do capital de giro, é o momento de saber como otimizar a gestão financeira para mantê-lo positivo. O primeiro passo é conhecer detalhadamente o ciclo de vendas.

Para tanto, acompanhe os padrões de vendas ao longo do ano. A partir desse conhecimento, o planejamento financeiro se torna mais eficiente e correto. Também alinhe os prazos das contas a pagar e a receber da sua empresa.

Assim, a gestão deve determinar quais prazos podem ser oferecidos aos clientes sem comprometer o fluxo financeiro, e negociar com fornecedores buscando as melhores condições. Por fim, realize um bom controle de estoque, mantendo o equilíbrio.

Entendeu qual é a importância do capital de giro para a sustentabilidade e o crescimento da loja de calçados? Como foi possível aprender, o recurso oferece mais segurança para a empresa diante de flutuações, além de proporcionar condições para ela aproveitar as oportunidades de expansão.

Deseja acompanhar mais dicas e novidades de empreendedorismo para o setor de calçados? Então nos siga nas redes sociais. Você nos encontra no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *