Daniel Atacado Blog

Pós-Black Friday: 3 estratégias para manter as vendas em alta

Altas temporadas e eventos de descontos são oportunidades para alavancar os resultados do negócio. Mas é interessante ter estratégias para aproveitar o período posterior, mantendo as vendas em alta.

Nesse sentido, você precisa conhecer técnicas pós-Black Friday, que ajudam a conquistar os clientes que chegaram à sua loja no período de grandes descontos. Além disso, elas favorecem o alcance de outros consumidores e contribuem para o crescimento do empreendimento.

Quer saber como ter esses resultados? Confira 3 estratégias para manter as vendas em alta após a Black Friday!

1. Analise os resultados

O período pós-Black Friday é uma boa oportunidade para analisar os resultados. A empresa deve verificar o que funcionou bem, por exemplo, observando os produtos que tiveram as melhores performances.

Confira também o desempenho das campanhas de marketing para saber as técnicas que se mostraram mais efetivas. Com as respostas, você pode ajustar suas estratégias para potencializar os resultados futuros.

Ainda, observe o comportamento dos consumidores. Veja, por exemplo, se eles responderam melhor a promoções com descontos maiores, frete grátis ou brindes. O aprendizado serve de base para seu planejamento contínuo de novas campanhas.

2. Fidelize os clientes

O evento de descontos atrai muitos novos consumidores e a loja deve aproveitar o período após a Black Friday para transformá-los em clientes recorrentes. Para tanto, um atendimento eficiente no pós-venda é fundamental, mostrando que a relação não acaba na entrega do produto.

Um primeiro passo é se programar para realizar trocas e devoluções. Com a euforia da época de compras, é comum que os clientes cometam erros na escolha ou mesmo que alguns produtos tenham falhas na fabricação.

Oferecer um atendimento adequado nessa hora é uma forma de reverter uma eventual insatisfação e prolongar o relacionamento com o consumidor. Outra estratégia é manter o contato, a partir do envio de ofertas, da solicitação de feedbacks, entre outras ações.

Por exemplo, a loja pode oferecer um voucher de desconto válido para a próxima compra, com um prazo de validade. A tática estimula o retorno e favorece a fidelização de clientes.

3. Planeje as próximas promoções

Por fim, planeje as próximas promoções. Embora a Black Friday seja um evento de grande destaque, ela está longe de ser a única oportunidade de atrair clientes ao longo do ano. Com base no que foi aprendido durante o evento, você tem a chance de preparar novas campanhas.

Algumas possibilidades são explorar datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, que mantêm o interesse dos consumidores. No setor de calçados, também vale focar nas mudanças de estações, novas coleções e tendências de moda.

Como visto, as vendas podem ser maximizadas com base nos dados adquiridos durante a Black Friday. Utilize as informações para segmentar sua audiência e enviar ofertas personalizadas — sempre respeitando a privacidade e as preferências do cliente.

Com as 3 estratégias que você conheceu para manter os bons resultados de vendas no período pós-Black Friday, a sua loja está apta a conseguir um alto fluxo durante o ano todo. Dessa forma, o empreendimento tem mais chances de crescer e aumentar a sua lucratividade.

Quer saber como aproveitar as datas comemorativas mais relevantes para lucrar? Veja como elaborar promoções e aumentar as vendas de calçados no fim do ano!