As estações mais frias estão chegando, e é comum que nesses períodos lojas calçadistas mudem o foco de produtos e público, a fim de vender calçados femininos para o inverno e alguns meses do outono.
Se, no verão, chinelos, sapatilhas e sandálias são produtos-chave para o crescimento das vendas, não se engane: no outono-inverno eles também podem ser o carro-chefe!
Para isso, é fundamental não se esquecer dos calçados convenientes à época, como as botas, saltos e sapatos em couro. Continue a leitura para saber como é possível manter – ou até mesmo aumentar – as vendas de calçados femininos para o inverno.
1. Chinelo + meia?
Tendência europeia que, no fim de 2017, chegou ao Brasil: o chinelo com meia. A combinação pode parecer um tanto inusitada, mas faz muito sucesso entre o público jovem, que adere à moda no dia a dia, em baladas, festas e shows de música.
Para pegar carona nessa tendência, que tal apostar em kits com meias junto aos calçados? Isso pode atrair um novo público para sua loja e ainda criar autoridade no mercado.
Capacite o time de vendedores para que eles possam falar sobre a moda aos clientes e sugerir possíveis combinações para o chinelo com meia. Os de tira larga ainda trazem outra tendência de moda que pode ser aproveitada pela loja.
2. Não se esqueça do couro
Botas e sapatos em couro são sempre requisitados para o outono e inverno. Além da elegância do material, ele é capaz de concentrar a umidade do lado de fora, mantendo a temperatura interna.
Mais do que ter os calçados femininos em couro, você deve evidenciar ao público a presença do material no estabelecimento. Viabilize uma boa arrumação de vitrine e garanta que eles possam ser visualizados pelas pessoas que passarem na frente da sua loja.
3. Capacite a equipe de vendas
Ter vendedores motivados, engajados e cientes de suas responsabilidades é o desejo de qualquer estabelecimento comercial. Essencialmente no varejo calçadista, onde os produtos passam por desejo e necessidade, esses profissionais têm um papel fundamental para o fechamento das vendas, satisfação dos clientes e credibilidade da loja.
No inverno, priorize capacitá-los. Garanta que todos conheçam os preços, formatos de pagamento e o principal: estejam informados sobre os produtos, ponto-chave para o aumento nas vendas e fortalecimento da relação com o cliente.
Para motivar ainda mais a equipe de vendas, crie bônus e comissionamentos para cada venda fechada. Ao final do expediente, ofereça pequenos momentos de relaxamento, como comes e bebes ou um happy hour.
4. Se atente à decoração
O inverno é conhecido pelos tons “frios”. A estação é, portanto, repleta de cores sóbrias e neutras, como o preto, branco, cinza, bege e marrom. Saber disso é essencial para deixar a loja decorada de acordo com essa época do ano, o que vai causar mais identificação com o consumidor.
Uma das dicas para vender calçados no inverno é preparar a vitrine e deixá-la com a cara da época. Foque nos produtos-chave da estação, como botas, saltos de cano alto, tênis e sapatilhas. No interior da loja, decore os manequins com roupas apropriadas e com os calçados que são as maiores apostas.
Em dias mais frios, atente-se ao clima dentro do estabelecimento. Ter um lugar quentinho para os clientes pode ser uma boa ação de marketing.
5. Aposte nas rasteiras e sapatilhas
A moda vem mudando ao decorrer dos anos, detalhe que pode ser muito bem aproveitado pelo time de vendedores. Rasteiras, por exemplo, combinam com saias, vestidos longos e calças.
Aproveite para direcionar as vendas de acordo com essas tendências. Muitos consumidores ainda acreditam que esses calçados não são usuais para as estações frias. Assim sendo, vale a pena deixar os vendedores inteirados para dar aquele “empurrãozinho” aos clientes.
6. Acompanhe tendências
Um bom lojista é aquele que sabe o que está acontecendo no mercado. Por isso, é dever de todo(a) gestor(a) estar antenado(a) às novidades do mercado, como saber dos novos produtos lançados, cores do ano, tendências para a estação, materiais em alta, participação em feiras e atualizações do nicho.
As redes sociais podem ajudar bastante nesse aspecto, essencialmente para descobrir combinações de vestimentas e o que o público está buscando no momento. O Pinterest, por exemplo, é uma plataforma que oferece esse tipo de pesquisa.
Tratando-se de calçados para o inverno, o Instagram segue a mesma linha. Siga perfis de moda e decoração, a fim de se inspirar e buscar referências para estratégias da loja.
7. Flexibilize o pagamento
O inverno pode ser um grande potencializador de vendas em lojas de calçados. É o momento em que as pessoas partem para “reciclar” o guarda-roupa e para presentear amigos e familiares.
Considere flexibilizar o pagamento ou estender o parcelamento de produtos. Isso vai fazer com que sua loja se destaque e possa angariar cada vez mais potenciais compradores. Importante: não deixe que isso impacte negativamente no caixa.
Bote na ponta do lápis o que é possível fazer e lembre-se: ganhar um cliente agora é o primeiro passo para fazê-lo comprar da loja ao longo do ano.
8. Firme parcerias com lojas
Ao contrário do segmento calçadista, lojas de roupas têm mais facilidade em manter o público entre as estações outono-inverno, o que pode ser uma ótima alternativa para parcerias.
Pesquise e contate empresas do segmento para possíveis ações e estratégias com produtos de sua loja. Um bom exemplo é oferecer cupons de desconto, e vice-versa.
Utilize as redes sociais para evidenciar a ação entre as duas marcas, a fim de engajar o maior número de potenciais clientes e conseguir atrair mais consumidores para a sua loja de calçados.
Vender calçados femininos no inverno pode parecer um desafio e tanto! Porém, botando em prática essas estratégias, tudo ficará mais simples e efetivo.
9. Faça uma boa gestão de estoque
A mudança na logística e no abastecimento de produtos entre o fim do verão e o início do outono é considerável em lojas calçadistas. Há uma nova demanda de calçados, e para que essa transição possa ocorrer de maneira que não prejudique os cofres, é necessário fazer uma boa gestão de estoque.
Planeje-se bem antes. Antecipe suas demandas com a empresa fornecedora e esteja atento às novidades para estações frias.
Dessa maneira, crie estratégias para girar o estoque e reduzir a quantidade de produtos parados. Viabilize promoções, descontos progressivos, “compre um, leve dois” e outras ações para acelerar a venda de calçados femininos para o inverno.
Na loja virtual da Daniel Atacado, você encontra uma variedade de opções de calçados femininos para o inverno. Basta clicar no banner abaixo e abastecer o seu estoque!
2 Comments
Comments are closed.