Imagem de pernas femininas, usando sandálias de salto alto. Elas estão deitadas em cima de purpurina, em ritmo de carnaval.
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Carnaval: ofertas para aplicar na sua loja de calçados em 2022

O Carnaval ocorre durante os três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas. O período de folia costuma reunir milhares de pessoas que vão às ruas para se divertir — ainda que esse cenário tenha sido diferente em 2021, por conta da pandemia do coronavírus.

Contudo, no decorrer dos últimos meses e graças ao avanço das vacinações contra a Covid, tudo indica que em 2022 vamos encontrar as ruas enfeitadas e povoadas novamente. Uma ótima oportunidade para criar um Carnaval de ofertas na sua loja e divulgar aqueles calçados que são a cara da festa.

Neste texto, listamos algumas ideias para conquistar clientes que você pode aplicar para atrair novos clientes e até mesmo encantar aqueles que já conhecem o seu comércio. Para conferir, continue a leitura!

Carnaval: ofertas e ações para lucrar

Como em qualquer outra data comemorativa, preparar a loja é essencial. Isso inclui desde a decoração, assim como planejar cada ação promocional que será realizada, até a forma como o público terá conhecimento de que o seu comércio de calçados pode ser a melhor alternativa para ele.

Comece pela decoração da vitrine

Quando se trabalha com a exposição de produtos em prateleiras e vitrines, a tarefa de organizar e buscar a melhor forma de fazer isso pode aparentar não ser tão simples assim.

No entanto, utilizando algumas premissas básicas, esse processo pode ser descomplicado, extremamente criativo e até mesmo divertido.

Como neste caso a ideia é arrumar a vitrine para uma data específica, ou seja, o Carnaval de 2022, comece imaginando quais são os sentimentos que definem o período, como as pessoas reagem a ele e até mesmo quais objetos e cores podem caracterizá-lo.

Por exemplo, se a folia é tempo de alegria, obviamente utilizar apenas cores como preto e branco, que transferem uma sensação de neutralidade, não é o caminho ideal.

Pelo contrário, são os tons quentes, coloridos e chamativos que devem ser aproveitados aqui. Amarelo, azul, rosa, roxo, verde… cores vibrantes, que realmente chamem a atenção de quem passar em frente da sua loja.

Quanto aos objetos e outros itens que remetem à data, aproveite as máscaras, confetes, serpentinas, purpurinas, sombrinhas de frevo e até mesmo o clássico pandeiro para obter uma ambientação.

Contudo, lembre-se de que o verdadeiro destaque são os calçados — eles devem seguir a mesma premissa e serem coloridos e alegres.

Faça uma marchinha

Se o seu comércio está situado em uma cidade relativamente pequena, essa pode ser uma prática com boa aceitação por parte do público. 

As marchinhas são extremamente populares durante o Carnaval e compõem o imaginário de muitas pessoas. Você pode criar uma nova ou realizar uma paródia de algum hit clássico, como Ô Abre Alas e Mamãe Eu Quero. O importante é que ela seja divertida!

Na divulgação, vale deixar uma caixa de som na porta da loja tocando a música, assim como contratar um carro de som para divulgar as suas ações nos bairros do município.

Ofereça promoções

Quando o assunto é dinheiro, as promoções são uma boa chance de conquistar mais clientes. 

Imagem de um tênis com uma etiqueta de 50% de desconto.
Os descontos são umas das melhores formas de atrair clientes até a sua loja.

Pensando nisso, por que não aplicá-las no Carnaval também e, possivelmente, seguir o caminho contrário dos comerciantes que não fazem questão do período?

Normalmente, as ações de desconto são mais utilizadas em épocas como fim de ano, que conta com Black Friday, Natal e Ano Novo, assim como no Dia das Mães ou no Dia dos Pais. Mas nada te impede de aproveitar os dias de folia e testar alguma delas (ou até mesmo várias):

Desconto progressivo

Essa é uma das ações promocionais mais comuns e recomendadas. Nela, a porcentagem de desconto sobre o valor final da compra ou até mesmo sobre cada par vai aumentando conforme mais calçados vão sendo adquiridos pelo cliente. 

Você pode trabalhar 10%, 20%, 30% ou até mais de desconto, caso opte por essa ação.

Kits de de produtos

Montar kits de produtos também é mais uma alternativa possível para vender no Carnaval. Você pode combinar calçados que, apesar de terem propostas diferentes, podem se complementar.

Um exemplo que faz sentido para a data é o de oferecer um tênis ou uma sandália acompanhados de um par de chinelos. Isso porque a pessoa pode começar a curtir o Carnaval com estilo e, quando sentir vontade, calçar algo mais confortável, deixando os pés livres e refrescados.

Sorteios

Os sorteios costumam chamar a atenção por conta da expectativa. Se for optar por realizá-los, vale preparar algo com, pelo menos, um mês de antecedência ao Carnaval de 2022.

Assim, o ganhador pode utilizar o prêmio, caso seja um calçado, durante o feriado.

Se você deseja complementar ainda mais a premiação, uma alternativa é buscar parcerias com comércios de outros segmentos, como agências de viagem, salões de beleza, entre outros.

Imagem de um homem avaliando uma prateleira de calçados.
Analise os calçados disponíveis no seu comércio para identificar quais ações são mais adequadas.

Outros formatos de desconto

Além do desconto progressivo, você pode eleger uma gama de produtos que tenham o mesmo valor e, na compra de um segundo par, vendê-lo pela metade do preço inicial.

Caso você tenha calçados parados no estoque, vale até mesmo vendê-los pelo valor de mercado — quanto você pagou neles no momento da compra.

Proporcione diversas opções de pagamento

Assim como oferecer um leque de promoções para diversos públicos, é importante considerar o fato de que cada pessoa conta com preferências diferentes na hora de realizar o pagamento da compra.

Há aqueles que pagam em dinheiro, por isso prepare seu caixa para trocos; assim como os que utilizam cartão de crédito ou débito.

Outros meios comuns de pagamento são por meio de boleto bancário (especialmente no caso de lojas on-line), crediário e também via PIX, cuja quitação pode ser feita de banco para banco de forma instantânea, gratuita e segura.

Lançada oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020, essa modalidade tem sido bem aceita entre os consumidores. Se você ainda não tem uma chave de transferência, verifique com o banco responsável pela conta da sua loja como tirá-la e disponível aos seus clientes!

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Não se esqueça da divulgação

Se você decidir realmente fazer um Carnaval de ofertas, realizar uma boa divulgação é mais do que essencial para atrair clientes.

Existem diversas formas de se fazer isso, desde as tradicionais, como por meio de carros de som (lembre-se da marchinha!), propagandas em rádios, televisões e mídias impressas; assim como também existem alternativas mais modernas, como as redes sociais!

Para fazer a escolha do canal certo, é importante que você pense com cautela sobre as características do seu público-alvo. Questões como idade, gênero, classe social, hábitos, entre outros pontos, são essenciais para chegar a uma conclusão sobre em qual mídia ele está.

Imagem de um calçado sendo fotografado.
A divulgação, seja em canais on-line ou off-line, não deve ser deixada de lado.

Por exemplo: se você trabalha com uma faixa etária dos 18 aos 28 anos, é bem improvável que esse seja um público que consuma jornal impresso ou até mesmo rádio. No caso, o Instagram e até mesmo o Facebook seriam plataformas que facilitariam o acesso a esse público.

Outra possibilidade, inclusive se você já tem uma lista com o número de celular de clientes que já adquirem produtos no seu comércio, é criar uma lista de transmissão no WhatsApp. Nela, você consegue encaminhar com detalhes cada uma das ideias que preparou para surpreender os consumidores, convidando-os a participar das ações!

Mantenha seu estoque atualizado

Por último, mas não menos importante, de nada vale seguir todas as dicas acima se os seus produtos não estiverem condizentes com as expectativas do cliente.

Portanto, busque manter-se antenado sobre as tendências do momento em calçados para que a sua loja esteja sempre à frente e possa oferecer aos clientes opções estilosas e confortáveis.

No e-commerce da Daniel Atacado, uma das maiores atacadistas de calçados do Brasil, você confere um leque de modelos para todos os públicos: feminino, masculino e infantil.

Para conferir cada um deles e manter seu estoque atualizado para o Carnaval e outras datas comemorativas, é só clicar no banner abaixo!

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