Fazer promoções é uma forma eficaz de reter clientes e converter vendas, certo? Mas você sabe como calcular a porcentagem de desconto que deve ser oferecida sem prejudicar seus recebimentos?
Para obter vantagens com descontos, é preciso avaliar dados específicos. Dessa forma, o comprador ganha com preços mais baixos e você mantém sua margem de lucro, ao mesmo tempo que movimenta o estoque.
Quer saber como definir descontos e criar promoções atraentes? Então prossiga com a leitura para entender o que avaliar para elaborar os cálculos!
Como calcular um desconto?
O primeiro passo para oferecer descontos é conhecer seu cálculo. A fórmula tem duas etapas, sendo a primeira delas multiplicar o preço do produto (V) pela porcentagem para descobrir o valor descontado (D).
V × % = D
Imagine que o preço de um item é de R$ 150 e o desconto será de 10%. Multiplicando R$ 150 por 10%, você chegará ao valor de R$ 15. Então a quantia deve ser descontada do valor total, conforme a fórmula:
V – D = VF
No exemplo dado, subtraindo R$ 15 de R$ 150, você chega ao valor final com desconto (VF), de R$ 135.
O que avaliar para definir a porcentagem de desconto?
Agora você já sabe como fazer o cálculo dos descontos. Então é hora de avaliar fatores para definir a porcentagem de desconto que seja atrativa para satisfazer a clientela sem comprometer a rentabilidade do negócio.
A seguir, veja características que devem ser analisadas para decidir sobre a porcentagem de desconto!
Margem de lucro
Para não prejudicar a margem de lucro da sua empresa, você deve calcular qual será a rentabilidade depois da aplicação do desconto em determinado produto ou serviço. A conta precisa ser feita considerando a diferença entre o faturamento obtido e o custo para gerar as vendas, com relação à receita total do empreendimento.
Logo, é preciso calcular a porcentagem de desconto de forma que ela não prejudique os valores finais da margem de lucro. Ainda, quando existem produtos parados no estoque há um tempo considerável, é interessante ampliar a porcentagem para descontos maiores.
Concorrência
Para se destacar, outro aspecto importante é analisar a concorrência. Ao comparar os preços oferecidos por lojas do mesmo ramo, você pode estudar as possibilidades de aplicação de desconto no seu estabelecimento.
Sazonalidade
Existem épocas do ano em que as vendas flutuam. Logo, em momentos em que a demanda é menor, opte por ofertar descontos atraentes. Além disso, datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal, podem ser utilizadas para promoções em produtos que dialogam com as celebrações.
Objetivos de vendas
Assim como os aspectos anteriores, analisar os objetivos de vendas da sua loja faz diferença no momento de oferecer descontos. Ao estabelecer metas de vendas, você pode estipular estratégias que garantirão o sucesso da proposta. Desse modo, os descontos servem como ferramenta para conquistar os objetivos.
Fornecedores
Por fim, contar com um fornecedor que oferece preços competitivos contribui para obter uma maior margem de lucro ao precificar um produto com desconto. Para garantir preços que facilitem porcentagens atraentes e visibilidade com relação à concorrência, conte com os produtos oferecidos pelo Daniel Atacado, ok?
Neste post, foi possível entender os principais fatores a considerar ao estipular a porcentagem de desconto de um produto. Ainda, você viu como é simples fazer o cálculo para aplicar o desconto no preço final. Então não deixe de aplicar o aprendizado na sua loja, combinado?
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