Se você é dono de loja, independentemente do tamanho, já deve ter ouvido falar sobre o termo projeção de vendas. Mas é comum que alguns comerciantes não entendam seu funcionamento e como colocá-lo em prática.
Saiba que essa projeção tem uma função essencial para manter o fluxo de caixa em dia e fazer o capital girar por mais tempo. Portanto, compreendê-la é vital para o bom funcionamento de uma loja de calçados no mercado.
Neste artigo, você verá o que é projeção de vendas e como ela deve ser implantada em seu negócio. Acompanhe!
Projeção de vendas: o que é e como funciona?
A projeção de vendas é uma ferramenta de gestão que permite estimar o volume de vendas que se espera alcançar em determinado período futuro. Essa análise é baseada em dados do histórico, comportamento do mercado, tendências sazonais e até mesmo ações da concorrência.
Em uma loja de calçados, é possível observar quais produtos tiveram mais saída nos últimos meses e, com base em eventos e outras variáveis, tentar prever quantos itens serão vendidos em um período. Assim, você tem mais informações do faturamento e lucro que conseguirá nas semanas ou meses seguintes.
Quais são as vantagens desse processo?
Aproveitar sazonalidades e se prevenir contra crises estão entre os principais benefícios da projeção de vendas. Confira outras vantagens que essa ação oferece:
- planejamento estratégico: a projeção de vendas permite planejar investimentos, compras mais adequadas, melhores contratações e otimização da gestão de estoque, além de contribuir com as estratégias de marketing;
- controle financeiro: você terá uma visão mais clara da receita esperada, facilitando o acompanhamento das finanças e a gestão de fluxo de caixa;
- aumento da competitividade: você poderá se antecipar às tendências, agir proativamente em relação à concorrência e aproveitar oportunidades antes que elas passem despercebidas.
Como fazer a projeção de vendas na sua loja?
Com tantas vantagens em realizar esse processo, é hora de saber como colocar essa estratégia em prática. Veja, a seguir, como fazer a projeção de vendas!
Colete dados
Ao longo dos processos de vendas, é possível obter informações valiosas tanto sobre a base de clientes quanto dos fluxos na loja. Essas informações serão essenciais para que você consiga fazer a projeção de vendas do seu negócio.
Portanto, reúna dados históricos de vendas, analise as sazonalidades, datas especiais e promoções passadas. Depois, incorpore os dados sobre o desempenho de produtos específicos. Existem softwares no mercado que ajudam a organizar essas informações com eficiência.
Analise as tendências
Com base nos dados coletados, analise as tendências de vendas ao longo do tempo. Identifique padrões sazonais ou variações significativas que possam impactar suas projeções. Aproveite para cruzar essas informações com as oscilações no estoque da loja.
Estabeleça metas realistas
As tendências apresentadas em sua avaliação histórica sugerem o comportamento de vendas futuro. Com essas informações em mente, estabeleça metas de vendas realistas para os próximos períodos. É importante ser otimista nessa projeção, mas não se deixe levar por expectativas irreais.
Considere fatores externos
A projeção de vendas da sua loja deve considerar fatores externos que possam influenciar suas vendas. Mudanças no mercado, eventos especiais e ações da concorrência são alguns exemplos de eventos que podem interferir nos resultados.
Acompanhe continuamente
Monitore constantemente as suas projeções para verificar se elas estão adequadas à realidade. Ao avaliar os resultados, você pode identificar pontos de melhorias e fazer os ajustes necessários em seu planejamento.
A projeção de vendas é uma ferramenta valiosa que pode impulsionar o sucesso do seu negócio. Com base em informações sólidas, ela permite que você organize estratégias, tome decisões informadas e mantenha sua empresa competitiva no mercado.
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