Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Como vender pelo WhatsApp: confira 5 técnicas
para aumentar suas vendas

Você já pensou em aumentar suas vendas usando outros canais e novas abordagens com os clientes? Incluir as redes sociais no planejamento pode ser uma solução poderosa e alinhada com a realidade de muitas empresas. Para isso, é essencial entender como vender pelo WhatsApp.

O aplicativo é um dos mais usados no cotidiano dos brasileiros e gera oportunidades para negócios. Afinal, as empresas podem usá-lo para alcançar seu público-alvo e agilizar as negociações.

Mas, para investir nesse caminho, é necessário compreender quais devem ser as técnicas para deixar a sua operação mais profissional e, consequentemente, atrair mais clientes e inspirar confiança. Neste artigo, você poderá conferir 5 técnicas imperdíveis para atingir esse objetivo.

Vamos lá?

1. Tenha um número exclusivo para a empresa

A profissionalização da sua operação deve começar com um número específico e individual para a captação e realização de vendas pelo WhatsApp. Portanto, você não deve utilizar o seu número pessoal para manter os contatos do seu negócio.

A exclusividade também pode ser benéfica para proteger a sua privacidade e a dos colaboradores envolvidos no processo. Afinal, o contato da empresa estará disponível em todos os canais de divulgação.

Outra vantagem é separar a vida pessoal da profissional. Dessa forma, o tempo pode ser dividido de modo mais saudável entre as tarefas do dia a dia, ajudando a evitar o atendimento de atender contatos fora do horário estabelecido pela empresa.

2. Esteja no WhatsApp Business

Depois de escolher o número da sua empresa, crie uma conta no aplicativo WhatsApp Business. Com ele, é possível utilizar ferramentas voltadas para o desenvolvimento de negócios, podendo ser interessante para empresas de todos os tamanhos.

A automação viabilizada por essa ferramenta também é uma aliada para garantir respostas rápidas e um atendimento objetivo. Na prática, o perfil comercial pode armazenar cardápios, catálogos, endereço, e-mail, site, dias e horários de funcionamento e descrição da sua empresa.

3. Inclua um catálogo de produtos

Ter um catálogo para demonstrar quais produtos sua loja tem disponível para o cliente pode ajudar na decisão de compra, mesmo antes de ele fazer o primeiro contato. Dessa forma, há uma facilitação de processos e a criação de uma cultura de autoatendimento, sem que seja preciso ocupar um vendedor, por exemplo.

Se a sua loja vende calçados, o catálogo pode apresentar cada um dos seus produtos, colocando as principais características em evidência. Assim, clientes interessados terão mais facilidade para escolher o que comprar.

4. Crie respostas automáticas

Outra dica sobre como vender pelo WhatsApp é criar respostas automáticas. Escolha a mensagem de saudação inicial e respostas rápidas sobre as dúvidas que são mais frequentes. Esse recurso ajudará a sua empresa a fornecer um atendimento eficiente e preciso, concorda?

Você pode criar textos que respondam perguntas sobre o endereço, meios de pagamento, políticas de negócios, entre outros.

5. Cadastre a loja no guia de negócios do WhatsApp

Ao cadastrar sua loja no guia de negócios do WhatsApp, você poderá atrair novos clientes. Isso porque a ferramenta permite divulgar informações de contato e descrição de produtos, alcançando mais pessoas e ampliando a distribuição dos seus produtos.

O acesso a essa ferramenta é gratuito. Porém, inicialmente, ela só está disponível para celulares com o sistema operacional Android. De qualquer maneira, esse caminho pode ser interessante para impulsionar as vendas do seu comércio.

Ao colocar as 5 técnicas em prática para aumentar as suas vendas, é possível profissionalizar o seu negócio e ter acesso a ferramentas importantes — como WhatsApp Business e o guia de negócios. Então aplique essas dicas sobre como vender pelo WhatsApp em sua empresa.

Quer conferir mais dicas para auxiliar na gestão da sua loja? Confira nossos materiais gratuitos!