Desde que a sustentabilidade virou uma pauta, cada vez mais consumidores se preocupam com os valores das empresas das quais consomem e os cuidados que elas têm para com o meio ambiente. Encontrar maneiras de produzir e comercializar de formas mais sustentáveis, portanto, além de fazer bem para o planeta, pode agregar valor ao seu negócio e destacá-lo dos concorrentes.
Você já parou para pensar nas embalagens utilizadas na sua loja de calçados? É possível reinventar o modelo convencional, chamar a atenção do cliente pela criatividade, agregar valor ao produto e ainda, é claro, utilizar bem menos material descartável. Para conferir algumas ideias de embalagens ecológicas interessantes para o varejo calçadista, continue na leitura.
1. Caixas criativas e reaproveitáveis
Já parou para pensar que mesmo sem fugir muito das tradicionais “caixas de sapato” é possível trabalhar opções bem mais interessantes e reaproveitáveis? Que tal se, ao invés das caixas dos fabricantes você utilizar caixas de papel reciclado, de papel semente ou, mesmo, entregar outras possibilidades na caixa, como sugerir as linhas de dobra e corte para que ela ganhe outro objetivo, como uma bandeja organizadora ou porta-lápis.
No caso da caixa de papel reciclável, ela já estará reduzindo o impacto tanto da quantidade de recursos necessários à sua produção quanto do descarte de resíduos na natureza. Já a caixa com papel semente, transforma o que seria resíduo em… mais natureza e ainda incentiva os consumidores a manterem sua própria hortinha em casa.
Quanto às caixas reaproveitáveis, só no Pinterest existem várias galerias de inspirações para transformá-las, e é possível se basear nelas para dar sugestões ao cliente, de preferência com as instruções na própria caixa, para não gerar ainda mais lixo.
2. Sacola de TNT e Ecobags
As sacolas reutilizáveis são opções muito mais amigáveis ao meio ambiente que as descartáveis — e não só porque elas são usadas mais vezes antes de serem descartadas, mas também porque o tecido demora muito menos que o plástico para se decompor na natureza.
As famosas ecobags também já se transformaram em item de estilo, e as pessoas adoram exibi-las e montar looks com os modelos que tenham frases que as representam ou ilustrações bonitas. Pensar em um design interessante para as sacolas da sua loja certamente vai agregar valor ao cliente e, de certa forma, impactar na difusão da sua marca, que estará estampada em uma bolsa que as pessoas gostam de usar no dia a dia.
3. Sacolas plásticas biodegradáveis
Se sair das sacolas plásticas ainda não parece uma opção viável dentro do orçamento da sua loja, vale a pena pensar na ideia das biodegradáveis, já que elas possuem uma maior reciclabilidade e demoram bem menos tempo para se decompor na natureza.
Diversos países já proibiram a utilização da sacola plástica não biodegradável e, no Brasil, muitos estados também já tornaram lei que as sacolas sejam trocadas pelas versões mais ecológicas.
4. Sacola de silicone
Ainda no universo das sacolas, outra opção é a versão de silicone, que além de reutilizável, é mais resistente e tem um design superior ao das sacolas plásticas, o que também chama a atenção dos consumidores.
Elas também podem ser usadas, inclusive, para armazenar os pares de calçados dentro do armário de uma forma mais organizada e segura, evitando que o calçado se suje mais ou mesmo seja arranhado pelo contato direto com outras peças.
5. Tags em papel semente
Se ainda não for possível produzir a caixa inteira em papel semente, como sugerido no início desta lista, também vale começar pequeno! Que tal adicionar uma tag nas embalagens, evidenciando a sua marca, feita de papel semente? Caso você queira usar a ideia nas embalagens de presente, pode ser uma ótima opção para que o cliente adicione o seu “de/para” de uma forma interessante e sustentável!
6. Caixas com alças acopladas
E que tal a ideia de transformar duas embalagens em uma só? Em geral, as lojas de calçados fornecem o produto dentro de uma caixa e, então, uma sacola para carregá-la. Se a caixa tiver alças acopladas, a quantidade de lixo gerada já se reduzirá na metade, já que o cliente poderá carregá-la de forma confortável sem precisar de uma sacola.
Ao adotar algumas dessas opções, você estará mostrando que a sua marca se preocupa com os impactos ambientais que causa, reafirmando valores que podem ser muito importantes para os consumidores e, é claro, contribuindo com a causa de cuidar do meu ambiente, que é um dever de todos.
Para conferir mais conteúdos sobre estratégias para lojistas de calçados, sejam físicos ou virtuais, continue acompanhando o blog da Daniel Atacado e se inscreva na newsletter para receber os posts em primeira mão em sua caixa de entrada.
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