Ao fazer a administração de uma loja, seja ela física ou virtual, é muito importante acompanhar as principais métricas do varejo. O motivo é que elas ajudam a entender o desempenho do negócio e colaboram para as tomadas de decisões. Um exemplo nesse sentido é a taxa de retenção de clientes.
Como lojista, é essencial entender esse indicador, por ele estar diretamente ligado à lealdade e à satisfação de seus clientes. Como você sabe, os consumidores são uma peça indispensável para o sucesso dos negócios.
Quer saber o que é a taxa de retenção de clientes, como calculá-la e outras questões relacionadas ao assunto? Confira!
O que é taxa de retenção de clientes?
A taxa de retenção de clientes é uma métrica que mede, em percentual, a capacidade da loja de manter os seus consumidores ao longo do tempo. Dessa forma, ela ajuda a avaliar se o negócio está conseguindo fidelizar compradores.
Uma taxa elevada indica que a loja está fazendo um bom trabalho, atendendo às expectativas e necessidades dos clientes. Essas questões influenciam diretamente a sustentabilidade e o sucesso do negócio. Por outro lado, uma métrica baixa demanda realizar mudanças para melhorá-la.
Por que essa métrica é importante?
Você já sabe o que é a taxa de retenção de clientes. Agora, veja os principais motivos para acompanhar a métrica em seu negócio:
- indica o nível de lealdade dos seus consumidores;
- reflete a satisfação dos clientes estão em relação à sua loja;
- contribui para a implementação de melhorias, pensando na fidelização de clientes.
Como calcular a taxa de retenção de clientes?
Após entender o conceito e a relevância da taxa de retenção de clientes, vale a pena saber como calcular a métrica. Para a tarefa, você deve usar a seguinte fórmula:
Taxa de retenção de clientes = [(Número de clientes total no fim do período – Número de novos clientes conquistados no período) / Número de clientes que já existiam no início do período] x 100
Apesar de grande, você perceberá que a fórmula não é complexa. Suponha que a sua loja tinha 100 clientes no começo do mês e, ao fim dele, ela possuía 120. Durante o período, ela atendeu a 40 novos consumidores.
Logo, o cálculo a se fazer é:
Taxa de retenção de clientes = [(120 – 40) / 100] x 100
Taxa de retenção de clientes = (80 / 100) x 100
Taxa de retenção de clientes = 0,8 x 100
Taxa de retenção de clientes = 80
No exemplo em questão, a taxa de retenção da loja é de 80% — considerado um bom percentual para o varejo. Apesar disso, há espaço para melhorá-lo, certo?
Qual é a diferença entre taxa de retenção de clientes e taxa de churn?
Ao conhecer a taxa de retenção de clientes, é comum ter dúvidas sobre a diferença entre ela e a taxa de churn. Você aprendeu que a primeira mede o percentual de clientes que permaneceu com a loja em um período específico.
Já a taxa de churn calcula o percentual de consumidores que deixaram de fazer negócio com a empresa. Ambas são relevantes e devem ser sempre avaliadas.
Como visto, a taxa de retenção de clientes é relevante para entender a lealdade e satisfação do seu público. Portanto, não deixe de calculá-la em seu negócio e de implementar medidas para melhorá-la, caso seja necessário.
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