Na hora de escolher os produtos que serão vendidos em uma loja de calçados, há muitas variáveis para considerar. A qualidade do produto, o preço, a disponibilidade e a popularidade de uma marca são apenas algumas das questões que surgem nesse momento.
A produção de calçados no Brasil vem ganhando destaque como opção para ser trabalhada no varejo. Confira, neste post, alguns benefícios das marcas de calçados nacionais!
Projeção de crescimento
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) divulga, anualmente, relatórios setoriais sobre a situação do mercado calçadista no Brasil. Com base nesses dados, é possível tomar conhecimento sobre a força do mercado nacional.
De acordo com o último relatório disponibilizado, foram apresentados valores referentes à produção e consumo aparente de calçados no Brasil:
Produção de calçados no Brasil (em milhões de pares) | Consumo aparente (em milhões de pares) | |
---|---|---|
2016 | 932,6 | 829,8 |
2017 | 942,8 (+ 1,1%) | 839,5 (+ 1,2%) |
2018 | 944,0 (+ 0,1%) | 857,1 (+ 2,1%) |
A projeção para 2019 é de crescimento estável, com estimativas de aumento entre 1,1% e 3,4% na produção; a previsão para o consumo fica entre 0,4% e 2,3%. O período analisado reflete os efeitos da recessão econômica no país. Mesmo assim, o setor ainda apresentou valores de crescimento.
Competitividade de preços
As questões relacionadas à distribuição de produtos, quando tratadas em território nacional, podem trazer vantagens para os lojistas. As marcas nacionais de calçados podem garantir maior competitividade de preços, por não envolverem tantos assuntos relacionados com importação de insumos.
Investir em calçados nacionais também traz segurança contra variações nos preços causadas por possíveis flutuações de câmbio, contribuindo para um melhor planejamento da empresa, com menos imprevisibilidades.
Polos calçadistas no Brasil
Outro benefício de apostar no varejo de calçados no Brasil diz respeito ao contato com diversos fabricantes, aproveitando que o país dispõe de vários polos calçadistas — locais que representam oportunidades de negócio entre produtores e varejistas. Isso também permite ao lojista avaliar a qualidade dos calçados e a forma de trabalhar da empresa.
O relacionamento entre varejista e fornecedor também pode evoluir para a formação de parcerias e resultar em mais vantagens competitivas para a loja. Um dos locais propícios para esse networking entre as empresas do segmento são as feiras de calçados que ocorrem no país.
Grendene
O varejo de calçados no Brasil conta com uma série de marcas que possuem, em seu catálogo, produtos para todos os públicos e situações, como a Grendene.
Há mais de 45 anos no mercado, a fabricante é detentora de marcas consagradas, como Rider, Cartago e Zaxy. Os calçados possuem qualidade e preços acessíveis para diversas faixas de consumidores. Para essa marca, existem distribuidoras que disponibilizam os produtos para compra no atacado, como a Daniel Atacado.
Investir no varejo de calçados no Brasil é uma alternativa para quem busca segurança, qualidade e competitividade de preços no segmento, por meio do trabalho com marcas nacionais.
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