Daniel Atacado Blog

(11) 2696-3160

Conheça 6 tipos de solados para calçados masculinos

Entre as diversas dicas para realizar uma boa venda, uma das principais — por mais clichê que possa parecer — é a que fala sobre a importância de conhecer as características do produto a ser vendido.

Se você é o tipo de lojista ou vendedor que enxerga essa necessidade e está em busca de novos conhecimentos, neste post falaremos sobre os diferentes tipos de solados para calçados masculinos existentes.

Para conhecer algumas das particularidades de cada um deles, assim como o que eles podem proporcionar ao consumidor, continue a leitura!

Tipos de solados para calçados masculinos

A história dos solados começa com os romanos, no século 5, sendo eles os responsáveis por moldar as primeiras solas. Como os calçados indicavam a posição social dos indivíduos, os modelos se diferenciavam por cores.

Hoje em dia, ele é um item que compõe o visual masculino, além de ter uma função específica conforme o propósito de utilização do calçado, como promover conforto ou ser extremamente resistente.

Abaixo, você confere detalhes sobre seis tipos de solados masculinos, assim como as características que eles proporcionam ao usuário e em quais modelos de calçados tendem a ser mais utilizados.

Clique para ler nosso conteúdo sobre como fotografar calçados para vender online.

1. Solado de borracha

Possivelmente, este é um dos solados mais populares de ser encontrado no mercado atualmente, assim como é o caso do couro (você saberá mais sobre ele em breve).

Com um aspecto menos formal, a sola de borracha é facilmente encontrada em calçados voltados para esportes, como os clássicos tênis.

Isso porque a borracha é um material flexível e leve, que acaba por amortecer o impacto durante a caminhada ou corrida, até mesmo em terrenos desnivelados e com poças de água, pois tem boa impermeabilidade.

Além disso, é possível encontrar borrachas mais macias, que tendem a ter um desgaste mais rápido, assim como mais duras, que podem ser mais resistentes.

Contudo, no caso de pessoas que suam muito nos pés, esse tipo de solado não é o mais recomendado, já que ele colabora com a transpiração. Lembrando que a umidade dos pés não só ocasiona desconforto, mas pode resultar em deslizes e bolhas.

Imagem de uma sola de borracha nas cores amarelo e vermelho.
As solas de borracha tendem a ser utilizadas em calçados esportivos.

2. Solado de couro

Lado a lado com o solado de borracha, o de couro também tem um grande destaque entre os calçados masculinos e não poderia ficar de fora desta lista.

É indiscutível que um sapato com esse tipo de sola exala pura elegância. Não por acaso, é tão comum encontrá-la em modelos voltados para eventos formais, como formaturas e casamentos, e outras ocasiões sociais.

Mas os solados de couro são realmente famosos pela durabilidade que têm, já que o material apresenta forte rigidez alinhada a um conforto que segue conquistando o público masculino há décadas.

Um fato curioso é que esse tipo de solado precisa de um tempo para se adaptar aos pés do dono. Se ele for um homem paciente, terá, então, um companheiro de muitos anos.

No entanto, toda essa longevidade vai depender da quantidade de camadas utilizadas na fabricação do sapato, que pode ser diferente de modelo para modelo, de fabricante para fabricante. Vale atentar-se a isso na hora de indicar um sapato de couro!

Imagem de um sapato de couro.
Os solados de couro proporcionam elegância e durabilidade ao calçado.

3. Solado de EVA

Muitos itens que constituem um calçado podem ser feitos de EVA, como a entressola e a palmilha, mas também o solado!

Essa finalidade para o material surgiu como uma alternativa ao couro durante um período, em meados dos anos 1970, em que ele ficou escasso e, consequentemente, teve seu valor aumentado.

Inicialmente, o EVA era destinado apenas aos calçados esportivos por conta da maciez e da facilidade em absorver impactos, assim como a borracha. Com o passar do tempo, ele também encontrou espaço no calçado casual.

Além de ser muito leve, os calçados que contam com esse tipo de solado moldam-se bem aos pés que o calçam, se adaptando a eles.

Imagem de um homem correndo. Ele está usando um tênis com sola de EVA.
O EVA pode ser utilizado para confeccionar a entressola e a palmilha dos calçados, mas também o solado.

4. Solado de TR 

O chamado TR é um termoplástico resultante da agregação de novas características ao seu componente principal: a Borracha Termoplástica (Thermoplastic Rubber ou TR).

Esse tipo de borracha é um polímero tribloco, o que quer dizer que ela é formada por três partes: um bloco intermediário elastomérico de butadieno e dois blocos termoplásticos de Estireno.

Esse material que não tem origem natural, quando aplicado no solado de um calçado, ocasiona um produto com leveza, boa aderência ao solo, elasticidade, flexibilidade, menores chances de desgaste e maior resistência térmica.

Solado de TR
O solado de TR é formado por três blocos.

5. Solado de madeira

Os solados de madeira são motivo de controvérsia no mundo dos calçados. Isso porque eles podem ter a aparência da matéria-prima, mas não serem fabricados a partir dela, mas sim de couro sintético, microfibra ou borracha — que são lixados e polidos até obterem uma aparência semelhante a da madeira.

Porém, é possível encontrar, sim, solados feitos realmente de madeira. No entanto, vale destacar que o material costuma descascar e esfarelar com o tempo, não sendo muito recomendado quando o assunto é durabilidade.

Sem falar que ele pode não ser uma boa ideia se o cliente busca por conforto, por exemplo, já que a madeira não é nada macia, muito menos flexível.

Sapato com solado de madeira.
Os solados de madeira não são recomendados para quem busca por conforto duradouro.

6. Solado vibram

Por fim, um dos tipos de sola de sapato masculino que vale destacar é o solado vibram, proveniente de uma tecnologia italiana que leva o mesmo nome.

Com uma estética e um design diferenciado, eles foram criados para atender as demandas daqueles que são apaixonados por esportes radicais feitos em meio à natureza, como montanhismo e trekking

Esse solado é confeccionado a partir de EVA expandido, resultando em qualidades como resistência, conforto e durabilidade.

Contudo, também é possível encontrar calçados para serem utilizados no dia a dia com esse tipo de sola.

Solado Vibram
O solado vibram é uma tecnologia italiana voltada para homens aventureiros que buscam por calçados resistentes.

Realize um treinamento sobre o assunto

Agora que você já conhece quais são alguns dos mais importantes tipos de solados para calçados masculinos existentes, não deixe que esse conhecimento adquirido pare em você.

Se você é um lojista, reúna a sua equipe e compartilhe as informações que encontrou neste texto. Caso deseje se aprofundar no assunto, pesquise também por vídeos no YouTube e busque detalhes diretamente com as marcas que você revende sobre os tipos de solados que elas utilizam. 

Já se você é um vendedor de calçados, vale levar a sugestão até o gerente da loja em que você trabalha, demonstrando a importância do assunto para o negócio.

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Sem dúvidas, na hora de realizar a venda, esses detalhes vão dar ainda mais autoridade ao empreendimento, ajudando a conquistar o cliente.

Para receber mais dicas sobre o universo dos calçados, assine a newsletter da Daniel Atacado e não perca nenhuma novidade! É só preencher o formulário abaixo.