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Unboxing experience: como surpreender o cliente na entrega?

As estratégias para aumentar as vendas e fidelizar clientes online não são as mesmas que aquelas aplicadas na loja física. Justamente por isso, criar um unboxing experience é uma ótima forma de manter os consumidores próximos e encantados pela sua marca.

Independentemente do tempo que sua loja virtual de calçados possui online, desenvolver uma experiência de compra — e de pós-venda, no caso do unboxing de produtos — é sempre uma boa escolha.

Afinal, é uma boa experiência que tornará sua marca memorável na mente do seu público-alvo. Por isso, compreender o que é unboxing experience e desenvolver essa estratégia é uma ótima maneira de conquistar a atenção e de trabalhar recompra no ambiente virtual.

Caso você não esteja familiarizado com o termo, fique tranquilo! Neste texto, vamos explicar o que é uma experiência de unboxing e dar todas as dicas necessárias para criar uma que seja incrível!

O que é unboxing experience?

Unboxing experience é um termo em inglês que poderia ser traduzido como “experiência de embrulho” ou “de recebido”. 

Trata-se de uma estratégia relativamente recente, na qual o lojista e sua equipe demandam certo tempo para preparar o pacote a ser enviado ao cliente com mais atenção e pensando em deixá-lo mais especial.

Para isso, certos elementos são adicionados ao embrulho, como uma carta de agradecimento escrita à mão, uma fragrância e até um brinde. Dessa forma, o unboxing visa aproximar a loja e o consumidor, criando uma experiência de compra online que vai para além da tela.

unboxing experience
A experiência de unboxing surpreende o cliente por entregar elementos que ele não esperava junto do produto.

Muitas marcas, atualmente, usam dessa estratégia para aumentar o engajamento nas redes sociais (convidando o cliente a publicar seu recebido e a marcá-la no Instagram, por exemplo), para trabalhar a recompra e, de quebra, para fidelizar o consumidor.

A lógica é bastante simples e eficaz: ao receber um pacote com elementos a mais do que o esperado — no caso, apenas o calçado —, o cliente tende a indicar e a voltar no site para realizar outra compra.

Evidentemente, o processo de estruturação dessa experiência online não é feito de forma intuitiva. Por se tratar de uma estratégia, desenvolver o seu unboxing pede estudo e orientação.

Como definir sua experiência de unboxing?

O que irá compor o unboxing experience deve ser definido de forma guiada, olhando com atenção para os dados da sua loja, do seu público-alvo e do seu segmento.

Para estruturar sua experiência, existem alguns passos que podem te ajudar. Entenda mais cada um deles.

1. Analise seu segmento

O nicho calçadista se desdobra em muitos outros segmentos, como o de esportes, o focado em mulheres (ou em homens), o social, o de chinelos e por aí vai. O primeiro ponto, portanto, é identificar e valorizar em qual deles sua loja se encaixa.

A partir disso, os componentes do unboxing serão estruturados de acordo com as características desse segmento. Não faz sentido, por exemplo, inserir um ramo de flores secas se você vender calçados para a prática de esportes.

Por outro lado, lojistas focados no público feminino podem encantar as mulheres com esse cuidado. 

2. Levante dados sobre seu público-alvo

Compreender o comportamento, os gostos pessoais, os assuntos em alta, a idade e outras informações relevantes sobre seu público-alvo é fundamental na hora de estruturar sua experiência de unboxing.

Dessa forma, você compõe o embrulho com elementos que irão impressionar essa pessoa de forma mais assertiva. 

Estudar seu público-alvo é fundamental para surpreendê-lo.

Para realizar o levantamento, você pode usar seu próprio know-how, analisar os dados presentes nos relatórios das redes sociais, o Google Analytics — uma ferramenta que, depois de instalada no site, coleta dados sobre os usuários — e a própria plataforma do e-commerce (para aqueles que vendem por meio de uma loja virtual).

Além de informar idade e gênero de quem mais acessa e compra no seu site, essas ferramentas podem mostrar a região na qual a pessoa mora e, no caso das redes sociais, com quais publicações os seguidores mais interagem.

Assim, você consegue delimitar quais assuntos e publicações interessam ao seu público-alvo e usar isso a seu favor.

3. Faça um brainstorming

Convide sua equipe e organize uma reunião de brainstorming, que tem o objetivo de levantar ideias de como compor o embrulho feito pela sua loja. Dessa forma, você garante que ouvirá todo o time e ainda contará com diversas ideias.

A dica é que o brainstorming seja feito sem muitas regras, para que as ideias corram soltas. Depois, você e outras lideranças podem realizar a análise, definir o que será colocado em prática e, claro, informar a equipe, afinal, eles tiveram participação no processo.

4. Estabeleça um orçamento

A experiência de unboxing pedirá certo investimento, portanto, estabeleça um teto de gastos que faça sentido para sua loja, a fim de que ela não traga prejuízos. Lembre-se que é um agrado e, por isso, deve ficar dentro do seu planejamento financeiro. 

unboxing experience
Defina um texto de gastos a ser investido no unboxing.

Com essas dicas, sua estratégia de unboxing ficará mais guiada e definir o que irá compor cada pacote ficará mais simples. 

Como criar um unboxing perfeito?

Entendendo a parte estratégica do unboxing, é hora de descobrir como compor seu embrulho para que ele crie, de fato, uma experiência única, especial e que esteja alinhada à sua marca.

1. Use a caixa a seu favor

No que tange ao segmento calçadista, os produtos já costumam vir em caixas. Por isso, não faz sentido colocá-los dentro de outro embrulho, principalmente quando pensamos em criar processos mais sustentáveis e que sejam ecologicamente conscientes.

Nesse caso, o ideal é usar a caixa do calçado a seu favor. Você pode deixá-la mais especial inserindo um laço, um adereço — como o ramo de flor já citado — ou até envelopando-a.

Além da parte externa, existe a possibilidade de trabalhar dentro da caixa. Na tampa, escreva uma frase, adicione outros elementos junto aos calçados e espirre uma fragrância para a pessoa sentir quando abrir o embrulho.

Dessa forma, você usa o que já tem a seu favor e consegue criar um unboxing experience mesmo que não gaste tanto (caso opte por adicionar, por exemplo, apenas a carta escrita à mão, a frase na tampa da caixa e um laço envolvendo-a).

2. Escreva uma carta de agradecimento

A carta de agradecimento escrita à mão é uma das estratégias de unboxing mais comuns e mais certeiras no encantamento do cliente entre as encontradas no mercado.

A ideia é bastante simples e pode ser adaptada para sua realidade facilmente: basta redigir um bilhete para o consumidor, agradecendo-o por ter escolhido sua loja para realizar a compra.

É importante começar a carta com o nome do cliente, para que ela seja personalizada. 

Além disso, é válido convidá-lo para publicar o recebido nas redes sociais, pedindo, ainda, para que ele marque sua marca. Assim, quando ele compartilhar uma foto, você pode repostá-la no seu perfil, uma ação que demonstra carinho e que promove sua loja ao mesmo tempo.

No decorrer do texto, use frases que se comuniquem diretamente com seu público-alvo. Lojistas do segmento esportivo podem, por exemplo, escrever algo como “esperamos que esses tênis te acompanhem na superação de cada desafio”.

Já quem vende para adolescentes e jovens adultas podem falar sobre beleza e autoestima de uma maneira respeitosa, com citações do tipo “o bonito está dentro de você, e os sapatos certos ajudam a expressar isso”.

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A carta personalizada é uma das grandes estratégias de unboxing.

Dessa forma, você garante que está sendo mais preciso na hora de falar com seu consumidor. Caso haja a possibilidade, contratar um profissional de marketing ou de redação pode ajudar a desenvolver os textos.

Outra atenção importante ao redigir sua cartinha é a gramática. É fundamental que as normas padrões da língua portuguesa do Brasil sejam seguidas.

3. Invista na fragrância

Uma experiência é criada, muitas vezes, ao explorar os sentidos do ser humano. Trabalhando a caixa e escrevendo a carta, você está brincando com o visual. O olfato, por sua vez, pode ser explorado por meio de uma fragrância.

É possível inserir uma pastilha que exale aroma dentro da caixa, borrifar algumas gotas de um perfume que agrade seu público-alvo ou até investir em uma almofadinha com ervas perfumadas, caso você prefira seguir um tema mais artesanal e sustentável no unboxing.

Por mais que seja só um detalhe, todo mundo adora receber um pacote que exala um perfume agradável em casa.

Apenas tome cuidado com o calçado, para que a fragrância não manche ou danifique o material.

4. Insira brindes na caixa

Abrir um produto e deparar-se com outros itens que não eram esperados é uma surpresa agradável para qualquer pessoa. O melhor é que esse brinde não precisa ser algo grandioso. Muitas vezes, o simples também surpreende.

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O brinde é uma forma de surpreender o cliente.

Como exemplo de brindes podemos citar adesivos, chaveiros, pequenos itens decorativos que tenham relação com sua marca (como uma ilustração divertida para colorir, perfeita para lojistas do segmento infantil).

A dica é usar a reunião de brainstorming, parte do planejamento de unboxing, para levantar ideias do que pode ser enviado ao lado do calçado.

5. Envie um cupom de desconto

Como mencionado, é fundamental que o unboxing faça parte de uma estratégia maior, a fim de que traga resultados e que leve o cliente a comprar novamente na sua loja.

Pensando nisso, uma maneira de estimular essa ação é enviar um cupom de desconto junto ao embrulho. Ele pode dar 10% para que a pessoa volte ao site e faça outra aquisição.

A maioria das ferramentas de desconto permitem customizar o texto que será inserido para que o consumidor usufrua do benefício, e uma dica interessante é usar isso a seu favor.

Cupons como “quero mais”, “voltei para comprar” ou “unboxing perfeito” podem funcionar como um gatilho de entretenimento e de desejo na mente do consumidor.

6. Faça ações de fidelização

Outra oportunidade ao estruturar o unboxing experience é separar uma verba para estimular ações de fidelização por meio de um sistema de pontos, por exemplo, ou até usando do elemento surpresa para surpreender o cliente.

Com o sistema de pontos, você estabelece uma ficha de acompanhamento na qual, a cada compra, o cliente recebe uma marcação. Ao atingir, por exemplo, 10 aquisições, o consumidor ganha determinado benefício, como um brinde com valor mais alto agregado — uma bolsa, por exemplo — ou um desconto maior.

Nessa estratégia, a ficha de pontos é compartilhada com o cliente de forma impressa na primeira compra, para que ele também acompanhe quanto falta para que ele usufrua do benefício.

Já o elemento surpresa segue a mesma estratégia, porém o consumidor não recebe a ficha e, automaticamente, não espera pelo benefício. Dessa forma, você o surpreende e trabalha o encantamento.

Com essas dicas de planejamento e de execução, seu unboxing experience certamente será mais estruturado e deixará o consumidor apaixonado pela sua marca.

Como toda ação de fortalecimento de marca, ela pode nem sempre trazer resultados instantâneos. Porém, muitas vezes, é uma das melhores estratégias para fidelizar consumidores no mundo virtual.

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