Marketing e vendas estão entre os setores mais importantes de uma empresa de calçados. Em um mercado cheio de concorrência, saber como fazer uma propaganda de sapatos de grande impacto pode resultar em altos números de faturamento.
Na hora de produzir um anúncio, há vários fatores para considerar, desde a seleção dos produtos, o público-alvo e os canais de distribuição. Se quiser saber mais sobre como realizar essa tarefa, continue com a gente!
O que compõe uma propaganda de sucesso
Um anúncio para venda de calçados ou divulgação de uma loja envolve a combinação de vários fatores. Para impactar os clientes da melhor forma, a propaganda é composta pelos seguintes itens:
- Objetivo
- Design/Arte
- Texto
- Canal de divulgação
Cada um desses elementos carrega a responsabilidade de conversar com o público-alvo, que deve ser o foco de todas as ações de marketing para a loja de calçados.
Dicas para montar uma propaganda de calçados
Depois de entender a estrutura de um anúncio bem feito, vamos para algumas dicas sobre como elaborar uma estratégia efetiva para a criação de propagandas em uma empresa do varejo calçadista.
Escolha os melhores modelos
O primeiro passo na criação de uma propaganda de calçados é a escolha dos melhores produtos para anunciar. Uma estratégia eficiente para essa etapa é analisar os dados do negócio.
Procure verificar, nos últimos meses, quais foram os calçados mais vendidos, ou os modelos que estão parados no estoque e poderiam se beneficiar de uma ação promocional.
Estude o seu público
O público-alvo também deve ser analisado. Entendendo o perfil do consumidor dos calçados da sua loja, a comunicação dos anúncios poderá ser mais assertiva e eficiente.
Saber o que os clientes procuram é fundamental, assim como pesquisar quais tipos de conteúdos eles consomem no dia a dia. Esses dados serão importantes na hora de buscar referências no Design.
Para aprender mais sobre o comportamento do público, um recurso útil são os relatórios de tendência. Algumas instituições, como o Sebrae Inteligência Setorial, divulgam pesquisas de diversos segmentos.
No caso de empresas que trabalham com comércio eletrônico, é possível encontrar materiais em fontes como NuvemShop e o site E-commerce Brasil. A compra online tem a vantagem de recolher dados mais detalhados sobre os consumidores.
Com essas informações, será mais fácil planejar a estratégia das propagandas, a partir do entendimento do que os clientes realmente querem.
Colecione referências e inspirações
O planejamento de uma propaganda exige o envolvimento da equipe de marketing, que deve se manter atualizada sobre as tendências do momento. Uma das atitudes mais eficientes é manter uma coleção de referências.
Esses materiais servem como fonte de ideias para a criação, tanto visual quanto escrita, dos anúncios. Não há limites para esse tipo de coleta, e as pesquisas podem ser tão extensas quanto for possível para a equipe de trabalho.
Uma das ferramentas mais populares para guardar imagens de inspiração é o Pinterest. Com uma conta (gratuita), é possível pesquisar todo tipo de assunto dentro da plataforma.
O resultados são imagens e links para outras fontes. Outra funcionalidade útil é a de salvar imagens de outros sites em pastas do Pinterest. Basta que a foto possua o símbolo da rede social (um P) no canto, para que você consiga guardá-la em seu perfil.
Divulgue nos canais certos
A pesquisa sobre o público vai ser essencial nessa parte. Os canais de distribuição devem ser escolhidos a partir do entendimento de como os seus clientes preferem consumir conteúdo.
As opções são variadas. Entre as mídias digitais, Google e Facebook ditam o padrão dos anúncios, com suas plataformas de divulgação nas redes sociais e buscadores. É possível segmentar pelo tipo de interesse, tornando a propaganda mais certeira.
Uma nova tendência entre o público que utiliza as redes sociais com frequência é a cultura dos influenciadores digitais. Perfis com muitos seguidores no Instagram ou YouTube tornaram-se canais de parceria para divulgação de anúncios.
No campo offline, a propaganda de calçados pode ser veiculada em outdoors, telões, no rádio, na televisão, em revistas, entre outros. Quanto mais popular for o canal, maior será o custo, por isso, é preciso adequar as possibilidades ao orçamento disponível.
Escolha as melhores datas
Para além de selecionar os canais mais eficientes para a divulgação da propaganda, dependendo do tipo de anúncio, é necessário escolher as melhores datas para aumentar ainda mais o potencial de impacto.
Supondo que a intenção seja divulgar uma campanha de Natal, com foco em produtos específicos para o público da loja, a propaganda deve começar com antecedência de algumas semanas, para impactar os clientes enquanto eles estiverem considerando suas opções.
Por outro lado, em um anúncio de Black Friday, por exemplo, talvez seja interessante intensificar o volume de propaganda mais próximo da data. Como se trata de um único dia de promoções, uma loja física precisa atrair os clientes em um momento específico.
Novamente, o que dita a regra geral é o entendimento do perfil de consumo dos clientes da sua loja. Cada situação vai exigir respostas diferentes, e a experiência e a maturidade da empresa contam muito nessa hora.
Defina o objetivo principal da sua campanha
Nem sempre uma propaganda visa vender produtos. Lojas de calçados que abriram a pouco tempo, por exemplo, precisam criar visibilidade entre os consumidores antes de começar, de fato, a colher bons resultados.
Por isso, é importante avaliar suas necessidades antes de criar a propaganda. Além de vendas e de lançamento da loja, podemos citar as campanhas de renovação de coleção, queima de estoque e até uma informando que o estabelecimento está de cara nova após uma reforma.
Importante: não esqueça de analisar os resultados
O sucesso ou fracasso de uma campanha não pode ser garantido, por mais que haja planejamento e execução controlados. Aqui, outros fatores influenciam os resultados, que, muitas vezes, fogem ao controle da organização.
Uma atitude positiva, que pode ser tomada por qualquer empresa que realiza uma propaganda, é analisar com cuidado o desempenho de cada uma das propagandas.
Isso envolve coletar informações sobre quem foi impactado, quais foram os números faturados e quanto foi gasto em cada ação. Essas são informações valiosas e que vão servir de base de conhecimento para a loja.
Com o tempo, os dados ajudarão no planejamento de propagandas melhores e com mais chances de sucesso. Como consequência, os investimentos na divulgação são aplicados de forma mais eficiente e trazem um retorno maior.
Fluxo de criação de uma propaganda de calçados
Depois de todas as dicas, vamos resumir o processo de construção de uma propaganda para a loja de calçados, desde a concepção da ideia até a finalização da divulgação:
1. Planejamento
O momento de reunir o máximo de informações possíveis, sobre o público, os produtos, a época e os canais. Aqui, serão definidos os prazos de produção e distribuição, juntamente com um cronograma das ações de marketing.
2. Criação
Depois de definir tudo o que será feito e analisar os dados coletados, as equipes criativas se encarregam de produzir as peças de divulgação, nas dimensões adequadas para cada mídia de distribuição. O trabalho conjunto de Design e Conteúdo é primordial para que o resultado seja satisfatório.
3. Revisão
Uma etapa de extrema importância é a revisão de tudo o que foi produzido, com o objetivo de não deixar passar nenhum erro, seja ele gramatical ou visual. Uma vez publicado o anúncio, dificilmente haverá espaço para alterações, e as eventuais falhas podem custar caro para a reputação da empresa.
4. Distribuição
Uma vez garantida a qualidade do material, chegou a hora de divulgar a propaganda nos canais escolhidos para distribuição. Dependendo do tipo de mídia, essa etapa vai exigir o contato com terceiros e pode demandar mais tempo, principalmente em veículos offline, como outdoors e revistas. Portanto, o planejamento deve contemplar possíveis atrasos e prevenir esses riscos.
5. Monitoramento
Após a distribuição dos anúncios, é fundamental prestar atenção nos resultados das campanhas. Isso inclui os resultados de alcance, no caso de propagandas digitais, e os números de faturamento e novos clientes, válidos para qualquer tipo de anúncio.
A criação de uma boa propaganda é um desafio que envolve muitos fatores, trabalho e empenho da equipe da loja de calçados. Mais do que isso, é preciso planejamento e cuidado na execução de cada uma das etapas.
Mantendo foco no cliente e na qualidade dos produtos de serviços, a empresa caminhará em direção de campanhas cada vez melhores, sempre buscando as melhores experiências para seus consumidores.
Assim também acontece com o blog da Daniel Atacado. Nosso objetivo principal é trazer os melhores conteúdos para você, lojista de calçados. Sempre que um texto auxiliar em algum ponto na gestão da sua empresa, a missão deste canal estará sendo cumprida.
Para conferir esses conteúdos em primeira mão, se inscreva na newsletter preenchendo o formulário abaixo e receba-os diretamente em sua caixa de entrada.
10 Comments
Comments are closed.