Os benefícios do marketing digital se enquadram em uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Para lojistas de calçados, ele tem papel primordial na atração de clientes e no sucesso das vendas de produtos.
No ambiente online, existe a possibilidade de alcançar um público maior, à medida que a sociedade se torna cada vez mais conectada. Nesse contexto, o marketing digital propõe práticas para otimizar esse processo.
Confira, neste post, as 10 principais vantagens do marketing digital para varejo calçadista!
1. Poder de segmentação
Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de segmentação do público, ou seja, criar ações que atinjam um grupo específico de pessoas, mais qualificadas e com maior potencial de compra do seu produto.
Diferentemente dos meios tradicionais, a Internet oferece diversos mecanismos para a prospecção do “cliente perfeito”. Seja com formulários, newsletters, envio de e-mail marketing e aplicação em mídia paga, é muito mais prático e certeiro apostar em campanhas no ambiente digital.
Vamos supor que você deseja desenvolver uma ação para divulgar o lançamento de uma nova linha de chinelos de tira larga. É possível segmentar os usuários que fizeram pesquisas recentes sobre “como comprar chinelos”, “chinelos de tira larga em São Paulo” ou “loja de chinelos”, por exemplo.
Há a perspectiva de explorar ainda mais, como os últimos sites visitados, o histórico de cliques em anúncios do tipo e, até mesmo, as compras já realizadas na rede. Com todos esses dados, o processo de conversão nas vendas fica mais fácil, já que o direcionamento envolve usuários que precisam do seu produto.
2. Números mais concretos
Um dos grandes benefícios do marketing digital é ter uma maior precisão nos resultados. Ao contrário da inexatidão dos veículos tradicionais, o digital oferece, de maneira mais abrangente, o feedback de suas ações.
Tudo é extremamente mensurável, de acessos diários no seu site e redes sociais até resultados de pessoas impactadas por suas campanhas e ações. Os dados podem ajudar, também, a guiar o planejamento estratégico e os próximos passos da operação.
3. Aproximação com o cliente
O ambiente virtual dispõe de muitos meios e canais para tornar o cliente próximo e engajado. As redes sociais são as melhores alternativas. Crie um perfil nas principais e mais acessadas plataformas de interação, de acordo com as preferências do seu público.
Estabeleça um panorama de como se posicionar nas redes sociais. Defina a linguagem, o conteúdo e a frequência de postagens. O essencial é poder se aproximar ao máximo das pessoas e torná-las engajadas. Instagram, LinkedIn, YouTube e um blog próprio também podem ser canais de forte presença da marca.
4. Alternativas para vender
Se você deseja abrir os horizontes de atuação para sua loja de calçados, o ambiente digital é a possibilidade mais viável. Mesmo que exija um investimento mais elevado, você pode criar um canal de vendas online e flexibilizar ao seu cliente outras formas de comprar os seus produtos.
Em uma loja de calçados, oferecer mais opções de compra pode significar um aumento do alcance e do número de clientes, eliminando as fronteiras físicas do varejo presencial.
5. Automação
Qualquer empresa pode se beneficiar de softwares de gestão, para otimizar processos internos como vendas e estoque, por exemplo. Isso também se traduz no ambiente digital, com ferramentas de automação para o marketing.
Os processos de envio de e-mails, segmentando de acordo com o público-alvo e publicação em redes sociais podem ser auxiliados por softwares, diminuindo o trabalho manual e trazendo agilidade à operação.
6. Experimentação
No marketing digital para varejo, é muito mais fácil mudar de estratégia e testar novos formatos, campanhas de venda e comunicação. Mais do que isso, é possível medir os resultados assim que as mudanças forem realizadas.
Dessa forma, a loja de calçados ganha mais autonomia em suas decisões, planejando ações diferentes e podendo aplicar mudanças de forma rápida e assertiva, sempre buscando atingir o público ideal.
7. Competitividade
Entre as vantagens do marketing digital, para lojas de calçados, a presença online atua como ferramenta poderosa para aumentar a competitividade da empresa, em comparação com seus concorrentes.
Esteja um passo à frente, bem posicionado na rede. Isso fará com que os clientes encontrem a sua marca, e não a do seu concorrente, garantindo mais notoriedade e prestígio para a loja.
8. Custos
Em geral, os custos envolvidos com estratégias tradicionais de marketing possuem um preço maior de entrada. No ambiente digital, para começar a impulsionar anúncios e campanhas de vendas, a margem de valores é mais acessível.
Isso traz grandes impactos em empresas menores, que ainda não atingiram um orçamento consolidado de marketing, permitindo que sejam realizadas ações nas plataformas online.
9. Reputação da marca
O ambiente digital, principalmente o das redes sociais, abre um campo de possibilidades para divulgar, não só os produtos, mas a própria loja, seus valores e princípios.
A criação e divulgação de campanhas sociais e educativas, por exemplo, ajuda a transmitir aquilo que a empresa acredita: sua visão de mundo. A partir daí, constrói-se uma conexão com os clientes, muito valiosa para o reconhecimento e reputação da marca.
10. Visão de mercado
Da mesma forma que a loja pode aplicar ferramentas de marketing digital, os concorrentes não vão ficar de fora. E isso é, também, uma oportunidade para analisar o mercado.
Monitore as atividades de seus principais concorrentes no ambiente digital. Isso ajuda a traçar um panorama geral do mercado no qual a empresa está inserida. E, por meio dos meios de comunicação utilizados por outras empresas, também é possível conhecer mais o público, ao perceber como ele interage nas seções de comentários.
Os benefícios do marketing digital para lojas de calçados atuam nos pontos principais do sucesso nas vendas. Essa é uma oportunidade de experimentar novos formatos e, com todo o cuidado, testar novas estratégias de negócio.
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