Daniel Atacado Blog

Marketing de influência: como aplicar na loja de calçados?

Com o avanço das tecnologias, as formas de divulgar os negócios também se modificaram. Nesse contexto, o marketing de influência é uma das possibilidades, pois ele é capaz de oferecer muitas vantagens à empresa.

Para as lojas de calçados, pode-se aproveitar a imagem e a voz de influenciadores digitais para apresentar a marca. Logo, a estratégia ajuda tanto lojas físicas quanto vendas online.

Quer saber mais sobre o marketing de influência e como ele se aplica à loja de calçados? Confira, a seguir!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é a abordagem baseada em ações em parceria com pessoas influentes ou prestigiadas entre o seu público-alvo. Desse modo, elas contribuem para as decisões dos clientes em favor de quem contrata a colaboração.

Os chamados influenciadores — ou influencers — constroem uma relação de confiança com o público, demonstrando as experiências reais com os produtos. Para isso, as campanhas podem ocorrer de duas formas:

  • mídia paga: o influenciador recebe para fazer a campanha da loja, do produto ou de um grupo de produtos — por exemplo, uma nova coleção;
  • mídia conquistada: a divulgação ocorre sem remuneração do influenciador. Ele pode se beneficiar de outras formas, como a criação de conteúdo exclusivo para o público, o acesso a eventos etc.

As parcerias são relevantes para a loja, pois ela compartilha a credibilidade do influenciador junto aos consumidores. Ainda, a marca alcança o público certo, impulsionando a sua imagem ao usar esse tipo de marketing.

Como aplicar na loja de calçados?

Após conhecer o marketing de influência, é o momento de descobrir como ele é aplicado na loja de calçados. Confira!

Escolha os momentos adequados para a parceria

Para obter bons resultados, determine as oportunidades adequadas para firmar as parcerias. Imagine, por exemplo, que um influenciador convida as pessoas para a sua loja quando o estoque precisa ser reposto e os clientes não encontram os itens que procuram.

Nesse caso, em vez de ajudar, a campanha prejudica a empresa, deixando uma imagem negativa para o público. Portanto, selecione os períodos certos para realizar o marketing de influência.

Selecione os influenciadores que mais fazem sentido para o negócio

Tão importante quanto o momento certo é escolher os melhores parceiros. O público dessa pessoa precisa ser o mesmo que você deseja atingir. Considere também que nem sempre é necessário contratar grandes influenciadores para aplicar a estratégia.

Nano e microinfluencers podem oferecer excelentes resultados se o trabalho for realizado de forma adequada. Lembre-se de olhar não somente o número de seguidores, mas também o engajamento e a reputação do parceiro.

Tenha um plano de marketing pronto

Por fim, tenha um planejamento de marketing concreto. A empresa deve demonstrar ao parceiro quais pontos precisam ser ressaltados na loja, produto ou coleção, verificando se ele concorda com a proposta.

A razão é que deixar a definição da campanha por conta do influenciador abre margem para que ele se comunique com seus seguidores de forma diferente da que sua empresa deseja. Portanto, saiba o que você pretende com a parceria e tenha um plano de como ela precisa acontecer.

Entendeu como aplicar o marketing de influência em sua loja de calçados? Essa é uma forma de se aproximar do público e impulsionar os resultados do negócio. Mas o processo deve ser feito estrategicamente para funcionar e trazer mais clientes.

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