Independentemente da área de atuação, empresas que dependem do comércio para se manter no mercado, precisam constantemente avaliar e acompanhar os processos e métodos de vendas.
Para um crescimento saudável e contínuo, entender o que afeta, tanto positivamente quanto negativamente, a performance dos times de vendas é essencial. As metas, ajudam e incentivam os vendedores a atingir os objetivos finais, porém, como aumentar o faturamento da empresa sem gerenciar os esforços da equipe?
As métricas auxiliam no constante esforço para melhorar os processos internos, ajudando a aumentar o faturamento de seu negócio. Confira oito passos para aumentar a produtividade de vendas, baseados nos pilares desse conceito!
1. Compreenda a produtividade da equipe
Para traçar estratégias assertivas e eficazes é preciso compreender o rendimento da equipe. Para um gestor responsável, o desempenho ideal tem como foco a geração de vendas a partir de menos esforços.
A produtividade em vendas envolve eficiência, eficácia e volume, podendo ser mensurada de diversas formas. Veja as principais:
- Alcance das metas: além dos objetivos da empresa e as metas da equipe, é importante acompanhar as metas individuais, a fim de compreender quais as dificuldades e habilidades dos colaboradores. Para isso, é preciso que os objetivos sejam claros e palpáveis.
- Ticket médio por vendedor: calcular o ticket médio de cada funcionário é essencial para visualizar quanto cada um está vendendo. Desse modo, é possível entender quais são os perfis de vendedores e como eles podem ser gerenciados, com o intuito de melhorar qualidade de atendimento e a produtividade.
- Vendas de mix de produtos: na hora da venda, por se sentirem mais confiantes, muitos vendedores recorrem somente a produtos específicos, esquecendo do restante do mix. Portanto, esse indicador irá mostrar o que está sendo mais vendido, auxiliando também na gestão de produtos que estão parados no estoque.
2. Crie um perfil de vendedor ideal
Diversos fatores influenciam a competência de um bom vendedor. Profissionais que possuem diferentes conhecimentos e habilidades, por exemplo, podem não mostrar atitudes proativas ou vice-versa.
Por isso, o primeiro passo é desenvolver um perfil de vendedor ideal, com características primárias e secundárias, que irão servir como base para a gestão de equipes e para a seleção de colaboradores na empresa.
3. Desenvolva as capacidades individuais e coletivas
Através das métricas para medir a produtividade em vendas e com base no perfil de vendedor ideal, as habilidades, conhecimentos e atitudes dos vendedores devem ser aprimoradas.
Portanto, invista em cursos, treinamentos e participações em eventos, mantendo os funcionários motivados, com o propósito de alcançar novos saberes de mercado e experiências na área de vendas.
4. Estabeleça um processo de venda claro e objetivo
Empresas que possuem um processo de vendas com métodos claros e objetivos apresentam, além de uma maior previsibilidade de faturamento, uma técnica de venda mais rápida e assertiva. Portanto, o caminho a ser seguido deve estar estabelecido previamente para a equipe, alinhado juntamente com os objetivos da empresa.
A dica é padronizar os processos, desde as estratégias adotadas até as práticas esperadas para a execução. Os procedimentos a serem seguidos irão ajudar, também, no processo de onboarding de novos colaboradores.
5. Reestruture os processos
Muitos fatores influenciam a maneira que os projetos são desenvolvidos nas empresas. Por isso, compreender as forças e fraquezas da organização é fundamental para estabelecer caminhos sólidos para um crescimento contínuo.
As mudanças do mercado, acompanhadas de oportunidades e ameaças, também afetam esses processos, que devem ser reestruturados quando for necessário.
6. Estude os produtos
Os produtos ou serviços oferecidos pela empresa devem ser estudados pelos vendedores, para que todos estejam igualmente capacitados para realizar a venda. Saber como abordar as características, vantagens e sugerir possíveis usos é essencial para que se sintam seguros para vender todos os itens do mix de produtos.
7. Automatize processos
Com o avanço da tecnologia, é possível investir em plataformas e ferramentas eficazes que automatizam e ordenam processos, economizando tempo e dinheiro.
A plataforma online de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo, contribui para todo o processo de venda, desde a prospecção de clientes até o fechamento da compra.
8. Incentive o trabalho em equipe
Um ambiente de trabalho saudável vai além de um espaço físico amplo. Para estimular o trabalho em equipe, crie ações e eventos especificamente para a integração dos membros.
Reconheça o trabalho e celebre o sucesso de cada colaborador, identificando a contribuição individual para o crescimento dos projetos em equipe.
É preciso que cada colaborador compreenda sua própria habilidade e dificuldade e, ao mesmo tempo, visualize as qualificações do outro. O trabalho em equipe gera ótimos resultados quando cada funcionário contribui com suas melhores competências.
Existem diferentes formas de aumentar a produtividade em vendas, por isso, a dica é continuar se atualizando e acompanhando conteúdos relevantes sobre gestão de negócios.
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