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Sortimento de produtos: o que é e como definir?

Gerenciar um empreendimento envolve muitas etapas e decisões. Entre as escolhas importantes no negócio está o sortimento de produtos, você sabe o que é esse processo? Entender o conceito e como aplicá-lo é fundamental para atender às necessidades e desejos dos clientes.

Um sortimento eficiente é importante para utilizar bem os recursos da empresa. Ele abrange não apenas o capital, mas também o gerenciamento do espaço e, se houver funcionários, o trabalho da equipe.

Quer saber mais sobre essa etapa do negócio e como obter sucesso nela? Confira, nas próximas linhas, as principais informações sobre o tema!

O que é sortimento de produtos?

O sortimento de produtos consiste na variedade de itens ou serviços oferecidos por uma empresa em seu catálogo ou linha. Desse modo, ele representa a seleção estratégica e organizada de produtos disponíveis para venda.

A definição bem-sucedida do sortimento oferece benefícios importantes para o seu negócio, como:

  • satisfação do cliente;
  • aumento do potencial de vendas;
  • melhor aproveitamento dos recursos;
  • elevação da rentabilidade;
  • fidelização dos clientes;
  • maior competitividade no mercado.

Como definir o sortimento de produtos?

Agora que você já sabe o que é o sortimento de produtos, é hora de entender como obter êxito na sua definição. Veja dicas!

Conheça o perfil da loja

Para selecionar os produtos, primeiramente, é necessário compreender a identidade da sua loja. Você deve ter clareza sobre a sua proposta de valor, missão e visão. Dessa forma, será possível determinar quais produtos se alinham melhor com a imagem que a loja deseja transmitir.

Estude o seu público

O segundo procedimento a ser adotado na hora de definir o sortimento é a avaliação do seu público-alvo. Observe o perfil demográfico, comportamental e as preferências de compra dos clientes.

Para isso, realize pesquisas, analise os dados de vendas e interaja com os consumidores para compreender seus desejos e necessidades. Esse passo permitirá uma escolha mais precisa dos produtos que têm maiores chances de atrair e atender às demandas do seu público-alvo.

Analise o mercado

Fatores externos impactam o seu catálogo, afinal, ele deve estar alinhado com o mercado. Assim, conheça as tendências e a concorrência. Observe quais produtos estão em alta, aqueles que estão saturados e os que têm potencial de crescimento.

Identifique nichos de mercado que ainda não estão sendo explorados e considere como sua loja pode se posicionar estrategicamente nesses espaços. O procedimento deve sempre respeitar o seu perfil e o público, considerados anteriormente.

Verifique a capacidade do negócio

Por fim, observe a capacidade financeira, logística e operacional da sua empresa. Veja se a infraestrutura atual é capaz de suportar o novo sortimento proposto, entenda os custos envolvidos na aquisição, armazenamento e gestão dos produtos.

Ainda, é necessário se certificar de que a equipe está preparada para lidar com a introdução ou expansão dos novos itens. Esse passo é essencial para a estratégia ser bem-sucedida.

O sortimento de produtos é um processo fundamental para o sucesso do empreendimento, indicando o portfólio ideal para um negócio. Aproveite as dicas e realize uma definição eficiente do catálogo.

Como você pode imaginar, o êxito no sortimento também depende de bons fornecedores. Aproveite e conheça o Daniel Atacado e veja como podemos ajudar a impulsionar os seus resultados!