Oferecer uma variedade de produtos que atenda às expectativas dos clientes é uma estratégia que requer planejamento. Afinal, essa diversidade pode resultar em fidelização de clientes, consolidação no mercado e aumento no alcance dos consumidores.
Por esse motivo, saber a importância de fornecer um mix completo de itens na sua loja pode ajudar a ampliar o negócio. Então se você ainda conta com um estoque limitado, vale a pena continuar a leitura.
Neste artigo, você aprenderá por que oferecer uma boa variedade de produtos na sua loja — tanto virtual quanto física. Confira!
O que é mix de produtos?
O mix de produtos é a variedade de itens que a sua loja oferece aos clientes. Ele é utilizado para ampliar a gama de opções disponíveis ao comprador e, com isso, aumentar as vendas online e em lojas físicas.
Um exemplo de mix de produtos é o de uma loja de sapatos que oferece aos consumidores a possibilidade de adquirir meias e itens para conservar os calçados. Nesse caso, a empresa identificou uma demanda que pode servir como complemento à sua oferta principal.
Qual é a importância de ter um bom mix de produtos?
Como você viu, ter um bom mix de produtos permite atender a diferentes preferências e necessidades dos consumidores. Logo, um dos principais motivos para oferecer uma variedade de itens é a possibilidade de potencializar o lucro do negócio.
Para atingir esse objetivo, você deve priorizar a qualidade do seu mix. Afinal, se os compradores entenderem que os itens que você vende são melhores que os disponíveis no mercado, a tendência é que eles prefiram comprar na sua loja.
Desse modo, ter uma boa variedade de produtos também é importante para:
- melhorar a experiência de compra;
- reduzir a dependência de um ou poucos produtos;
- fidelizar o cliente;
- obter vantagem competitiva no mercado.
Como contar com variedade de produtos no seu negócio?
Após saber a importância de ter um bom mix de produtos na sua loja, é hora de entender como montar essa variedade de itens. O primeiro passo é avaliar o histórico de vendas e identificar os padrões de consumo.
Depois, é válido ter atenção ao que os concorrentes estão oferecendo. O objetivo não é copiar, mas desenvolver um olhar crítico sobre as alternativas disponíveis no mercado. Se você perceber que um item se destaca em seu nicho, procure identificar o seu diferencial.
Outro ponto relevante é compreender as expectativas e necessidades dos seus clientes. Assim, você pode oferecer produtos mais alinhados aos que eles precisam ou desejam comprar.
Por fim, é fundamental contar com um fornecedor que ofereça diversas opções de produtos, marcas e lançamentos, como a Daniel Calçados. Além de trabalhar exclusivamente com a empresa Grendene, a atacadista oferece preços competitivos, entrega confiável e prazos de pagamentos compatíveis com o mercado.
Ao saber a importância de oferecer uma variedade de produtos na sua loja, fica mais fácil buscar estratégias para atingir esse objetivo. Dessa forma, você pode atrair e fidelizar clientes para aumentar as vendas e expandir seu negócio.
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