Caminhão no meio da estrada.
Dicas ao Lojista

Fornecedor de calçados no atacado: como escolher?

Banner para a página de download do kit de planilhas de gestão da Daniel Atacado.

Saber escolher corretamente o fornecedor de calçados no atacado garante que o lojista será capaz de oferecer os melhores produtos, com preços justos e atraentes para seus clientes.

No entanto, o processo de seleção pode se tornar um desafio, uma vez que a quantidade de opções é grande. Dessa forma, é recomendado tomar alguns cuidados para evitar maus negócios.

Para ajudar a sua loja a encontrar os melhores fornecedores do mercado, reunimos algumas dicas práticas que podem ser aplicadas de forma simples e rápida. Boa leitura!

Como funciona a compra de calçados para revenda

Comprar calçados no atacado significa trabalhar com grandes quantidades, o que resulta em preços mais baixos. Os lojistas de calçados podem encontrar essas opções de compra em três formatos principais.

Direto da fábrica

A grande maioria das fábricas de calçados atendem os varejista diretamente, mas eles exigem uma quantidade mínima por produto para efetivar o pedido, dificultando o processo para o pequeno comerciante.

Distribuidores

Possuem uma equipe de vendas em campo, que vai até o lojista para apresentar os produtos e fazer os negócios. Os distribuidores trabalham com frota própria para fazer as entregas e costumam ter um prazo de pagamento mais flexível. No entanto, o preço dos produtos é elevado, pois já está embutido o custo de entrega e prazo estendido.

Atacadistas

As empresas que vendem no atacado não possuem equipe de vendas em campo, mas contam com um show room e amostras de todos os produtos comercializados, além da loja online. Nesse modelo, todos os produtos estão disponíveis à pronta entrega, podendo ser retirados no ato da compra.

Para as entregas, o atacado usa transportadoras terceirizadas, que o cliente pode escolher entre as opções com preços variados. Dessa forma, o preço dos produtos comercializados apresenta valor mais acessível, pois não está incluso frete, tampouco os custos de visita do vendedor.

Vale destacar que cada empresa vai ter suas próprias regras para compra no atacado, no que se refere às quantidades mínimas, numeração e frete, entre outras particularidades. Por isso, para saber como e onde comprar sapatos no atacado, cada loja precisa analisar suas necessidades no momento.

Dicas para escolher fornecedores

Quando uma loja está procurando por fornecedores, os fatores preço, qualidade e disponibilidade precisam ser equilibrados de acordo com as capacidades do negócio. Entre pesquisas de custo, materiais utilizados nos produtos e condições de compra, o foco deve ser sempre na satisfação dos clientes.

Banner para o post sobre polos calçadistas do Brasil.

Pesquise sobre a empresa

Uma das maiores vantagens da internet é a facilidade em realizar pesquisas. Quando estiver em busca de fornecedores de calçados, o primeiro passo é procurar o máximo de informações sobre as empresas candidatas.

Pessoa fazendo uma busca no Google em um notebook.
O Google é um bom lugar para começar a pesquisar informações sobre possíveis fornecedores de calçados no atacado.

A grande maioria das empresas brasileiras possui presença online. Portanto, as informações principais não devem ser complicadas de apurar, como a localização da sede de distribuição (importante para cálculo de impostos interestaduais), o ano de fundação e os valores, por exemplo.

No caso de negócios que contam com sites de comércio eletrônico, já será possível verificar os preços dos produtos e simular os orçamentos e custos que a loja teria, caso optasse por comprar com essa empresa.

Se a loja ainda não levantou os nomes dos possíveis fornecedores, a internet também é uma opção para encontrar empresas novas. Uma simples pesquisa no Google pode ser o primeiro passo.

Outra alternativa são as feiras de calçados, que acontecem nos principais polos calçadistas e reúnem fornecedores de todo o Brasil, mostrando suas novas coleções. Esses também são ótimos locais para encontrar novas empresas para fazer negócio.

Banner para o post sobre as feiras de calçados no Brasil.

Verifique a qualidade dos produtos

Como já foi dito, o foco das ações de uma loja de calçados deve estar sempre na satisfação de seus clientes. Portanto, um ponto essencial é verificar se os produtos oferecidos por aquele fornecedor são de qualidade.

Entre em contato com a empresa para levantar informações sobre os materiais, sobre os processos de fabricação e, inclusive, sobre como os itens são armazenados no estoque e transportados.

Essas preocupações vão garantir que os consumidores da loja sempre recebam calçados de qualidade, além de afirmar a reputação do negócio e sua confiabilidade no mercado.

Veja o que os clientes estão achando

Para além das informações principais, é importante prestar atenção na opinião que os clientes daqueles fornecedores têm sobre os produtos e serviços. Comentários nas redes sociais são a forma mais rápida de analisar esses comportamentos.

Sites como Reclame Aqui também registram reclamações, assim como o modo como as empresas resolveram os problemas, com notas para a qualidade do atendimento prestado.

Se um fornecedor não tiver boas recomendações de seus clientes, optar por fazer negócios com ele pode ter um risco maior.

Avalie as condições de compra

Muitas vezes, mesmo com bons produtos, um fornecedor não proporciona flexibilidade nas condições de compra, como parcelamento, frete descontado ou quantidades mínimas atraentes.

Portanto, é fundamental verificar se a empresa oferece as condições que a loja precisa para tornar a loja rentável. A negociação de termos e o bom relacionamento entre os vendedores de ambas as partes conta muito nesse momento.

Pagamento sendo realizado por uma máquina de cartões.
É importante verificar se as condições de pagamento são adequadas para o orçamento da loja.

Daniel: atacadista de calçados

Depois das dicas sobre como trabalhar para encontrar os melhores fornecedores de calçados, vamos apresentar um pouco mais sobre a Daniel Atacado, distribuidora exclusiva de calçados Grendene.

Banner para o kit de planejamento anual para lojistas.

Conectando grandes marcas a grandes lojistas, a Daniel proporciona uma plataforma de e-commerce estruturada e pronta para atender todas as necessidades de seus clientes.

As páginas dos produtos possuem descrições completas, e os lançamentos são organizados de forma simples, para que os lojistas possam trabalhar os produtos mais recentes em suas prateleiras.

As caixas de cada modelo vêm equipadas com 12 pares em numerações variadas, para facilitar a vida dos lojistas. O vídeo a seguir explica um passo a passo de como comprar no site:

Com frete grátis para compras acima de R$ 4.000, descontos para pagamento no boleto e parcelamento no cartão em até quatro vezes sem juros, a Daniel é uma ótima opção para comprar calçados no atacado para revenda.

Clique no banner e confira as coleções do site!

Banner para o site da Daniel Atacado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *