As métricas de vendas são informações que permitem que o lojista acompanhe o desempenho do estabelecimento. A partir desses indicadores, é possível analisar resultados e tomar decisões estratégicas para o crescimento do negócio.
Para isso, as métricas podem trazer dados sobre a performance da equipe de vendas, por exemplo. Dessa forma, ao entender como funcionam os indicadores de vendas e aprender a acompanhá-los, é possível melhorar o seu desempenho e a experiência de compra dos seus clientes.
Quer conhecer 4 das principais métricas para acompanhar no varejo? Então continue a leitura e- entenda como interpretá-las e otimizar suas estratégias!
1. Vendas totais
A receita total de um estabelecimento é o indicador básico que mede a quantidade de vendas feitas em determinado período. Portanto, a métrica de vendas totais representa uma visão ampla do desempenho geral das negociações.
Nesse caso, se o número for baixo, é preciso avaliar formas de aumentar as vendas. Essa é uma das fórmulas mais simples, bastando multiplicar o número de vendas pelo período analisado (por exemplo, 30 dias).
2. Ticket médio
Essa métrica representa quanto seus clientes gastam, em média, em compras na sua loja. Logo, o ticket médio revela se os consumidores compram produtos mais caros ou em maiores quantidades, por exemplo. Se esse indicador está baixo, é importante adotar estratégias para aumentar as vendas.
Ainda é possível comparar as vendas em épocas determinadas e entender quando a demanda aumenta — como ocorre em datas comemorativas — ou diminui. Para calcular, basta utilizar a seguinte fórmula:
Ticket médio = Receita total / Número de vendas
3. Taxa de conversão de vendas
A taxa de conversão indica o número de pessoas que efetiva a compra em comparação aos visitantes da loja. Assim, é um indicador importante para lojas físicas e e-commerces. Ao analisar essa taxa, é possível ver o desempenho da equipe de vendas e identificar a real movimentação da loja. Confira a fórmula:
Taxa de conversão = Número vendas fechadas / Número total de visitantes
4. Custo de aquisição de clientes (CAC)
Os custos referentes à conquista de clientes também devem ser considerados entre as métricas de vendas para analisar seu desempenho. No caso do CAC, a métrica representa o valor investido para adquirir cada novo cliente.
Por isso, ela pode indicar se a estratégia de marketing está eficiente ou não. A fórmula é:
CAC = Investimento em marketing e vendas / Número de novos clientes
Associado ao CAC, existe o custo por clique (CPC), que indica o quanto foi gasto para obter um clique no seu anúncio. Ao dividir o custo dos anúncios pela quantidade de cliques, você terá o número de visitantes no seu e-commerce, e se é preciso investir mais nessa área.
Neste conteúdo, você conheceu as 4 principais métricas de vendas para acompanhar no varejo. Ao analisá-las, o lojista obtém uma visão ampliada da empresa para criar estratégias a fim de melhorar a satisfação dos clientes. Por isso, vale a pena seguir esses indicadores para aumentar o desempenho da loja, combinado?
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