O segmento calçadista é o que mais cresce no país. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o setor faturou, só no Brasil, R$ 20,8 bilhões em 2016.
Pouco mais de 8 mil estabelecimentos de calçados foram responsáveis pela fabricação de quase 900 milhões de pares e por mais de 350 mil postos de trabalho. As exportações foram superiores a R$ 1 bilhão.
Para aproveitar a solidez do mercado, é fundamental que lojas de calçados planejem e executem ações de venda em seus estabelecimentos. Porém, pouca importância têm se dado ao planejamento estratégico no varejo, resultando em uma perda de público para as lojas de departamento.
Se você ainda tem dúvidas do que fazer e como alavancar as vendas no varejo calçadista, confira algumas ideias de ações de vendas!
Ofereça descontos progressivos
Uma ação de venda que pode ser integrada à sua loja são os descontos progressivos. Esses mecanismos de impulso sugerem ao consumidor que, quanto mais produtos ele comprar, mais ele vai sair em vantagem por pagar mais barato.
É uma troca em que os dois saem ganhando: lojista e consumidor. O primeiro, por criar uma espécie de fidelização com a clientela, e o segundo, por adquirir os calçados e poder pagar menos por isso.
Para exemplificar, os descontos progressivos podem ser empregados da seguinte maneira:
Até 3 pares – Desconto de 10%
4 a 6 pares – Desconto de 15%
Mais de 8 pares – Desconto de 25%
Para não causar confusão no consumidor, ilustre em valores reais:
1 unidade – R$ 50,00 (valor original)
4 unidades – R$ 45,50 (cada par)
6 unidades – R$ 41,50 (cada par)
Crie promoções para numerações ou modelos pouco vendidos
Você já deve ter ouvido que “estoque parado é dinheiro parado”, certo? Essa é uma grande verdade no universo dos calçados! Se não há rotatividade entre prateleira e estoque, é sinal que as estratégias estão equivocadas.
Na sua loja de calçados existem modelos ou numerações esquecidas e que não são vendidas? Você também precisa de uma ação para isso.
Não é só abaixar o preço. Para alavancar as vendas no varejo calçadista, você também pode:
- mudar a abordagem de venda sobre o produto;
- deixá-lo em evidência na vitrine;
- fazer um trabalho de divulgação;
- oferecê-lo junto aos kits de produtos.
Lembre-se: um bom planejamento e controle de estoque são fundamentais para evitar esse tipo de problema. O lojista deve entender a importância em conhecer e acompanhar o mercado, ter um bom relacionamento com fornecedores, estar ciente das limitações financeiras da loja e também das sazonalidades do segmento. Desse modo, você economiza recursos e mão de obra.
Disponibilize combos de produtos
O “compre um e leve dois” ainda faz bastante sucesso no varejo. Os kits e combos de produtos causam maior interesse no consumidor por apresentarem uma vantagem única e exclusiva.
Uma boa estratégia é unir um produto que sai bastante e outro que está parado no estoque. Faça questão de evidenciar o preço do kit e também dos valores unitários de cada produto. Dessa maneira, o cliente sente necessidade em aproveitar a vantagem.
A margem de lucro vai ser comprometida? Não necessariamente. Lembre-se que a ação pode possibilitar um alto fluxo de pessoas em sua loja e a saída de produtos que estão parados no estoque. Porém, lembre-se também de vender os produtos separadamente. O consumidor tem o direito de comprar os itens unitários de cada combo.
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