A jornada do cliente pelo funil de vendas tem sido cada vez mais ressignificada graças às novas tecnologias. Atualmente, lojas físicas precisam estar presentes nas redes sociais, entendendo o básico sobre cada uma delas, e conhecendo, por exemplo, como fazer vendas pelo WhatsApp.
O marketing digital e suas estratégias tornaram possível que os consumidores pesquisem sobre os comércios em diferentes plataformas online, compartilhando informações de forma rápida e fácil.
Segundo uma pesquisa realizada pela Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos usuários buscam informações online antes de comprar em lojas físicas. Dentre eles, 32% têm o costume de pesquisar sobre roupas e acessórios – como calçados.
Com isso em mente, estar disponível para responder mensagens, estabelecer contato e até realizar vendas pelo WhatsApp pode trazer ótimos resultados para sua loja.
Para te ajudar a estruturar sua logística e organizar o processo de atendimento online, separamos algumas dicas de como vender no WhatsApp que podem ser seguidas de forma simples. Continue a leitura e confira!
Por que vender pelo WhatsApp?
Segundo um relatório lançado pela consultoria App Annie, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros mensalmente, seguido pelo Facebook, pelo Messenger e pelo Instagram.
Em 2018, pesquisas feitas pelo IBGE demonstraram que o número de aparelhos celulares superou o número de habitantes no Brasil. Na época, estavam ativos 220 milhões de celulares no país, contra 207,6 milhões de habitantes.
Com tantas pessoas utilizando o aplicativo, é possível afirmar que os clientes da sua loja também fazem isso, assim como você. Com o crescimento do app e percebendo os desdobramentos do marketing digital, logo foi lançada uma versão especialmente para empresas.
É importante, no entanto, ressaltar que, como toda ação de vendas, entender como vender pelo WhatsApp requer planejamento. Por isso, fique atento às boas práticas.
Como vender calçados pelo WhatsApp?
Iniciar as vendas pelo app pode até parecer complicado. No entanto, orientado por um bom passo, todo trabalho se torna mais simples. Siga essas dicas e, com certeza, você desenvolverá ótimas ações!
1. Utilize o WhatsApp Business
No dia a dia e no nosso celular pessoal, temos uma versão do WhatsApp que não é a mais indicada para lojistas e empresas. Por isso, foi lançada a versão Business do app, que é completamente gratuita e está disponível para Android e para iOS.
Utilizando-o, você passa mais credibilidade ao cliente, que consegue identificar facilmente que está em contato com uma conta comercial. Além disso, é possível inserir informações relevantes ao usuário, como o endereço da loja, horário de funcionamento, site – se houver – e segmento de atuação.
Todos esses campos podem ser preenchidos ao criar a conta ou acessando as configurações nos três pontinhos encontrados no canto superior direito. É importante que as informações sejam inseridas para passar confiança ao cliente.
Além disso, ao criar sua conta, certifique-se de que possui um número apenas para sua loja, para que não haja confusão entre seu telefone pessoal e o do comércio.
2. Facilite o trabalho com o WhatsApp Web
Não é por que estamos falando de um aplicativo que nasceu no celular que ele deve ficar restrito a ser utilizado dessa forma! A versão para web do WhatsApp é gratuita e pode facilitar muito o trabalho com a ferramenta, já que no computador a navegação multi-telas e a digitação são mais confortáveis.
O espaço de armazenamento do computador também é consideravelmente maior do que o celular, então faz muito mais sentido utilizá-lo para guardar todas as imagens dos produtos que podem ser necessárias a qualquer momento durante uma venda.
3. Separe pessoas da equipe para o atendimento
Muitas pessoas pensam que vender no WhatsApp é fácil, que “é quase igual conversar” e que, por isso, a função pode ser distribuída de qualquer jeito — mas não é assim que funciona. Para garantir a organização e a excelência no atendimento e, é claro, evitar a sobrecarga dos colaboradores da empresa, separe uma equipe (ou mesmo uma pessoa, tudo depende do tamanho da sua loja e da demanda) específica para esse trabalho.
É importante também treinar essa equipe e passar todas as diretrizes necessárias, desde a linguagem que deve ser utilizada ao tempo ideal de resposta. Atendimento pelo WhatsApp é coisa séria!
4. Peça autorização dos clientes
Com o WhatsApp Business criado, é hora de pedir permissão aos seus clientes para utilizar o número de contato deles dentro do canal de atendimento.
Enviar uma mensagem sem a autorização do consumidor pode, inclusive, resultar em processos e encargos legais para a loja de calçados, como consta na atualização da Lei nº 13.709/18 sobre proteção de dados em meio virtual.
Portanto, antes de enviar uma mensagem para o consumidor, assegure-se de que ele está de acordo com isso ao captar os dados, seja presencial ou virtualmente. Ao fim do texto, serão apresentadas dicas para captar novos clientes na internet.
5. Use o status do WhatsApp
Aproveite cada espaço da ferramenta para apresentar a imagem da sua marca, com o objetivo de torná-la o mais informativa e profissional possível. O status do WhatsApp funciona como o Stories do Instagram, e você pode aproveitá-lo para divulgar informações sobre produtos e promoções e transformá-lo em mais um aliado nas vendas.
Tome cuidado, no entanto, com o exagero, que pode ter o efeito oposto e afastar consumidores, ao invés de atraí-los: ninguém quer receber dezenas de atualizações todos os dias em seu aplicativo de mensagem, certo? Utilize a ferramenta com parcimônia!
6. Crie listas de transmissão
As listas de transmissão são uma das ferramentas do WhatsApp que permitem o envio de mensagens para diversas pessoas ao mesmo tempo. A maior diferença entre elas e os grupos está no fato de que, na lista, os clientes recebem o que foi digitado como uma conversa particular.
Na hora de vender pelo WhatsApp, é indicado dar preferência às listas de transmissão, já que cada um recebe a mensagem e responde apenas para você.
Em grupos, todos podem interagir, dar opiniões e até mandar mensagens que não se relacionam com o propósito do canal, o que atrapalha diretamente sua organização e seu contato com os usuários.
Por isso, crie uma ou várias listas, como de novos clientes e consumidores fidelizados, e encaminhe a mensagem nela. A resposta chegará individualmente na sua caixa de mensagens, e você consegue responder de forma personalizada e sem deixar passar nenhuma dúvida ou comentário.
Para criar a sua lista de transmissão, clique nos três pontinhos do canto superior direito e acesse Nova transmissão. Selecione os contatos que irão fazer parte e dê um Ok.
Você pode editar participantes e o nome acessando as informações da lista, que se parecem bastante com as de um grupo. Pense em conjuntos de contatos estrategicamente, a fim de aumentar suas vendas e gerar um contato de sucesso.
7. Use as etiquetas para organizar as mensagens
Outra função muito útil do WhatsApp Business são as etiquetas, uma forma de você organizar sua lista de contatos com cores para otimizar o trabalho.
Para utilizá-las, basta selecionar uma mensagem e clicar no ícone, localizado no menu superior. Selecione Nova etiqueta caso queira criar uma do zero ou clique nas opções disponibilizadas pelo app.
Ao marcar uma mensagem, ela irá para a seção de Etiquetas, acessível nos três pontinhos do menu superior. Essa ferramenta permite visualizar rapidamente clientes com problemas no pedido, novos consumidores, pessoas com pagamentos pendentes e muito mais, de acordo com a sua necessidade de organização.
Quando a classificação do usuário for alterada, basta abrir a mensagem e selecioná-la novamente para remover a etiqueta – por exemplo, quando um novo cliente faz sua primeira compra, deixa de ser parte desse conjunto.
8. Ofereça conteúdos relevantes
Ao enviar uma mensagem pelo WhatsApp Business, cuide para não encaminhar apenas promoções ou textos focados em vendas. É importante criar um relacionamento com o cliente, afinal, é esse o propósito do canal.
Portanto, envie mensagens de lançamento, inspirações para consumidoras adolescentes e construções como “Olha o que chegou! Lembrei de você.” para clientes que você já tem um vínculo. Dessa forma, humaniza o atendimento online e cria um laço mais próximo com a pessoa.
É importante, também, se atentar aos silêncios. Caso o consumidor não responda, respeite o tempo e não fique enviando inúmeras mensagens, pois isso pode afastá-lo.
9. Faça um cronograma de mensagens
Para não se perder nas atividades diárias, na comunicação com o cliente e na divulgação das estratégias, criar um cronograma de mensagens que serão enviadas pelo WhatsApp é uma forma de manter a organização.
Tente definir períodos do dia e horários para entrar em contato com os consumidores, além do assunto a ser tratado em cada uma das mensagens. Planejar tudo isso com uma semana de antecedência, por exemplo, é uma forma de começar a segunda-feira com tudo em ordem.
Outro ponto importante para levar em consideração na hora de vender pelo WhatsApp são as datas comemorativas que acontecem durante o ano. Antes do Dia das Mães, por exemplo, você pode fazer uma trilha de mensagens promovendo certos calçados, enviando promoções e criando textos que se relacionem com o feriado.
Essa é uma forma de usar os dias do mês a seu favor e de criar conteúdos que de fato sejam relevantes e chamem a atenção do consumidor.
10. Pense estrategicamente em outras redes sociais
O conceito de omnichannel se torna cada vez mais forte no mundo do marketing digital e significa, basicamente, o desenvolvimento de uma estratégia em que todos os canais de vendas se conectam entre si.
Por isso, ao vender pelo WhatsApp, é interessante que as ações sejam alinhadas com o Facebook e com o Instagram. Divulgar as mesmas promoções e cuidar para que os preços não mudem de uma plataforma para outra é muito importante.
Além disso, você também pode utilizar o seu WhatsApp como uma forma de conseguir novos seguidores para sua rede social, enviando um link para acesso do perfil ao fim das mensagens.
Da mesma forma, o Instagram e o Facebook podem ser uma fonte de novos contatos no seu WhatsApp. No campo de inserção de URL, disponível nas redes sociais, é possível inserir um link diretamente para o número da sua loja.
O cliente acessa o site e é redirecionado para sua conversa, conseguindo abrir contato mais facilmente e sem precisar do número da loja salvo, por exemplo. Para criar o seu, acesse o site do Convertte, insira o telefone cadastrado no WhatsApp e preencha o campo de mensagem com um texto cumprimentando o cliente.
11. Capte novos clientes por landing pages
Caso você nunca tenha ouvido o termo, uma landing page é um site feito por você mesmo para coletar novos clientes. É uma funcionalidade que pode ser criada na sua empresa, pois é simples de ser montada.
Sites como MailChimp e MailerLite possuem criadores de landing page em que você seleciona uma caixa com informações (por exemplo, uma caixa em que pode criar uma galeria de fotos ou inserir textos).
Esses campos são completamente editáveis e um dos mais úteis para sua empresa é o de formulário, no qual os clientes fornecem nome, telefone e WhatsApp, concordando com o envio de informações para uso da sua marca.
Novamente, é importante pesquisar sobre a Lei nº 13.709/18, atualizada em agosto de 2020, para garantir que você não está infringindo nenhuma norma em sua landing page e correndo risco de processos legais.
12. Fique atento à gramática
Esse é um ponto muito importante quando estamos lidando com estratégias de vendas online que envolvem a escrita de textos. Por mais que seu público-alvo seja mais descontraído e permita gírias, é fundamental seguir as regras gramaticais.
Acentos, vírgulas e outras pontuações, plurais e demais normas de linguagem devem ser bem observadas antes de clicar no botão de “enviar”. Mensagens com erros podem confundir e, principalmente, afastar o leitor.
De preferência, envie o texto finalizado para um funcionário da equipe revisá-lo. Assim, você garante um segundo olhar na mensagem e diminui a chance de desvios gramaticais.
13. Use emojis
Alguns públicos irão ser mais abertos aos emojis enquanto outros estranharão a presença de vários deles, mas usar um ou outro pode encantar e até chamar a atenção do leitor.
Além disso, os emojis demonstram emoções que, às vezes, um texto não consegue transmitir. Portanto, brinque com eles durante a mensagem.
14. Cuidado com os áudios!
Assim como os emojis, os áudios são uma ferramenta que veio para facilitar a comunicação e, até mesmo, torná-la mais afetiva — o que não significa que é de bom tom utilizá-los habitualmente, especialmente no caso de contas profissionais.
O ideal é enviar as informações importantes sempre por escrito, para que a pessoa possa conferi-las rapidamente sem precisar escutar um áudio novamente. Além disso, pode ser uma invasão mandar áudios para um cliente e esperar que ele escute, isso sem contar que ele pode não ter como escutar no momento e essa atitude pode atrapalhar a venda.
Via de regra, prefira sempre as mensagens de texto e, se for o caso de mandar um áudio, pergunte antes ao cliente se ele aceita a comunicação dessa forma e se tem condições de escutar no momento.
15. Produza boas imagens dos produtos e envie junto às mensagens
Fotografias chamam a atenção, tornam visíveis os produtos no mundo digital e, principalmente, geram desejo no consumidor. Se uma imagem vale mais que mil palavras e é tão importante assim enviar fotos dos produtos para que o cliente tome a decisão de compra, essas imagens precisam ser as melhores possíveis!
Em geral, atente-se ao posicionamento do produto e fotografe de diferentes ângulos para mostrá-lo em sua totalidade. No caso dos calçados, garanta que seja possível analisar bem o material, o cadarço e o cabedal.
Via de regra, também, menos é mais. Produza imagens minimalistas, que foquem somente no produto e seus eventuais acessórios, sem mais elementos para poluir a foto e torná-la confusa e cansativa.
16. Programe mensagens automáticas
O WhatsApp Business possui uma funcionalidade que permite a criação de mensagens automáticas, disparadas em determinados horários ou enviadas quando alguma pergunta frequente chega e o programa a entende.
O recurso é bem interessante, visto que uma mensagem é enviada automaticamente ao cliente quando ele entra em contato depois das 18h00, por exemplo.
Além disso, você pode criar mensagens padrão para perguntas frequentes. Para redigir textos automáticos no WhatsApp, vá em Configurações, acesse Configurações da empresa e abra Respostas rápidas, clicando no “+” para adicionar novas.
Para enviá-las ao cliente, basta digitar “/” na conversa e as opções criadas por você irão aparecer. Selecione a que responde o consumidor e envie.
Apenas tome cuidado com o uso excessivo de mensagens automáticas, pois os clientes preferem, geralmente, respostas personalizadas para suas dúvidas e comentários.
17. Cadastre seu catálogo de produtos
A mais nova atualização do WhatsApp Business agora permite que você cadastre seus produtos e, quando o cliente clicar no seu perfil, conseguirá visualizar todas as opções de calçados que você oferece.
Caso você tenha muitos itens em estoque, o que é comum para lojistas maiores, tente inserir no aplicativo aqueles que mais saem e as promoções, pelo menos.
Para cadastrar seus calçados, acesse a aba Configurações, clique em Catálogo e em Adicionar produto ou serviço. Basta preencher os campos indicados com uma boa gramática, ótimas fotografias e salvar.
No vídeo do canal do WhatsApp você entende melhor esse processo. Confira abaixo:
Essa é uma forma de você enviar os calçados para os clientes acessarem com facilidade. É uma prática muito indicada, já que é uma novidade que destaca, inclusive, o valor do produto.
Na hora de obter bons resultados para sua loja de calçados, saber como fazer vendas pelo WhatsApp, ter noção das melhores abordagens e aplicar estratégias guiadas é fundamental.
Para te auxiliar na organização delas e de outras ações desenvolvidas, a Daniel Atacado disponibiliza materiais de gestão gratuitos para download. Clique na imagem abaixo e confira!
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