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7 erros de marketing cometidos em lojas de calçados

O marketing se tornou essencial para o sucesso de qualquer negócio, nos mais variados nichos e segmentos. Além de concentrar a inteligência estratégica e competitiva da organização, o estudo constante do mercado fornece um direcionamento para os planos da empresa.

Porém, seja por falta de tempo, conhecimento ou dedicação, muitas organizações sofrem inúmeras consequências causadas por erros de marketing. Neste post, listamos sete falhas comuns em lojas de calçados que podem ser resolvidas ou minimizadas. Confira!

1. Realizar ações isoladas

Um dos erros de marketing mais recorrentes é a falta de planejamento. Não elaborar um cronograma anual, que forneça uma visão ampla das estratégias que serão aplicadas, resulta em diversas ações isoladas que não trazem bons resultados a longo prazo.

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O planejamento estratégico é uma etapa essencial para o crescimento contínuo e estruturado da organização. Foto: Rawpixel

Para gerar boas ações, é preciso definir os objetivos, calcular como cada etapa se dará, quais pessoas que estarão envolvidas e os processos que serão necessários. Somente com o acompanhamento constante dos planos aplicados é possível obter êxito e resultados satisfatórios.

2. Não conhecer o público-alvo

Para traçar qualquer tipo de ação de comunicação ou marketing, é essencial conhecer a pessoa com quem se fala. Apostar em estratégias baseadas em um conhecimento raso e genérico do público-alvo é se arriscar e, muitas vezes, limitar a possibilidade de obter o rendimento máximo da empresa.

Portanto, para maximizar as oportunidades e otimizar suas estratégias, estude e entenda mais sobre seu público. Além da faixa etária, gênero, renda, estado civil, nível de educação e concentração geográfica, pesquise os hábitos e aspectos sociais sobre quem você está dialogando.

3. Não avaliar os concorrentes

Além de acompanhar as novidades e mudanças do mercado nacional e internacional, é necessário observar os concorrentes. Não se atentar às estratégias e tendências aplicadas pela concorrência é ignorar o ambiente competitivo, que precisa ser constantemente monitorado e analisado.

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Analise os pontos fortes e fracos da concorrência – causados pelos fatores externos e internos. Depois, avalie o posicionamento da sua empresa e compare com os dados encontrados, pontuando os aspectos que devem melhorar. Foto: Rawpixel

Para traçar e desenvolver planos e produtos diferenciados, é importante conhecer o nicho e as empresas que estão se destacando. Por isso, acompanhe seus concorrentes – diretos e indiretos -, seus canais de comunicação e mídias sociais. Não deixe de registrar as conclusões das análises, que podem auxiliar nas tomadas de decisão na organização.

4. Abaixar preços sem critério

Diminuir os preços dos produtos sem empregar uma estratégia de marketing a longo prazo pode colocar a saúde financeira da empresa em risco. Ainda que os descontos gerem grande euforia nos consumidores, aumentando as possibilidades de vendas, abaixar os preços sem critério não é a melhor saída.

O ideal é evidenciar o diferencial competitivo da loja, mostrando os atributos que tornam a empresa única. Foque nas vantagens – o preço pode ser uma delas – e nos benefícios que os produtos podem trazer ao dia a dia dos consumidores.

5. Não investir na experiência de compra

A experiência de compra é uma das principais responsáveis por formar a imagem da empresa na mente do consumidor, seja ela positiva ou negativa. Esse conjunto de percepções é pessoal e subjetiva, porém, é possível aperfeiçoar esse contato com boas estratégias.

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A disposição dos produtos influencia na experiência de compra, portanto, aproveite os espaços e facilite a visualização. Atente-se também ao estado dos produtos expostos, etiquetas de preços e objetos decorativos que compõem o local.

Para transformar a obtenção de um produto em uma bela experiência de compra é preciso superar as expectativas do consumidor. Diante disso, invista em um atendimento ágil e atencioso, produtos variados e de qualidade, ambiente agradável e na construção de um relacionamento.

6. Não estar presente nas redes sociais

Os estudos sobre o público-alvo devem identificar quais os canais de comunicação mais utilizados pelos consumidores. Após essa análise, é fundamental criar estratégias de marketing para as principais plataformas e redes sociais, a fim de atingir e se fazer presente no dia a dia do público.

Ainda que as propagandas em meios tradicionais, como rádio, televisão e jornal, sejam eficazes, não estar presente nas redes sociais é um erro de marketing recorrente, principalmente em pequenas empresas. Portanto, considere e estude as mudanças do hábito de consumo para atingir efetivamente o público.

7. Não buscar conhecimento

Outro erro de marketing comum na gestão de muitas organizações é a falta de interesse em buscar novos conhecimentos. Para o segmento de calçados, é fundamental participar de cursos, feiras e palestras, porém, existem outras formas de aprender e manter a equipe motivada.

Por isso, a dica é acessar pesquisas e análises do mercado, acompanhar blogs, assinar newsletters para receber conteúdos, assistir filmes e ler livros sobre a área.

Os erros de marketing, sejam eles recorrentes ou pontuais, são mais comuns do que pensamos. É importante, portanto, seguir buscando informações que ajudem a desenvolver boas estratégias para seu negócio.

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