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Varejo calçadista: como aumentar as vendas no Dia das Mães

Todo o setor calçadista tem o potencial de aproveitar datas comemorativas para alavancar as vendas. As estratégias, quando bem executadas, podem trazer bons resultados. Se você está procurando ideias para o Dia das Mães no comércio, esse texto vai te ajudar.

Há uma série de fatores a considerar na hora de delimitar seu plano de ação, como as tendências que estão em evidência e as características específicas do público-alvo de cada empreendimento. Nesse contexto, o planejamento é fator essencial.

Depois do Natal, o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro. Por isso, separamos algumas dicas, ideias e ações para você vender mais no período que antecede a comemoração e aumentar os resultados da sua loja!

Pesquise as tendências da moda

Manter-se informado é uma prática que deve ser constante na administração de qualquer negócio de calçados não só quando o assunto é finanças, mas também sobre os produtos em si.

Isso porque, assim como o segmento de vestuário, o ramo calçadista também é constituído de ciclos, nos quais diferentes estilos de calçados variam entre os mais desejados pelos consumidores, e muitos são os fatores que podem influenciar essa rotatividade de gostos.

Recentemente, por exemplo, o Brasil e grande parte do mundo enfrentaram a pandemia do Coronavírus. Tal acontecimento transformou a visão do consumidor, dando origem a um público que busca por um estilo de vida mais específico, pautado em questões como a sustentabilidade e o conforto, por exemplo, e, consequentemente, por uma moda que converse com esse novo futuro.

Estante de loja com calçados.
Tendências de moda são cíclicas e mudam com o tempo. O mesmo acontece com os calçados (Foto: Jairus Gallimore).

Portanto, é fundamental buscar informações sobre as tendências atuais, nacionais e internacionais, relacionadas ao comércio de calçados, com o objetivo de oferecer aos clientes, não só os melhores produtos, mas a melhor experiência.

O clima ainda segue influenciando as coleções, por exemplo, então é importante ficar atento à próxima estação e orientar a equipe de vendas para que ela também esteja preparada para apresentar os produtos. 

No caso do Dia das Mães, por exemplo, ele ocorre durante o outono, então a sua loja deve contar com modelos que estejam em alta para esse período.

A pandemia também foi responsável por dar um boom no crescimento do e-commerce (comércio eletrônico), por isso o registro de dados sobre preferências de compra se tornou muito mais acessível. Hoje, é possível encontrar alguns canais de comunicação disponibilizando relatórios que analisam quais tipos de produtos estão em alta para aquele período.

Um exemplo é o relatório anual de tendências do Pinterest, que reúne informações sobre os itens mais pesquisados pelos usuários da plataforma, separados por segmentos. 

Outra fonte de ideias são os relatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), assim como o Year in Search da Google, que aponta as buscas mais frequentes realizadas por quem acessou o buscador durante todo o ano.

Vale lembrar que as estratégias podem ser utilizadas não apenas no ambiente virtual, mas também em ações no espaço físico da sua loja, ainda que seja preciso criatividade e adaptação.

Prepare o ambiente da loja

O elemento visual é essencial para o comércio calçadista. A decoração faz a diferença na atração de clientes e na experiência de compra.

Na hora de pensar em como aumentar as vendas no Dia das Mães, é necessário preparar o ambiente para a data. Isto significa pensar na emoção que cada elemento pode despertar nos consumidores. 

Além disso, é uma oportunidade de enviar um recado que demonstre os valores da marca e como cada cliente, especificamente as que são mães, são relevantes para o seu empreendimento. Vale a pena investir em mensagens para enaltecer a figura não só materna e o valor dela na criação dos filhos, mas a da mulher em si.

Na decoração, fotos de mães também são uma ótima escolha! Você pode, por exemplo, solicitar aos funcionários da loja que levem retratos com as próprias mães, o que pode garantir a autenticidade à homenagem.

Neste ponto, é importante também se atentar para a diversidade étnica, de gênero e, inclusive, do papel maternal atual. Dê visibilidade para mulheres negras, diferentes organizações de família e mostre que sua marca se importa com representatividade.

mae-e-filho-negros-mostrando-a-importancia-da-representatividade-na-loja-de-calcados
Exibir diversidade na sua loja demonstra como sua marca é representativa!

A música ambiente também pode ser trabalhada. Busque em aplicativos de streamings playlists compostas apenas por canções de artistas femininas. Coloque para reproduzir em um volume agradável enquanto a loja estiver de portas abertas.

Aqui, também vale lembrar da representatividade tanto no estilo musical quanto étnica e de gênero de cada cantora. Você pode unir em apenas uma lista canções de MPB e sertanejo, por exemplo — assim, as chances de agradar a todos os clientes são maiores.

Uma pessoa com características mais emocionais pode se conectar com o som e os significados atrelados aos produtos expostos e, assim, se interessar mais por eles.

Covid-19

Ainda que a reabertura do comércio seja uma realidade, assim como avanço das vacinações, a pandemia ainda se faz presente. Portanto, observe as recomendações a nível municipal, estadual e nacional. Acate as medidas de segurança recomendadas, como a higienização constante, o distanciamento social, a disponibilização de álcool em gel e o uso de máscaras.

Mulher loira. Ela está usando uma máscara e com sacolas nas mãos, saindo de uma loja.
Oriente-se sobre as medidas de segurança contra a covid-19 que ainda estão vigentes.

Mantenha o foco no público-alvo da sua loja

Ao pensar em ações para o Dia das Mães, é importante manter o foco no consumidor que frequenta sua loja. 

Durante esse período, é provável que os filhos ou os maridos adentrem o espaço em busca de um presente ideal. Portanto, é preciso considerar não só que há muitos tipos de mães, das mais diferentes idades e personalidades, mas também de compradores.

De um lado, há os consumidores mais exigentes, que pesquisam muito por preços até encontrar uma oferta satisfatória. Outro exemplo são os indecisos, que sempre ficam em dúvida entre uma variedade de modelos diferentes sem uma ideia clara do que estão procurando.

A loja de calçados deve se preparar também para os clientes mais comunicativos que procuram se informar com os vendedores. 

Há ainda o caso das mães bem-informadas que buscam o próprio presente sem muito mistério, já têm uma boa ideia de quais calçados procuram e podem perguntar por questões mais específicas.

A melhor alternativa, nesses casos, é antecipar o maior número de cenários possíveis, preparando a equipe de vendas para todas as categorias de consumidores que possam aparecer nessa data.

Invista em treinamentos

Como deu para notar, o público-alvo da loja pode ser bem diversificado durante o Dia das Mães. Por ela, podem passar desde quem busca um presente para elas, e isso inclui não só mulheres, mas também homens, assim como as próprias mães.

Sendo assim, nessas horas vale investir em treinamentos com os funcionários para que eles possam abordar os clientes da melhor forma e irem, aos poucos, tornando a abordagem ao cliente mais assertiva.

Pessoas reunidas em círculo, elas estão conversando.
Os treinamentos são relevantes para aprimorar as abordagens por parte dos funcionários e satisfazer os clientes.

Dentre as ações, podem ser realizados treinamentos mais aprofundados sobre os produtos com maior projeção de venda para esse público-alvo, bem como preparar um tratamento especial para as mães, com abordagem diferenciada ao entrarem na loja.

Planeje as ações com antecedência

Quando se trata de executar ideias para o Dia das Mães no comércio, o planejamento é a etapa mais importante. É ele quem vai determinar todo o plano de ação, ou seja, o passo a passo do que será feito.

Uma característica dessa etapa extremamente relevante é o alinhamento dos objetivos da empresa para aquela data. Para ter um direcionamento específico, pense nos seguintes pontos:

Quantas pessoas são esperadas no período?

Prepare sua equipe e seu espaço para receber mais pessoas do que nos anos anteriores, especialmente considerando que as lojas precisaram ficar fechadas como medida de segurança contra o coronavírus entre 2020 e 2021. Observe os números dos anos anteriores e o comportamento do seu público para se organizar e, assim, conseguir atender todas as pessoas com excelência. E não se esqueça de aplicar as medidas de segurança recomendadas.

Quais produtos serão o foco das vendas?

Decida se o foco será queimar o estoque da última coleção ou esgotar os itens da nova estação, assim como quais ideias de promoções para o Dia das Mães estarão disponíveis para os clientes, e por aí vai.

Crie uma estratégia adiantada e deixe tudo organizado para os dias que antecedem a data — até porque as compras dos presentes costumam ser realizadas com antecedência.

Qual o faturamento esperado?

Como lojista, é preciso comparar dados, estipular metas e projetar o faturamento esperado para as vendas de calçados no Dia das Mães em 2022.

Uma boa ideia para motivar a sua equipe é oferecer uma recompensa para todos caso esse faturamento estipulado seja alcançado. Pode ser uma viagem entre todos os funcionários, uma festa, participação nos lucros… muitas são as opções e, com certeza, essa é uma forma de incentivá-los ainda mais.

Equipe de trabalho reunida em um brainstorming para reunir ideias de ações para o Dia das Mães.
Faça um brainstorming com sua equipe e planeje detalhadamente as ações para o Dia das Mães.

Todas essas ideias para o Dia das Mães no comércio — promoções, descontos especiais, itens de decoração e compras de estoque de produtos específicos — devem ser estipuladas logo.

O fato é que um bom planejamento deve ser realizado com antecedência, para que haja tempo de trabalhar todas as ações. Melhor ainda se forem inseridas margens de segurança, para eventuais imprevistos.

Nessa etapa, também serão calculados todos os custos envolvidos. Com isso, o negócio calçadista estará mais preparado para colher bons resultados e ter clareza sobre a situação financeira.

Ofereça presentes e brindes

Como o Dia das Mães cai anualmente em um domingo, você pode se preparar para oferecer esses mimos no dia anterior — a não ser que o seu comércio trabalhe meio período durante a data. 

Faça um café da manhã e ofereça aos clientes, entregue bombons ou flores com as compras realizadas às mães ou, ainda, dê um cartão personalizado para quem comprar na sua loja.

Se o orçamento estiver curto, faça apenas um sorteio. Compre uma cesta com vinhos e quitutes e ofereça cupons para as compras realizadas!

Vale também tentar uma parceria com outras lojas do comércio local que não concorrem diretamente com a sua, mas também têm como alvo as mães, como salões de beleza, clínicas de estética, academias, etc.

Crie espaços com brinquedos para as crianças

Muitas mães fazem as compras com as crianças. Para que elas consigam experimentar produtos, olhar as vitrines e ficarem tranquilas na hora de conhecer a sua loja, ofereça um espaço kids.

Bebê nos espaço kids desenhando enquanto a mãe consegue realizar as compras.
Pensar nas mães que levam os filhos na hora das compras é um diferencial para sua loja.

Não precisa ser um investimento gigantesco. Deixe um responsável para cuidar das crianças, para que elas não fiquem sozinhas, coloque alguns brinquedos e, se possível, um profissional para fazer pintura facial.

Isso vai entreter os pequeninos enquanto as mães olham sua loja e escolhem os presentes que levarão para casa.

Divulgue as ações nas mídias sociais

A internet se tornou um ponto de encontro para muitas mães. Nela, as mulheres se reúnem não só para falar de maternidade, mas para trocar dicas sobre estilo de vida e também sobre moda.

Que tal aproveitar os canais digitais da sua loja, como WhatsApp, Facebook e Instagram, para tentar alcançar esse público? Você pode buscar pelo trabalho de uma agência de publicidade ou se aventurar em sites de criação, como o Canva, para criar artes e fazer belas fotografias dos seus calçados.

Caso existam influenciadoras mamães no seu município, assim como nas cidades da região cuja população frequenta a sua loja, vale a pena tentar fechar parcerias que vão te fazer vender no Dia das Mães e divulgar o seu negócio.

Clique para ler nosso conteúdo sobre como fotografar calçados para vender online.

Organize o estoque

Por fim, um ponto de alinhamento importante para estar preparado para o Dia das Mães é o estoque de produtos. Por isso, é primordial pesquisar antes e fazer projeções dos produtos que podem ser os mais vendidos para verificar tranquilamente como está o seu estoque e organizá-lo não só na aparência, mas também na disponibilidade de itens.

Conversar e negociar com fornecedores antecipadamente é uma ação que pode evitar o desperdício ou a sobra de produtos. 

Ter o conhecimento absoluto sobre as vendas e faturamentos sazonais também contribui para esse equilíbrio.

Estoque de loja de calçados.
Preparar o estoque para o Dia das Mães é essencial para prevenir imprevistos nessa data (Foto:
Samuel Zeller).

A data que celebra a maternidade abre a possibilidade de aplicar uma série de ideias criativas para vender no Dia das Mães, com potencial para alavancar as vendas de um negócio calçadista.

É essencial que o estoque esteja abastecido, para evitar o desfalque na hora da compra. Vale ressaltar que os consumidores que buscam lojas físicas esperam, sempre, sair com o produto em mãos.

Contudo, se você trabalha também com vendas on-line, não se esqueça de, constantemente, atualizar nas plataformas de e-commerce o número de pares e numerações disponíveis de cada modelo. Essas informações são importantes para evitar transtornos e burocracias.

Se você trabalha com revenda de calçados femininos, a Daniel Calçados, empresa com mais de 30 anos de experiência no atacado, oferece uma variedade de modelos para abastecer o estoque para o Dia das Mães em 2022. Clique no banner abaixo e confira!

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