Oferecer diferentes formas de pagamento é investir na experiência de compra dos consumidores, aumentando as chances de venda e fidelização. Porém, para que isso não prejudique sua empresa, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada meio antes de adotá-los.
Quando o assunto é a melhor forma de pagamento para lojas de calçados, não existe resposta certa. Entre diferentes opções, algumas formas serão mais benéficas e eficientes de acordo com seu tipo de público e objetivos de vendas.
Pensando nisso, reunimos diferentes tipos de pagamento e dicas para implementá-los no seu estabelecimento. Confira!
Dinheiro
O pagamento em dinheiro é vantajoso, principalmente para o consumidor, que muitas vezes ganha descontos ao optar por essa forma. Ainda assim, a prática é indevida, já que todos os preços à vista devem apresentar o mesmo valor. Na maioria dos casos, as vendas à vista são pontuais, diminuindo as oportunidades de fidelização por meio da recorrência do pagamento parcelado.
As principais desvantagens são para os lojistas, que possuem o dever legal de aceitar qualquer tipo de pagamento em dinheiro, se atentando a notas falsas. Além disso, sempre possuir dinheiro vivo no caixa aumenta o risco de assaltos.
Boleto bancário
O pagamento por boleto bancário é uma forma prática e favorável, principalmente para consumidores que não possuem cartão de crédito ou débito. A cobrança é paga à vista em qualquer agência bancária até a data de vencimento estipulada pela empresa.
As vantagens para os clientes se dão pela preferência e segurança de realizar a transação fisicamente e, também, pelos descontos oferecidos para quem opta por essa forma de pagamento. Geralmente, são cedidos até 10% de desconto.
Já para os lojistas, o benefício é que o repasse de lucro para a empresa leva menos tempo do que as operadoras de cartão de crédito, assim como o menor custo de operação, quando comparado a esta. A única desvantagem, entretanto, é a demora na constatação do pagamento.
Cartão de crédito
O cartão de crédito pode não ser a melhor forma de pagamento, mas é a mais utilizada no varejo. O método oferece benefícios para ambas as partes: o consumidor, que não possui dinheiro vivo ou deseja concluir uma compra de valor elevado, e para o lojista, com a praticidade nas transações e a garantia de receber o valor integral.
Por outro lado, a demora no recebimento das transações pode ser uma desvantagem para a empresa, já que a maioria das operadoras repassa o dinheiro somente após 30 dias da compra. Além do mais, é preciso levar em conta os gastos mensais com o aluguel da máquina de cartão, que cobra de 3% a 5% a cada transação concluída.
Para adicionar essa forma de pagamento no varejo, é necessário possuir uma boa infraestrutura, com equipamentos fixos ou móveis (Ponto de Venda ou Transferência Eletrônica de Fundos) integrados a emissores de cupom fiscal.
Cartão de débito
O pagamento com cartão de débito é uma das formas que mais cresce no Brasil, segundo a pesquisa do Banco Central. Por combinar as facilidades do cartão de crédito e as vantagens comerciais do dinheiro, o método é uma ótima escolha para quem deseja obter grandes descontos.
Essa forma de pagamento eletrônico deduz o valor da compra diretamente da conta, seja ela poupança, bancária ou online e, portanto, facilita o controle de gastos do consumidor. Além do mais, o pagamento por cartão de débito é uma opção cômoda e segura para o cliente, que não precisa sair de casa com dinheiro vivo.
Para os lojistas, os principais benefícios são a segurança de receber o valor automaticamente na conta e as taxas relativamente baixas se comparado aos cartões de crédito.
Crediário
Tradicional no varejo brasileiro, o crediário é uma das melhores formas de pagamento para as lojas de calçados. Baseada na concessão de crédito ao consumidor, ela permite que as compras sejam parceladas e pagas mensalmente por meio da aprovação do crédito.
Uma das grandes vantagens do método para o lojista é ter acesso a um amplo histórico de compra do cliente, com a possibilidade de analisar hábitos de consumo e direcionar lançamentos e promoções com mais eficiência.
Com as visitas frequentes dos consumidores às lojas, o ticket médio, as oportunidades de vendas e a fidelização também aumentam. Porém, fique atento à inadimplência dos consumidores sem organização financeira e que acumulam prestações, para não afetar a lucratividade do seu negócio.
Cheque
Uma forma de pagamento que está caindo em desuso é o cheque. Ainda que o método seja vantajoso para o consumidor, que pode parcelar a compra por meio de cheques pré-datados, muitas lojas de calçados já não aceitam mais essa forma de pagamento.
Quando não há alternativas, a dica é tomar as precauções necessárias e consultar empresas especializadas para verificar a confiabilidade do método.
Tendências de pagamento
Com as oportunidades estabelecidas pelo mundo digital, alguns métodos de pagamento se tornaram tendência no varejo. Veja quais são eles:
- Crediário web
O método de pagamento pelo crediário é antigo e pode remeter às antigas fichas e listas de clientes. Porém, com as facilidades oferecidas pela internet, as ferramentas de crediário web podem ajudar – e muito – as transações na loja de calçados.
Os softwares de gestão de crediário web auxiliam no cadastramento dos clientes, realização de cobranças, envio de lembretes de data de vencimento e até mesmo no agradecimento pelo pagamento.
- Wearables
Realizar pagamentos por dispositivos tecnológicos usados como peças de vestuário já se faz presente em nossa realidade. Relógios, pulseiras e adesivos inteligentes, por exemplo, já permitem operar sem dinheiro, facilitando as transações.
Ainda não disseminada no país, a chamada de tecnologia vestível não irá substituir as atuais formas de pagamento, e sim adicionar mais uma opção para o usuário. Os lojistas e gestores devem conhecer e saber como funcionam essas tecnologias, a fim de entender como elas irão afetar seu negócio em um futuro próximo.
- Pagamento mobile
Com a tecnologia de radiofrequência “Near Field Communication”, que permite a troca segura de informações entre dois aparelhos, é possível a realização de pagamento via smartphone.
Fácil e eficiente, o método é simples: basta aproximar o aparelho da máquina e confirmar a compra por meio do aplicativo do banco.
Gostou das dicas? Lembre-se que não existe uma forma de pagamento ideal, os métodos irão depender do seu consumidor atual, público que deseja atingir e estratégias de vendas.
Para se inspirar, que tal conferir o e-book com 7 ideias para ações de vendas em lojas de calçados? Clique no banner e baixe gratuitamente!
3 Comments
Comments are closed.