Entender o perfil e o comportamento de consumo de determinado público-alvo é essencial para explorar os nichos de mercado. Quando falamos de calçados infantis, é preciso considerar, além das crianças, os decisores de compra – que são, geralmente, pais ou responsáveis.
Ainda que o segmento infantil tenha ganhado mais espaço no setor calçadista, somente ao entender os fatores que podem influenciar na compra será possível obter sucesso nas vendas.
Neste post, reunimos diversas dicas para quem deseja revender calçados infantis para obter mais lucro. Confira!
Entenda seu público-alvo
O mercado infantil engloba diversos tipos de públicos e, para promover ações assertivas, é preciso segmentá-lo. Nesse caso, a idade é um fator determinante fácil de identificar, e pode ajudar no desenvolvimento de uma comunicação adaptada a cada tipo de consumidor.
Os bebês de até dois anos, por exemplo, valorizam produtos sensoriais, percebidos por meio dos sentidos. Até sete anos, as cores, formas e texturas presentes nos calçados podem induzir às compras, que também são influenciadas pela funcionalidade e gostos pessoais da criança.
Dos sete aos onze anos, elas já são capazes de formular seus próprios julgamentos acerca de uma marca ou produto. Suas primeiras experiências de consumo irão, definitivamente, induzir a opinião e enriquecer suas percepções sobre o produto ou serviço.
Pesquisas sobre níveis de idade, portanto, ajudam a compreender as necessidades que seu produto pode sanar, auxiliando na elaboração de campanhas e de estratégias certeiras para revender calçados infantis.
Elabore um planejamento estratégico
O planejamento é uma ferramenta de gestão essencial para a organização de ações e de tarefas periódicas. Para obter sucesso na revenda de calçados infantis, possibilitando um crescimento estruturado, o primeiro passo é analisar o cenário – interno e externo –, identificando pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
Com o objetivo de aproveitar estrategicamente todas as oportunidades, o planejamento irá orientar e conduzir o empreendedor, ajudando no controle de recursos e na distribuição de tempo para cada ação ou campanha.
Portanto, defina objetivos quantificáveis, seja sobre faturamento, rentabilidade ou posicionamento no mercado. Para alcançá-los, trace estratégias específicas para cada um deles, sem deixar de lado o acompanhamento que irá garantir sua efetividade.
Considere os decisores da compra
Os pais ou responsáveis também devem ser atingidos pelas estratégias de vendas, sendo cativados por diversos atrativos – dos atributos do produto à ambientação da loja.
Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE Paraná, em 2018, constatou que, até os quatro anos de idade, os pais são os decisores da compra, sendo influenciados por aspectos como qualidade, preço, modelo, cores, estilo e facilidade de manutenção do calçado.
Segundo o estudo, a partir dos cinco anos, a criança começa a expressar suas preferências, baseadas em influência dos pais, propaganda, grupos de referência e gosto pessoal.
Por isso, é fundamental elaborar estratégias de vendas que promovam a concordância entre pais e crianças na hora da compra. Uma ótima dica é apostar em personagens clássicos e artigos que remetam à infância dos pais.
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Tenha bons fornecedores
Boas vendas requerem bons fornecedores. Além da qualidade dos produtos, atributo fundamental para o sucesso do negócio, é importante encontrar uma empresa atacadista que consiga suprir as reais demandas e necessidades.
A Daniel Atacado, distribuidora exclusiva de calçados Grendene, é uma ótima opção para quem deseja revender calçados infantis! Com processo de compra online rápido e fácil, a empresa ainda garante entrega ágil e possui diversos canais de atendimento.
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Invista em calçados coloridos
Os calçados coloridos chamam a atenção das crianças e dos pais. Glitter, cores fortes e modelos com ornamentos (como laços) são ótimas apostas na hora de construir o estoque.
Além das cores, investir em calçados com personagens e que acompanham brindes também é uma boa estratégia. Essas opções dialogam diretamente com o que está em alta entre os pequenos, além de virem com um benefício extra (o brinquedo ou o chaveiro, por exemplo).
Em relação ao material, apostar nos modelos feitos de PVC é uma ótima ideia! Eles são mais fáceis de limpar, possuem vida útil interessante e ótimo custo-benefício – para lojistas, ao comprar no atacado, e para consumidores.
Treine sua equipe
Uma equipe de vendas bem treinada irá, com certeza, conseguir exercer mais influência sobre a decisão de compra. Após aprimorar as habilidades, ferramentas e técnicas de venda, os vendedores estarão mais preparados para abordar, atender e negociar com os consumidores.
Conhecer a fundo os calçados infantis que estão sendo vendidos também é de suma importância e darão, ao vendedor, a confiança necessária para que ele fale com segurança sobre o produto, apresentando suas qualidades e sugerindo formas de uso.
Por isso, o treinamento de produtos deve abranger todo o universo infantil, contemplando novos personagens, desenhos, filmes e séries que estão em alta.
Revender calçados infantis é uma ótima forma de obter lucro e garantir estabilidade, já que os produtos são constantemente buscados pelos consumidores, até mesmo em épocas de crise financeira.
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