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Como precificar um produto no varejo? Confira um passo a passo!

A precificação é o processo de definir os preços das ofertas de um negócio, sendo esse um dos maiores desafios dos lojistas. Ao saber como precificar um produto, você poderá garantir à loja retornos financeiros e posicionamento no mercado de maneira estratégica.

Na prática, o preço dos produtos tem que ser atraente aos clientes e ajudar a garantir a saúde financeira da empresa. Por isso, existem fatores a analisar antes de precificar para as vendas serem positivas para o caixa do seu comércio.

Quer saber qual é o passo a passo para precificar um produto? Continue a leitura e aprenda!

Como funciona a precificação no varejo?

A precificação no varejo deve ser feita para oferecer um preço justo ao cliente e se posicionar de modo mais competitivo no mercado. Ela funciona considerando fatores como o lucro desejado, custos fixos e variáveis, além da concorrência.

A formação de preço considera:

  • valor da compra: quanto é pago ao fornecedor;
  • custos variáveis: impostos, pagamento de comissão, embalagem de produtos;
  • custos fixos: aluguel, água, energia elétrica, salários;
  • margem de lucro: percentual definido para haver retorno positivo;
  • mercado: comparação de preços com concorrentes.

Com base nesses dados, o empreendedor pode definir preços de venda. Dessa forma, o negócio evita prejuízos por vender barato demais ou por ter preços muito mais altos que os concorrentes diretos.

Qual é a importância de preços estratégicos para o seu negócio?

A boa precificação permite que a loja se mantenha em operação de forma saudável. Dessa forma, há chances de aumentar as vendas no seu comércio e ainda se posicionar no mercado de maneira inteligente.

Entre os benefícios de possuir preços estratégicos, vale destacar:

  • melhorar o planejamento financeiro: é possível criar estimativas confiáveis com planilhas orçamentárias;
  • reduzir a probabilidade de prejuízo: a determinação de preços é baseada em dados seguros;
  • elevar as vendas: os clientes se interessam devido aos preços coerentes;
  • possibilitar alterações conforme a necessidade: o preço estudado pode seguir variações do mercado sem prejuízo.

Independentemente do porte do negócio, esses quatro pontos ajudam a atingir um alto índice de lucratividade. Também é possível aumentar o investimento realizado na empresa, pois há como controlar os custos e lucros da loja.

Qual é o passo a passo para precificar um produto e vender mais?

Até aqui, você entendeu como a precificação impacta no seu comércio, considerando que ela é um fator que determina se os produtos serão atrativos ao consumidor. Portanto, é importante aprender como precificar.

Confira a seguir 3 passos que podem ajudar!

1. Avalie o mercado

Avaliar o mercado é fundamental na hora de precificar. Por isso, faça uma pesquisa de seus concorrentes para saber o quanto eles vendem, quais são os preços e qual é o público. Essa é uma forma de avaliar o próprio negócio para entender se você precisa diminuir ou aumentar seus preços.

2. Calcule seus custos

Além do estudo de mercado, é preciso saber quanto você gasta para comprar e vender seus produtos. Portanto, coloque no orçamento o valor dos itens, mão de obra, custo de distribuição e demais fatores desse setor. Assim, você saberá como precificar de modo a cobrir os gastos e garantir o lucro.

3. Analise suas despesas

As despesas também devem ser consideradas. Nessa análise, veja quais são os gastos variáveis e fixas. A partir desse entendimento, será possível estimar um preço que possibilite uma margem de lucro líquido.

Neste artigo, você aprendeu como precificar um produto pode ser uma ação estratégica para melhorar os resultados do seu negócio no mercado. Para tanto, utilize os 3 passos apresentados para acertar na precificação e destacar o seu comércio.

Quer aprender mais sobre como se manter no mercado? Veja formas de reduzir custos sem comprometer a qualidade de produtos e atendimento!