Propaganda de sapatos femininos exibindo uma promoção.
Vendendo online

Propaganda de sapatos femininos: crie a sua, sozinho!

Na hora de promover sua loja de calçados, utilizar da internet para desenvolver ações é uma ideia que pode trazer resultados incríveis. Fazer uma propaganda de sapatos femininos pode parecer um desafio, mas, quando bem orientada, torna-se uma tarefa razoavelmente simples.

Afinal, como toda ação de vendas e de marketing, o necessário é pensar estrategicamente. Para te ajudar a não esquecer nenhum passo, separamos dicas de como criar uma campanha para que você desenvolva a sua, sozinho.

Continue a leitura e confira quais informações reunir, ideias de frases para propaganda de sapatos e de calçados, além de quais redes sociais deverão ser usadas para distribuir as artes.

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Como fazer uma propaganda de sucesso?

Quando falamos em propaganda de calçados, muitos lojistas acreditam que se trata de criatividade e um bom design. No entanto, esses processos são apenas partes do todo.

Antes de partir para a prática, é preciso estudo e planejamento. Por isso, separamos os primeiros passos para que sua ação rode com excelência e de forma estratégica.

Ao todo, podemos resumir o processo de definição da propaganda em:

  • Estudo de mercado
  • Criação do design
  • Definição do texto
  • Escolha dos canais de divulgação

Analise seu público-alvo

Quando se trata de calçados femininos, a resposta imediata para a pergunta “qual seu público-alvo?” até parece simples: “mulheres”. No entanto, alguns negócios podem ser mais nichados que isso.

Entender se você vende para adolescentes, para mulheres adultas, para idosas ou até para um segmento focado em moda sustentávelinsights mais detalhados.

Uma loja de calçados femininos infanto-juvenis, por exemplo, tem a possibilidade de investir em uma propaganda mais criativa e brincar com a linguagem para se comunicar assertivamente, utilizando memes ou referências consumidas pelo público, como youtubers e influencers digitais.

Mulheres provando calçados em loja.
Quanto mais segmentado for seu público, mais direcionada a propaganda de calçados femininos será.

Já uma loja focada em calçados sustentáveis pode seguir nessa linha, fomentar o consumo consciente e dialogar com questões ambientais por trás da coleção ou até da compra.

Compreender o perfil da sua consumidora é fundamental para que as ideias surjam e possam ser mais alinhadas. Para te ajudar a alcançar este dado, podem ser feitas pesquisas em redes sociais e na sua carta de clientes.

Defina o objetivo da propaganda

Nem todas as ações de marketing têm como objetivo principal vender. Principalmente no meio digital, conquistar e engajar clientes pode ser uma das melhores formas de vender no futuro.

O propósito da sua propaganda de calçados femininos pode ser conseguir mais seguidores, fazer com que suas clientes estabeleçam contato com sua marca, aumentar o número de curtidas em uma publicação e, também, vender.

No Facebook e no Instagram, quando você cria anúncios ou promove postagens – ou seja, paga um valor para que determinada publicação atinja mais pessoas –, pode selecionar qual o objetivo da ação.

Assim, o call to action – a chamada que convida o usuário a realizar certa ação – ficará customizado e alinhado com seu objetivo. Aliás, isso acontece de forma automática.

Pessoa rolando o Instagram e conferindo propaganda de sapatos femininos.
Propagandas criadas em redes sociais têm seu call to action customizado de acordo com o objetivo da campanha.

Para lojistas que estão investindo no meio digital há um tempo e já possuem um e-commerce, uma boa dica é criar uma landing page e customizar sua propaganda para levar o usuário até ela.

A landing page é uma espécie de site mais simples, que pode ser criado por você em plataformas como MailerLite e MailChimp. Por elas, é possível coletar o e-mail, o nome e outras informações sobre a consumidora que podem ser utilizadas depois para abrir contato e tentar uma conversão.

Quando fizer isso, colete as informações de forma segura e garantindo que os dados pessoais do usuário não serão utilizados de forma indevida ou, pior, que eles vazem para possíveis golpes virtuais.

As possibilidades de objetivo para sua propaganda são inúmeras. A dica é pensar bem o que será feito e qual sua real necessidade. Para um lançamento de coleção, por exemplo, um bom propósito é conquistar curtidas para que os usuários conheçam os calçados para, depois, realizar uma ação com foco em vendas.

Estabeleça as métricas de acompanhamento

É importante definir quais serão as métricas que apontarão o êxito ou o fracasso da sua propaganda. Esse item será estabelecido apenas após o objetivo porque é completamente relacionado a ele.

Se seu propósito for aumentar o engajamento, por exemplo, precisa ficar de olho no número de curtidas e de comentários. Agora, caso você queira vender mais, precisa ficar atento no número de conversões realizadas no tempo em que a campanha ficou no ar.

Banner para a loja virtual da Daniel Atacado.

Suas métricas certificarão seu sucesso e também servirão, no futuro, como fonte de informações sobre o que funciona ou não para sua loja de calçados.

Escolha quais calçados aparecerão na propaganda

Com o público-alvo compreendido e o objetivo estipulado, é hora de decidir quais calçados irão aparecer na propaganda. 

Além de analisar quais foram os calçados mais vendidos nos últimos meses, que já são um sucesso, uma dica é buscar os dados do mercado e entender quais são as futuras tendências e lançamentos.

Assim, sua propaganda será inovadora e irá gerar valor para quem visualizá-la. Apostar em calçados que estão parados no estoque também pode ser uma boa estratégia, divulgando promoções de queima total.

Crie um convite para a ação

Como citamos, toda propaganda de calçados feita nas redes sociais tem um call to action – em tradução livre, “chamado para ação” –, muitas vezes definido de forma automática pela plataforma.

Perfil do Instagram com diferentes imagens no celular.
Uma boa chamada para a ação pode ser o que fará sua consumidora cumprir o propósito da propaganda.

No entanto, é muito importante você reforçá-lo na sua imagem e, também, na legenda. O convite para a ação é uma forma de orientar o seu usuário sobre o que ele deve fazer e fortalecer o seu objetivo.

Em uma propaganda de lançamento de campanha, por exemplo, um bom call to action é “comente qual modelo você mais gostou” ou “siga nosso perfil para conferir novidades”. Assim, instiga a consumidora a continuar em contato com sua marca.

Fique atento ao calendário

O calendário e as datas comemorativas são os seus melhores amigos na hora de rodar uma propaganda de calçados femininos. 

Campanhas que envolvem feriados precisam rodar com semanas – às vezes, até meses – de antecedência. Logo, suas propagandas de Natal, Dia das Crianças e Páscoa, por exemplo, precisam de tempo hábil para trazer resultados consistentes.

Clique para baixar o ebook com datas comemorativas para lojas de calçados.

Para ações mais pontuais, como aniversário da loja de calçados ou Black Friday, o tempo da propaganda no ar pode ser menor, visto que as promoções tendem a durar um dia ou, no máximo, uma semana.

O planejamento de datas deve ser realizado com antecedência de um mês, de preferência, para que você consiga se organizar da melhor forma.

Reúna referências e inspirações

Ao contrário do que muitos lojistas acreditam, a criatividade não é um dom. Na realidade, é uma habilidade que pode ser desenvolvida cotidianamente.

A melhor forma de fazer isso é reunindo boas referências e inspirações. Redes sociais como o Pinterest e o Instagram podem te ajudar nessa tarefa, já que muitos artistas postam seus trabalhos nelas. 

Separamos, no Pinterest da Daniel Atacado, algumas ideias de artes simples que você pode usar como orientação. Clique na imagem abaixo e acesse!

clique-e-acesse-a-pasta-de-inspiracoes-de-decoracao-no-pinterest-da-daniel-atacado

Outra dica é ficar de olho nos seus concorrentes e analisar o que eles têm feito que traz resultados. Assim, você pode reciclar essas ideias, melhorando-as e adaptando ao que faz sentido para o seu negócio.

Por fim, mas também muito importante, é ficar atento aos dados e tendências do mercado. Anualmente, a Ablac – Associação Brasileira de Calçados – emite relatórios com informações do segmento calçadista.

Além disso, ela também lança, mensalmente, artigos e notícias úteis para o varejo calçadista. Além do blog da Daniel Atacado, é um ótimo canal para ficar de olho nas novidades.

Com dados e informações coletados, objetivo e métricas definidos, datas estipuladas e um bom arsenal de inspirações, é hora de colocar a mão na massa e criar suas artes.

Como criar imagens e artes sozinho?

O primeiro passo para fazer artes sozinho utilizando seu produto é tirar boas fotos dos calçados antes de partir para a criação. Para descobrir quais os melhores ângulos e conferir outras dicas para a hora de fotografar, clique no banner abaixo e leia nosso post!

Clique para acessar o post sobre como fotografar calçados.

Com as imagens capturadas, é hora de dar vida à arte da propaganda de calçados. Na hora de fazer isso, definir as cores que serão utilizadas é um ponto de partida.

Coolors.co

Para te ajudar nesse processo, a dica é utilizar o Coolors.co, um site que gera paletas de cores harmoniosas automaticamente. Basta acessá-lo, clicar em “Start the generator” e ir pressionando a barra de espaço até encontrar a que mais te agrada.

Captura de tela do Coolors com as cores azul, verde, bege, amarelo e vermelho.
Tela do Coolors.co com uma paleta de cores de exemplo definida.

Tente encontrar cores que se comuniquem com seu público-alvo e que estejam de acordo com as tendências – como os tons pastel. Outra dica é fugir dos clichês, como utilizar rosa apenas por se tratar de uma loja de calçados femininos.

Com as cores definidas, é hora de partir para a arte. Confira algumas dicas de sites que te auxiliam nesta tarefa!

Canva

A maior dica para começar sua criação é utilizar uma ferramenta de edição de fotos que seja simples e sem segredos. A mais indicada, neste caso, é o Canva.

A ferramenta disponibiliza alguns designs pré-moldados e em formatos para várias redes sociais diferentes. Na aba “Templates” você encontra todas as opções.

Depois de escolher o que mais te agrada e que se direciona a sua consumidora, basta clicar nele e começar as edições. Praticamente todos os campos são customizáveis e podem ter suas cores, fontes e imagens alteradas.

Dica importante: caso você tenha dificuldade em achar um modelo de arte que te agrade, tente pesquisar por templates utilizando o sinônimo para calçados em inglês (shoes).

Captura de tela do Canva com propaganda para calçados femininos de inverno.
No canto superior, é possível observar os campos de edição.

Com esse site, fica mais simples e divertido criar as artes para sua propaganda de calçados fazer sucesso entre as consumidoras.

Fotor

Uma alternativa ao Canva é o Fotor, um site com funções bastante semelhantes. Novamente, basta pesquisar um template que faça sentido para a sua loja de calçados, abri-lo e começar a editar.

Imagem da tela do Fotor com uma propaganda de calçados em promoção.
Interface do Fotor, um site para criar artes lindas de forma simples.

BeFunky

Por fim, o BeFunky é mais uma opção na qual você pode criar artes de forma simples e rápida. Da mesma forma como os dois primeiros, você escolhe um design e edita as informações para ficar de acordo com o que o seu público-alvo acessa.

Captura de tela do BeFunky com propaganda de sapatos femininos.
Tela de edição de designs do Befunky.

As opções de edição do BeFunky são bastante parecidas com as do Canva e do Fotor, no entanto, o site possui menos templates gratuitos quando comparado aos outros.

Ideias de texto para propaganda de calçados

Além de uma arte bonita, chamativa e alinhada com seu público, pensar em textos e frases para sua propaganda de calçados é mais um atrativo. Esta é uma ideia para você conversar diretamente com suas clientes, adaptando a linguagem e conquistando-as.

Para te ajudar a ter ideias criativas, separamos textos que podem ser usados em diferentes épocas do ano e adaptados conforme a necessidade.

  • Neste outono, quem vai cair não são as flores, mas sim você: de amor pela nova coleção de calçados!
  • O verão chegou, meninas! Praia, piscina, chinelos e rasteirinhas: tudo com estilo e ótimos preços.
  • No Natal, deixe a magia dominar seus pés! Confira nossas promoções.
  • Melhor que encontrar um par perfeito, é encontrar vários. Venha conhecer a nova coleção!
  • Para todos os dias e para todas as horas: calçados, sim, senhora!
  • Uma coisinha que não te deixa na mão: bons calçados nos pés!

Além dessas ideias, você pode separar alguns minutinhos e tentar pensar em outras. Se tiver dificuldade, consulte seu time de vendas e até sua família. Às vezes, ouvir os outros é o que precisa para ter inspirações.

Em quais redes sociais divulgar?

O último passo para uma propaganda de calçados femininos de sucesso é divulgar nos canais corretos e que fazem sentido para o seu público-alvo.

Pessoa com o celular na mão com diferentes redes sociais na tela.
A escolha das redes sociais é um passo importante para atingir seus objetivos.

Os chamados canais offline – como panfletos e outdoors – podem ser uma boa opção, mas têm um alcance pequeno e podem não atingir tão diretamente as pessoas.

Por isso, a melhor opção é apostar no mundo digital, compartilhando a propaganda nas redes sociais e as impulsionando dentro do seu perfil. 

No Facebook e no Instagram, as publicações feitas possuem um botão de “Impulsionar”. Basta clicar nele, delimitar a verba, as características dos usuários que verão a propaganda – como gênero e idade – e o objetivo.

Fazendo isso, continue com o processo de impulsionamento e faça seu conteúdo alcançar melhores resultados, visto que postagens promovidas geram melhores números.

Para definir em quais redes sociais investir na hora de fazer sua propaganda, compreenda melhor o perfil de usuário de cada uma delas.

Facebook

Esta é uma plataforma utilizada pelos mais diversos tipos de pessoas. Para lojas de calçados focadas em adultos ou que abrangem mais de um público, é uma ótima escolha.

Por ser acessada pelas mais diversas idades, uma ideia é fazer propagandas diferentes para adultos e para adolescentes, por exemplo.

Mulher mexendo no Facebook pelo celular e pelo notebook com uma xícara de café ao lado.
O Facebook é a rede social perfeita para lojas de calçados que vendem para diferentes idades.

No momento em que for configurar o impulsionamento, você pode customizar quem verá a postagem e, assim, rodar uma estratégia mais assertiva.

Esta plataforma também possui, hoje em dia, um marketplace no qual você pode publicar suas propagandas e produtos, gerando vendas e captando novas clientes.

Para lojas que atendem apenas o público adolescente e jovem adulto, no entanto, o Facebook pode não ser a melhor escolha, visto que essas pessoas usam, com mais frequência, o Instagram.

Instagram

Uma rede social muito acessada por adolescentes e jovens adultos e que pode ser usada para se comunicar diretamente com eles.

Pessoa curtindo uma imagem no Instagram.
Com milhões de downloads, o Instagram é uma rede que promete ótimos resultados.

O forte do Instagram são as imagens, portanto, aposte em artes mais modernas e bem feitas para encantar os usuários. Nos últimos anos, usuários do Facebook têm migrado para o Instagram, mas o forte da rede social ainda é um público mais jovem.

Pinterest

As duas redes sociais mais fortes e estrategicamente alinhadas com o segmento calçadista são o Facebook e o Instagram. No entanto, se o seu comércio tiver uma pegada mais moderna e alinhada às tendências, o Pinterest também pode ser uma opção.

Muito utilizado por um público mais jovem e que busca, principalmente, por tendências e inspirações, é uma rede social de imagens.

Publicar propagandas de lançamentos de coleções, de dicas e até de inspirações com um link para o seu perfil no Instagram ou no Facebook pode ser uma boa estratégia para utilizar a plataforma a seu favor e conquistar novas consumidoras.

Na hora de fazer uma propaganda de sapatos femininos, assim como de outros modelos de calçados, seguir essas dicas te ajuda a gerar o passo-a-passo sozinho e de forma facilitada.

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