Daniel Atacado Blog

Alta temporada de vendas: como motivar funcionários de forma prática e eficaz?

O sucesso de um varejo está diretamente relacionado com sua gestão, que deve considerar, além das estratégias de vendas, o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Ainda que motivar funcionários seja um desafio para a maioria dos gestores, a prática é fundamental para mantê-los felizes, produtivos e engajados. Portanto, para atingir melhores resultados, é preciso estimular e potencializar as habilidades dos colaboradores.

Pensando nisso, reunimos dicas práticas e certeiras que irão te ajudar a engajar a equipe e integrá-la aos objetivos da empresa. Confira!

Faça pesquisas sobre o clima organizacional

Empresas que se preocupam em satisfazer e promover uma melhor qualidade de vida a seus funcionários apresentam um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e propício à produtividade, trazendo consequências positivas para a organização.

Para que os colaboradores se sintam bem e satisfeitos, a dica é realizar pesquisas periódicas sobre o clima organizacional, a fim de compreender quais os processos internos devem ser aprimorados.

Além de alinhar as expectativas entre a empresa e seus funcionários, a prática tem o poder de transformar a atmosfera da organização, influenciando diretamente na atuação e desempenho da equipe.

Crie momentos de integração

Eventos mensais, como happy hours e confraternizações, são uma ótima forma de motivar funcionários. Isso porque os momentos descontraídos auxiliam na integração entre as equipes, estimulando os colaboradores a conversarem e se conhecerem mais profundamente.

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Essa prática também deve ser realizada para fortalecer os objetivos da empresa. Portanto, mostre as metas da organização, identificando e comemorando o crescimento mensal juntamente com seus funcionários. Uma boa dica para a atividade é premiar os colaboradores que mais se desenvolveram durante o mês, reconhecendo os progressos profissionais.

Implemente a cultura do feedback

A maioria dos problemas recorrentes em uma organização podem ser solucionados com uma boa comunicação interna. Para isso, vale utilizar ferramentas e implementar práticas como o feedback, que ajuda a criar uma relação de confiança e alinhar os objetivos entre a empresa e o colaborador.

Ao entender quais são suas atitudes positivas e os pontos de melhora, o funcionário se sente mais motivado e engajado. Por isso, realizar feedbacks periodicamente faz com que o progresso – do funcionário e da organização – seja mais rápido, saudável e eficaz.

Promova treinamentos internos

Uma boa alternativa para motivar funcionários é oferecer momentos de aprendizagem. Aprimorar as habilidades e os domínios técnicos e teóricos torna os colaboradores mais seguros quanto à realização de suas tarefas.

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Além disso, saber que a organização está investindo no seu desenvolvimento profissional é uma forma de se sentir valorizado no trabalho. Portanto, ofereça cursos, palestras e a participação em eventos da área, contribuindo para a capacitação do colaborador e, consequentemente, para o sucesso do varejo.

Ofereça uma perspectiva de crescimento

A incerteza com relação ao trabalho pode levar os funcionários à desmotivação. Por isso, implementar um plano de carreira sólido e bem estruturado pode aumentar os níveis de engajamento e estimular o desenvolvimento profissional.

Oferecer uma perspectiva de crescimento dentro da organização, além de auxiliar na retenção de talentos, fomenta a elaboração de metas e objetivos, visando alcançar a progressão na carreira. Para a empresa, alguns dos maiores resultados serão o aumento da produtividade, satisfação e desempenho das equipes.

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