Os calçados de plástico têm cada vez mais conquistado espaço nas vitrines, nas prateleiras e, de quebra, nas estantes das consumidoras. O material, que ganhou destaque com grandes marcas — como a Grendene —, vem se tornando tendência e chamando a atenção das clientes.
Se, antigamente, o plástico era matéria-prima específica para chinelo, essa não é mais a realidade hoje. Marcas como Melissa, Zaxy, Ipanema Sempre Nova e Grendha (todas do grupo Grendene) provaram que é possível inovar e criar modelos incríveis e para diferentes ocasiões com o produto, o que agrada consumidoras e faz com que elas busquem pelos calçados.
Na verdade, homens também podem usufruir do material. É possível encontrar sapatos de plástico, por exemplo, assim como sandálias, papetes e modelos ergonômicos, os quais agradam o público masculino, que gosta de modelos versáteis e práticos para o dia a dia.
Caso você esteja pensando se realmente vale a pena investir em calçados feitos a partir desta matéria-prima para sua loja, separamos algumas informações que podem ajudar a decidir. Além disso, apresentamos as principais marcas de sapatos de plástico disponíveis no mercado. Boa leitura!
Por que investir em calçados de plástico?
As razões abaixo são focadas nos calçados da Grendene, uma marca fundada em 1971 e com mais de 50 anos de mercado. Atualmente, além de desenvolver modelos em plástico, ela se preocupa com questões importantes e que são diferenciais na hora de apresentar os produtos aos clientes.
É importante que seus vendedores conheçam estas vantagens, porque, às vezes, serão elas quem irão encaminhar o consumidor para a compra.
1. Versatilidade
Como dito, atualmente, os calçados de plástico vão muito além do modelo tradicional (o chinelo). As marcas conseguem trabalhar a matéria-prima para desenvolver diferentes opções, os quais se adaptam a várias ocasiões.
Logo, além de criar formatos de calçados diferentes graças ao quão maleável é o plástico, as marcas pensam em como eles podem ser usados em diversas situações.
As sapatilhas de plástico da Zaxy, por exemplo, podem ser escolhidas para ir ao mercado, ao parque e ao shopping. Dependendo do modelo, ele é adaptável até para o trabalho.
Também é possível ir além dos calçados abertos e encontrar tênis e sapatos de plástico infantis, que não escorregam e que são ilustrados com personagens, fato que atrai a atenção das crianças.
Para os homens, a versatilidade também aparece. Chinelos simples, de tira larga, sandálias e papetes se acomodarão em diferentes ocasiões. Para quem preza por conforto, os modelos ergonômicos são ótimas escolhas para a vitrine.
Além disso, existem marcas, como a Rider e a Mormaii, que desenvolvem calçados de plástico para quem prefere esporte e uma pegada mais estilosa, perfeitas para adolescentes e jovens adultos.
2. Estilo
Outra vantagem em investir nos calçados de plástico é o estilo. A matéria-prima consegue ser trabalhada em diferentes cores, formatos e modelos. Existem produtos com acessórios, com glitter, com aplicação de texturas e muito mais.
Dessa forma, eles conseguem explorar cores sóbrias — como o preto, o branco, o marrom e o nude — ao mesmo tempo em que se adaptam para tons mais vibrantes e inovadores.
O brilho característico do material é outro ponto fonte. Nos calçados de plástico, os tons não ficam opacos, pelo contrário: são valorizados e atraem a atenção para a vitrine, que fica ornamentada com cores vivas.
Existem, ainda, calçados de plástico femininos que acompanham acessórios metalizados e outras aplicações, como fivelas e pedrarias. Essa característica torna possível que os modelos fiquem atrelados às tendências de moda, o que aumenta consideravelmente a busca das clientes.
As estampas são outra característica dos produtos de plástico que chamam a atenção. É possível aplicar diferentes tipos na matéria-prima, um atrativo para quem atende vários perfis de consumidores.
Há, também, as coleções feitas em parcerias com outras marcas, como a NBA (impressa em produtos da Rider), os personagens da Disney (que ganham espaço em calçados femininos e infantis) e as linhas com pessoas públicas, como a Ipanema Sempre Nova, que já fez campanhas com Anitta e com a Thelminha (médica e ganhadora do BBB 20).
Investir nesses modelos é uma boa estratégia, pois eles trazem figuras conhecidas popularmente e são um grande atrativo para clientes.
3. Durabilidade
Que consumidor não quer um calçado de qualidade, que seja resistente? Provavelmente, todos eles. A tendência do consumo consciente — um comportamento no qual as pessoas reduzem o consumo e optam por produtos com mais durabilidade — já é realidade.
Em outras palavras, os clientes irão buscar cada vez mais por produtos que fiquem por um longo período em bom estado de conservação — e o plástico é uma matéria-prima extremamente resistente!
Por isso, na hora de apresentar os calçados de plástico para os clientes, frise que eles possuem muita qualidade. Dê dicas de como higienizá-los para que continuem novos — de preferência, com água e sabão, apenas!
Dessa forma, a pessoa perceberá que você tem autoridade sobre o produto e confiará em sua palavra.
4. Sustentabilidade
Por mais que o plástico não seja uma matéria-prima natural, a Grendene tem consciência da importância em desenvolver uma logística que não agrida o meio ambiente.
Todos os modelos da marca são veganos — ou seja, sem qualquer componente de origem animal. Além disso, os materiais utilizados na produção são 100% recicláveis, atóxicos e livres de substâncias que causam irritação e alergias.
Os calçados de PVC possuem até 30% de material reciclado (pré-consumo) e outras matérias-primas de origem renovável na composição.
A marca conta com os certificados Biobased — conquistado apenas quando se produz com 20 a 40% de matéria renovável — e Forest Stewardship Council — um selo para empresas que obtêm matéria-prima a partir do manejo responsável das florestas.
O que isso muda na hora de vender? As pesquisas de comportamento do consumidor (como a da World Global Style Network e o relatório de tendências do Pinterest) demonstram que, no futuro, as pessoas buscarão cada vez mais por produtos sustentáveis, pois a preocupação com o meio ambiente é uma realidade cada vez maior.
Logo, ao optar por produtos veganos, recicláveis e com certificações ambientais, você está colocando dentro da sua loja itens que os clientes aprovarão devido às suas filosofias de vida.
Sabemos, ainda, que as pessoas estão buscando por soluções. Oferecer calçados com cunho sustentável é, ainda, uma maneira de dar ao consumidor o que ele tanto busca.
5. Conforto
Outra grande vantagem dos calçados de plástico é o conforto ao caminhar. Há quem diga que eles não calçam bem, no entanto, atualmente, essa não é mais a realidade.
Grande parte dos modelos possuem a palmilha revestida e almofadada, para que o pisar seja leve e confortável. A aplicação de texturas também é outra estratégia que foi adotada para tornar os calçados de plástico ótimas opções para o dia a dia, pois o padrão em alto relevo massageia o pé conforme a pessoa anda.
Existem, ainda, opções ergonômicas, que possuem solados bem estruturados e que podem ser usados para ir à praia ou para caminhar com mais suavidade e conforto.
Marcas de calçados de plástico
A Grendene é uma marca guarda-chuva, ou seja, possui diversas empresas derivadas da principal. Todas elas possuem seu diferencial de mercado e agradam diferentes públicos, fabricando calçados de plástico confortáveis, resistentes e cheios de qualidade. Conheça algumas:
Grendha
A Grendha é uma marca famosa entre adultas que prezam por conforto e um estilo mais clássico. Os modelos da marca são produzidos em tons mais neutros e podem ser utilizados em muitas ocasiões.
Como diferencial, a empresa aposta em pedrarias, itens metalizados e estampas florais, que atraem a atenção das clientes e deixam qualquer vitrine mais elegante.
Entre os modelos da Grendha, rasteiras, sandálias, chinelos e tamancos são grandes apostas. É fácil de limpar e veste qualquer pessoa com muito charme.
Além disso, existe também a linha Baby, perfeita para quem quer calçar as crianças com estilo e conforto.
Ipanema
Falar em Ipanema é falar em brasilidade, em cultura nacional e até em praia! Os chinelos da marca são famosos nos pés das pessoas do nosso país e encantam por, a cada coleção, inovar nas cores e nos detalhes.
Quem achava que chinelo era calçado de ficar em casa certamente mudará de opinião ao se deparar com os produtos da Ipanema na sua vitrine. Além dos tons inovadores e conectados às tendências, a marca tem apresentado tiras estilizadas, adereços e estampas encantadoras.
Os chinelos de tira larga também chamam a atenção, acompanhados das plataformas, que são uma das grandes tendências para 2021.
Consumidoras mais fashionistas e que procuram por inovação no design dos calçados irão se atrair pelos modelos da linha Ipanema Sempre Nova, que aposta em cores mais ousadas, em fivelas, em sandálias e em papetes — outra grande tendência do ano, que promete fazer sucesso entre as clientes.
A Ipanema Sempre Nova possui, ainda, pessoas públicas em suas campanhas, que podem angariar adolescentes a procurarem pelo produto que estava no pé da sua ídola.
Para os homens, a Ipanema aposta em cores mais sóbrias e deixa a inovação a cargo das tiras — que são em tons diferentes do solado — e das estampas — as quais remetem à praia e ao verão.
Zaxy
A Zaxy é a marca da Grendene reconhecida por criar tendências e modelos de calçados que fogem do comum, mostrando como o plástico pode ser versátil, confortável e superestiloso.
Cores vivas, estampas diferentes, adereços chamativos e formatos inovadores de calçados são as apostas da marca, que atrai a atenção de adolescentes, jovens adultas e mulheres interessadas em moda.
Além da rasteira e das sandálias, a Zaxy disponibiliza, para sua vitrine, tênis, papetes e tamancos com tiras entrelaçadas e detalhes que conquistarão o coração das consumidoras.
A marca ainda possui a linha Baby, que desenvolve modelos para crianças e para bebês que não saem de casa sem um calçado estiloso e fofo nos pés.
Cartago
Famosa entre homens adultos que preferem um estilo mais sóbrio e simples, a Cartago é uma das marcas mais famosas no público masculino.
Ao mesmo tempo em que entre modelos não tão chamativos, a Cartago cria produtos que são confortáveis, versáteis e que podem ser utilizados em várias ocasiões — ótima para quem atende consumidores que gostam de praticidade no dia a dia.
Os chinelos e as sandálias masculinas da marca são, majoritariamente, nas cores marrom, preta, azul escura e cinza. Os solados com textura permitem um caminhar anatômico e as tiras grossas seguram bem o calçado no pé.
Mormaii
Para lojistas do segmento esportivo, a Mormaii é um ótimo investimento na hora de compor o estoque. Os chinelos são produzidos com tiras mais largas, para não escapar enquanto caminha, e as estampas remetem à praia.
A ideia da marca é entregar conforto e estilo para quem curte um modelo de vida ao ar livre, com aventuras e muita diversão. Adolescentes e jovens adultos também se interessarão pelas opções.
Rider
A Rider está para o público masculino como a Zaxy está para o feminino. A ideia da marca é criar modelos conectados com as tendências da moda, deixando homens que não abrem mão do estilo muito contentes.
Os chinelos de tira larga chamam a atenção ao lado de coleções com personagens e outras marcas, como a NBA. São modelos perfeitos para o dia a dia e para quem quer usar um calçado confortável em qualquer ocasião cotidiana.
Linhas infantis
Lojistas do segmento infantil também podem contar com calçados de plástico em sua vitrine. A Grendene possui diversas linhas no mercado, disponibilizando tênis, sandálias, galochas, chinelos e muito mais.
Estampas divertidas, cores chamativas, personagens e modelos que acompanham brindes são ótimas opções, pois atraem as crianças e os pais, que são as pessoas que realmente fazem as compras.
Conheça a Daniel Atacado
A Daniel Atacado é uma empresa com mais de 30 anos de know how sobre o segmento calçadista, representante exclusiva do grupo Grendene.
No site, você consegue encontrar calçados de todas as marcas acima. Disponibilizamos as coleções vigentes no momento, para que sua loja esteja sempre alinhada às tendências da estação.
Para adquirir nossos produtos, você precisa apenas realizar o seu cadastro por meio de um CNPJ e de uma Inscrição Estadual ativa. Confira, abaixo, um vídeo de como é simples repor seu estoque com a Daniel Atacado:
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