As características de um calçado de qualidade envolvem não só a matéria-prima, tem a ver também com molde, conforto e expertise da marca.
Um sapato de um material não tão nobre, porém mais barato, por exemplo, pode não ser confortável, provocar desconforto ao caminhar e machucados na pele. Ao final, o par acaba abandonado na sapateira.
Ao mesmo tempo, um calçado de uma matéria-prima de qualidade pode custar um pouco mais caro, mas tem a vantagem de ser resistente, durável e vai acompanhá-lo por muitas temporadas.
Mas como saber identificar calçados de qualidade para sua loja? Continue lendo para descobrir!
Material
A matéria-prima é responsável pela maior parte do custo de fabricação de um calçado. Quando falamos em sapatos de qualidade, o primeiro material que pensamos é no couro.
A produção nacional, no entanto, é diversificada. Podemos encontrar calçados em plástico, borracha, verniz, jeans e camurça.
Couro
O couro é atemporal e um material versátil, usado na indústria têxtil, de móveis, de decoração e de calçados e acessórios.
É uma matéria-prima que tem diferentes níveis de qualidade: Full Grain (de mais alta qualidade, geralmente proveniente de animais novos; suporta horas de uso), Top Grain (o segundo da lista, durável e resistente) e Genuine Leather (maleável, mas não tão resistente; é o couro mais barato). Atualmente, 19,9% dos calçados produzidos no Brasil são de couro.
Sintético
Calçados fabricados em material sintético têm preços mais acessíveis, mas não são tão duráveis como os de couro. Material sintético pode ser de poliuretano e látex. O primeiro é usado em bolsas, jaquetas e calçados. Tem custo baixo e textura de melhor aparência – se assemelha ao couro natural.
A resistência pesa contra os materiais sintéticos à base de poliuretano. Eles quebram e descascam quando expostos à umidade e ao calor, alerta o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil.
Já o látex é o couro vegetal obtido pelo látex da Amazônia. Começou a ser produzido em projetos de sustentabilidade e pode ser considerado o mais ecológico. O sintético é matéria-prima para 27,4% da produção nacional.
Plástico
O plástico é o material mais utilizado na produção de calçados no Brasil. A cada 100 pares que saem das fábricas, 46 são feitos em plástico/borracha, tendo o Nordeste como campeão na produção de modelos com esse material.
Os calçados de plástico se reinventaram nas últimas décadas. Deixaram de ser taxados de produtos de qualidade inferior para serem reconhecidos como itens de moda e de design diferenciado.
Forro e sola
Um bom acabamento interno torna mais fácil a respiração e a absorção de umidade. Por isso, esqueça forros com tecidos sintéticos ou muito finos.
Calçados são fabricados com solas costuradas ou coladas. A costura confere mais resistência aos sapatos, mas está incluída em um processo de montagem que tem preço mais alto.
Usar uma cola para unir a sola ao cabedal custa menos para a indústria e para o consumidor final, em compensação é um produto com durabilidade menor.
Conforto
O conforto em calçados de qualidade está diretamente associado a uma boa forma. Um molde bem construído e que se encaixa perfeitamente no pé são garantia de conforto.
A matéria-prima também conta ponto para o nível de conforto. O couro tem a característica de se moldar ao pé, ao contrário dos materiais rígidos.
Um sapato confortável “abraça” o pé naturalmente. Ao caminhar, o calçado que tem um bom grau de conforto e “dobra” no lugar certo. Materiais rígidos demais não têm essa flexibilidade e, consequentemente, não se curvam. Da mesma forma, um material que “dobra” com facilidade pode ter baixa qualidade, pois pode indicar que a estrutura do sapato é pouco resistente.
Reputação da marca
A procedência da matéria-prima e os processos de produção influenciam não só na qualidade final do produto, mas também na reputação da marca.
Uma marca de calçados, por exemplo, que entrega no produto aquilo que anuncia na propaganda consolida sua identidade e imagem no mercado, resultando em uma boa reputação.
Aquela marca com expertise na fabricação de um calçado, cujos produtos são amplamente conhecidos por serem de qualidade, confortáveis e duráveis, consegue clientes fiéis, que apreciam os sapatos e os indicam para amigos, colegas de trabalho e família.
Satisfação dos consumidores
O processo de compra de um calçado de qualidade passa pela satisfação dos atuais clientes com a marca. Ao mesmo tempo em que consumidores realizados com seu produto/serviço tornam-se multiplicadores positivos, compradores insatisfeitos arruínam reputações, principalmente pelas redes sociais.
A satisfação de um cliente não se limita a uma transação comercial apenas. O consumidor quer ser ouvido e opinar sobre o seu produto ou serviço. Uma boa experiência de compra e um pós-venda atencioso formam uma dupla capaz de tornar o consumidor um fã da marca.
Política de troca
Em compras online, pesquise sobre a política de troca e até a de devolução da marca a qual você está fazendo a compra. Marcas com estas informações confusas ou não detalhadas não são muito indicadas, tendo em vista que o ideal é que as empresas sejam transparentes e diretas ao explicar seu funcionamento.
Escolha do fornecedor
Escolha um fornecedor de calçados de qualidade para a sua revenda. Preze pela confiança, pelo tempo de mercado e pelo cumprimento de prazos de entrega.
Procure por empresas que possam fornecer calçados de qualidade, em bom material e de marcas especialistas no produto. A Daniel Atacado é uma boa opção, pois é representante exclusiva da Grendene, marca referência na confecção de produtos de alta qualidade.
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