Para manter a boa saúde financeira da sua loja e prosperar no mercado é fundamental mensurar os resultados financeiros. Nesse contexto, uma das métricas mais importantes para conhecer é o ticket médio das vendas.
Dependendo dos dados apresentados por esse indicador, é possível identificar o que pode atrapalhar os resultados do negócio. Além disso, é necessário saber quais são as dicas que podem ser adotadas para melhorar o desempenho.
Quer saber mais sobre o tema? Então entenda o que é ticket médio e descubra o que fazer para aumentá-lo!
O que é ticket médio e como ele é calculado?
O ticket médio é uma métrica usada para calcular o valor médio gasto por cliente em determinado período. Assim, é possível ter uma ideia do significado de cada venda para o faturamento e para as finanças do negócio.
O cálculo do ticket médio considera o número de compradores, o período específico e o faturamento total no intervalo de análise. A fórmula desse KPI é:
Ticket médio = Faturamento em um determinado período / Quantidade de clientes no período
Por exemplo, suponha que uma loja de calçados tenha vendido um total de R$ 10.000,00 durante um mês e tenha atendido 125 clientes. O cálculo do ticket médio será:
Ticket médio = R$ 10.000,00 / 125 = R$ 80,00
Isso significa que, em média, cada cliente que foi convertido em vendas gastou R$ 80,00 em compras na loja durante aquele mês.
Qual é a importância desse valor para o negócio?
Como você viu, o ticket médio é um indicador que pode sinalizar sobre a saúde financeira de um negócio. Além de indicar quanto cada cliente foi capaz de gerar para a loja, existem outras vantagens de acompanhar o indicador.
Entre elas, estão:
- colabora para a tomada de decisão;
- ajuda a avaliar o desempenho das vendas;
- traz a possibilidade de identificar os clientes mais recorrentes.
Como aumentar o ticket médio das vendas?
Aumentar o ticket médio das vendas pode ser um desafio. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar esse indicador e a lucratividade da loja.
Acompanhe!
Aplique descontos progressivos
A oferta de descontos progressivos é muito comum no atacado, mas também pode ser aplicada no varejo. Nessa estratégia, ao adquirir um número maior de itens, o cliente terá uma vantagem econômica. Assim, há uma redução no valor unitário em uma compra maior, ajudando a elevar o valor médio das vendas.
Amplie o mix de produtos
Outro modo de aumentar o ticket médio das vendas é oferecer uma maior variedade de produtos. Dessa maneira, o cliente pode encontrar mais opções que são do seu interesse e, com isso, ter um gasto maior.
Uma boa estratégia para tornar o mix mais diversificado é adicionando novos produtos à sua loja. Para tanto, veja quais são as necessidades e interesses dos consumidores, de maneira a trazer ofertas que atendam às suas expectativas.
Invista na fidelização de clientes
Fidelizar clientes é essencial para ter consumidores recorrentes e que indicam a sua loja para outras pessoas. Aqui, a dica é oferecer uma boa experiência de compra, valorizar o público e fortalecer o relacionamento. Assim, o negócio pode criar uma imagem positiva, reter os clientes e gerar vendas maiores.
O ticket médio das vendas é um indicador importante para sinalizar sobre a saúde financeira do negócio. Para ampliar os resultados, vale a pena aplicar estratégias específicas para que os clientes aumentem o volume de compras.
Gostou do post? Então continue acompanhando e descubra como um bom mix de pagamento pode impactar os resultados da sua loja!