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Dicas ao Lojista

É possível reduzir custos sem comprometer a qualidade?

Reduzir custos é a palavra-chave para momentos de instabilidade econômica e escassez de recursos. Mas como fazer isso sem comprometer a qualidade dos produtos e do atendimento? Com um conjunto de práticas e estratégias bem elaboradas, é possível! Para saber mais, continue a leitura.

Antes de agir, ouça

Vale a pena realizar alguma mudança ou nova estratégia sem ouvir seus funcionários e clientes? Nada disso. O famoso “tiro no escuro” pode fragilizar o caixa, a reputação da marca e as chances de recuperação financeira da empresa.

Todo e qualquer planejamento de redução de custos deve ser feito de acordo com diversos panoramas e pontos de vista. Entenda a experiência do seu cliente e veja se ele está satisfeito em comprar no seu estabelecimento.

O mesmo vale para seus funcionários. Verifique se o ambiente está agradável, além da visão da equipe sobre o problema.

Com visões e feedbacks concretos, a execução do plano de ação será bem mais assertiva e objetiva.

Automatize processos

Procure tornar operações cotidianas em processos automatizados. Uma boa alternativa para esse caso é o emprego de um software de gestão para sua empresa.

O sistema é capaz de gerenciar todos os processos administrativos. Assim, você pode reorientar os funcionários responsáveis para outras funções, reduzindo a força de trabalho e agilizando as ações rotineiras.

Por exemplo, se a sua empresa conta com alta demanda de colaboradores para a projeção de estimativas financeiras, contas a pagar e receber e controle de estoque, reduza e determine uma equipe menor, que ficará responsável pela gestão do software.

O restante pode ser alocado para outras funções dentro da própria empresa, fortalecendo setores, por vezes, esquecidos.

Pesquise a concorrência

Ver o que a concorrência está fazendo não é nenhum problema – muito menos uma prática antiética. A experiência faz parte de uma análise de mercado, sendo assim, cabe ao lojista verificar os pontos positivos e negativos desses concorrentes.

Com os dados em mãos, há inúmeros panoramas que podem ser seguidos. O melhor deles é identificar os pontos falhos analisados nas empresas concorrentes e otimizá-los em sua loja.

A redução dos custos, a curto prazo, pode não ser notada. No entanto, trata-se de um investimento longevo, em busca de atrair e fidelizar consumidores que, posteriormente, farão as vendas aumentarem e o caixa se fortalecer.

Pesquise preços de fornecimento

Há muitos anos você compra do mesmo fornecedor? Talvez seja o momento de pesquisar novas empresas e analisar se é vantajoso financeiramente continuar como está. A redução de custos também demanda novos laços e relações com fornecedores.

Mesmo que a empresa de abastecimento de produtos seja confiável, é fundamental observar se financeiramente é viável. A negociação com a mesma fornecedora, no intuito de redução de valores, não está descartada. Pesquise pelo melhor custo-benefício!

Faça um controle de estoque

Produtos parados no estoque significam dinheiro parado e custos desnecessários. Com um competente controle de estoque, a rotatividade entre prateleira e calçados estocados fluirá mais rapidamente, o que torna o fluxo financeiro bem mais agradável. O software de gestão, como já citamos, serve para facilitar esse processo.

Mas como dar saída aos produtos sem muita procura? Com promoções ao cliente! Você deve unir o útil ao agradável. O que vale mais a pena: continuar com os calçados parados no estoque ou abaixar um pouco o preço e juntá-los a kits com produtos que saem bastante?

A margem de lucro, no instante da venda, pode parecer prejudicial, porém, imagine que os produtos, antes parados, agora estão girando. Haverá redução de custos e saúde financeira consolidada.

Para conhecer mais estratégias que, além da redução de custos, podem atrair novos clientes e aumentar as vendas, baixe nosso e-book com sete dicas de ações de vendas para lojas de calçados.

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