Reduzir custos é a palavra-chave para momentos de instabilidade econômica e escassez de recursos. No entanto, para muitos comerciantes nem sempre é claro como fazer isso sem comprometer a qualidade dos produtos e do atendimento.
O fato é que, a partir de um conjunto de práticas e estratégias bem elaboradas, isso é possível, sim.
Se você se interessa pela temática e quer ter ideias criativas para reduzir custos na empresa, continue a leitura deste texto e compreenda mais sobre o assunto!
Antes de agir, ouça
Você acredita que vale a pena realizar alguma mudança ou nova estratégia sem ouvir seus funcionários e clientes? Nada disso! O famoso “tiro no escuro” pode fragilizar o caixa, a reputação da sua marca e até mesmo as chances de recuperação financeira da empresa.
Por isso, a opinião das pessoas que estão envolvidas com o seu negócio, seja de forma direta ou indireta, é importante.
Todo e qualquer planejamento de redução de custos deve ser feito de acordo com diversos panoramas e pontos de vista. Entenda a experiência do seu cliente e veja se ele está satisfeito em comprar no seu estabelecimento.
O mesmo vale para os seus funcionários. Verifique se o ambiente está agradável, além da visão da equipe sobre o problema que você pretende solucionar.
Algumas dessas pessoas podem colaborar com insights precisos para te ajudar. Sem falar que, com visões e feedbacks concretos, a execução do plano de ação será bem mais assertiva e objetiva.
Automatize processos
Procure automatizar operações cotidianas. Uma boa alternativa para esse caso é o emprego de um software de gestão para a sua empresa.
Essa possibilidade pode te ajudar a ter uma visão macro da situação, já que o sistema é capaz de gerenciar todos os processos administrativos. Assim, você pode reorientar os funcionários responsáveis para outras funções, reduzindo a força de trabalho e agilizando as ações rotineiras.
Por exemplo, se a sua empresa conta com alta demanda de colaboradores para a projeção de estimativas financeiras, contas a pagar e receber e controle de estoque, reduza e determine uma equipe menor, que ficará responsável pela gestão do software.
O restante pode ser alocado para outras funções dentro da própria empresa, fortalecendo setores, por vezes, esquecidos.
O importante é que, ao aderir à tecnologia, ainda haja espaço para os funcionários e que possíveis demissões sejam evitadas o máximo possível. Busque um equilíbrio entre os dois lados da moeda.
Pesquise a concorrência
Ver o que a concorrência está fazendo não é nenhum problema — muito menos uma prática antiética, desde que não haja uma cópia explícita das ações.
A experiência faz parte de uma análise de mercado, sendo assim, cabe ao lojista verificar os pontos positivos e negativos desses concorrentes, e entender o que lhe pode ser útil ou não.
Com os dados em mãos, há inúmeros panoramas que podem ser seguidos. O melhor deles é identificar os pontos falhos analisados nas empresas concorrentes e otimizá-los em sua loja. Isso porque enxergar as dores do concorrente pode te fazer ter consciência das suas.
A redução dos custos, a curto prazo, pode não ser notada. No entanto, trata-se de um investimento longevo, em busca de atrair e fidelizar consumidores que, posteriormente, farão as vendas aumentarem e o caixa se fortalecer.
Invista em ações de sustentabilidade
Há alguns anos, a preocupação com o meio ambiente a partir da compreensão de que as matérias-primas naturais são finitas, ainda que elas sejam essenciais para a manutenção da vida, têm ficado cada vez mais em evidência, e se tornado pauta entre consumidores e comerciantes.
Por mais que o objetivo principal seja proteger o ecossistema e, assim, possibilitar o equilíbrio entre todos os seres, quando o assunto é redução de custos nas empresas, a sustentabilidade se torna também uma excelente oportunidade de negócio. Sendo assim, investir nela também é um caminho.
Abaixo, listamos alguns exemplos de ações sustentáveis que você pode aderir facilmente. Ainda que a longo prazo, elas vão diminuir os gastos operacionais da sua loja de calçados. Confira:
Use energia limpa
Possivelmente, a conta de energia da sua loja figura entre as maiores despesas, estando entre a folha de pagamento e os gastos com novos produtos.
Uma excelente estratégia para impactar a natureza de forma positiva e reduzir as cifras desse boleto, é por meio da energia limpa, ou seja, energia fotovoltaica.
Gerada exclusivamente a partir da luz solar, ela exige um investimento inicial que pode parecer demasiado, mas que, em poucos anos, é quitado e apresenta um retorno satisfatório. Ainda mais considerando a durabilidade dos equipamentos, que podem ter vida útil de 25 anos ou mais, sem a necessidade de manutenção constante.
Promova a economia circular
Esse formato de negócio visa propagar iniciativas de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia — economizar energia elétrica compõe algumas das práticas recomendadas por ele, por exemplo.
Você pode transformar a sua loja em um ponto de coleta de materiais recicláveis, como papéis, garrafas pet, latinhas de alumínio, lixo eletrônico, lâmpadas, pilhas e baterias, que podem ser destinados a empresas especializadas a tratar desses itens.
Outra ideia é reutilizar água para a higienização da loja, que pode ser captada da chuva por meio de um sistema apropriado, assim como do sistema de ar condicionado.
Substitua o plástico
Além de ser extremamente prejudicial ao meio ambiente, o plástico é um material caro. Seja presente em um copo de água até a embalagem dos calçados, vale a pena evitá-lo.
Você pode adquirir canecas ou garrafinhas de água para os colaboradores, enquanto que os clientes podem utilizar um bebedouro comum.
Já no caso das embalagens, busque por opções que sejam compostáveis, biodegradáveis, reutilizáveis e até mesmo retornáveis. Oferecendo brindes ou descontos, vale também incentivar o cliente a levar a própria sacola.
Faça um controle de estoque
Produtos parados no estoque significam dinheiro parado e custos desnecessários. Com um competente controle de estoque, a rotatividade entre prateleira e calçados estocados fluirá rapidamente, o que torna o fluxo financeiro bem mais agradável.
O software de gestão, como já citamos, é uma opção que serve para facilitar esse processo.
No entanto, como dar saída aos produtos sem muita procura? A resposta é simples e fácil de ser colocada em prática: oferecendo promoções ao cliente!
Você deve unir o útil ao agradável. O que vale mais a pena: continuar com os calçados parados no estoque ou abaixar um pouco o preço e juntá-los a kits com produtos que saem bastante?
A margem de lucro, no instante da venda, pode parecer prejudicial, porém, imagine que os produtos, antes parados, agora estão girando. Haverá redução de custos e saúde financeira consolidada.
Pesquise preços de fornecimento
Há muitos anos você compra do mesmo fornecedor? Talvez seja o momento de pesquisar novas empresas e analisar se é vantajoso financeiramente continuar como está. A redução de custos também demanda novos laços e relações com fornecedores.
Mesmo que a empresa de abastecimento de produtos seja confiável, é fundamental observar se financeiramente é viável. A negociação com a mesma fornecedora, no intuito de redução de valores, não está descartada.
Pesquise pelo melhor custo-benefício, assim, seus clientes saem satisfeitos e o caixa da sua empresa, se não passa por um upgrade, pelo menos não se prejudica ainda mais.
Comece a colocar em prática todas essas ideias inovadoras para reduzir custos o quanto antes e veja a situação da sua empresa se alternar, saindo do negativo para o positivo, sem a necessidade de ações mais drásticas, como demissões.
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