Aproveitar as datas comemorativas nas estratégias de vendas é fundamental para o sucesso do varejo. Além de elaborar planos e métodos para alcançar os seus objetivos, a empresa também deve se preocupar com o apelo visual que algumas ocasiões exigem, buscando surpreender e encantar seus consumidores. É o caso do Carnaval!
Feriado tradicional brasileiro, ele também pede um visual elaborado, sendo uma ótima forma para chamar atenção dos clientes e se diferenciar dos concorrentes. Portanto, neste texto reunimos algumas dicas e ideias de decoração de loja para o Carnaval. Confira!
Escolha o tema
A pandemia do coronavírus, infelizmente, não chegou ao fim. Contudo, ainda que não haja Carnaval nas ruas, se as recomendações da cidade em que a sua loja está instalada, assim como as do Estado, possibilitam o funcionamento normal dela durante o período, comece escolhendo o tema principal.
A decoração de Carnaval, normalmente, reúne diversos artigos coloridos e divertidos. Para levar a alegria do feriado para sua loja, utilize itens que remetam à data, como máscaras, serpentinas, fitas e balões — clássicos que, sem dúvidas, não podem faltar!
A dica especial para ornamentação de Carnaval para lojas é levar em consideração o público-alvo. Caso seus principais clientes sejam homens adultos, por exemplo, use artigos retrôs que façam alusão à festa em épocas passadas. A prática é uma forma de gerar nostalgia no consumidor, estimulando nele um sentimento de familiaridade que pode, sim, colaborar com a conclusão de uma compra.
Uma simples playlist com marchinhas que marcaram determinados anos pode ser suficiente para isso (falaremos sobre a trilha sonora em breve!).
Não esqueça também de considerar o estilo e personalidade da loja. Dê preferência para as cores presentes na identidade visual da marca e elabore uma decoração, seja minimalista ou mais expansiva, que converse com o conceito do estabelecimento.
Decore a vitrine
Se no dia a dia, expor os produtos de forma adequada é importante, em datas comemorativas não é diferente, inclusive na vitrine. Por isso, dedique uma atenção extra à ela durante os dias de folia.
O enfeite de carnaval para loja, especialmente para a vitrine, deve ser pensado a partir dos produtos que serão dispostos, buscando criar uma harmonia entre os objetos e os produtos.
Portanto, selecione o que será exibido e os adereços que irão complementar o cenário — purpurina, glitter, lantejoulas, máscaras coloridas… vale soltar a imaginação!
Ao definir a comunicação visual para a data, pense na mensagem que deseja passar. Esse ponto é fundamental para divulgar com assertividade a ação que será implementada, seja uma promoção, sorteio ou semana de descontos.
Além das cores, se atente à iluminação, que tem o poder de aguçar os sentidos no consumidor. Spots de luz bem posicionados fazem total diferença, especialmente durante a noite — alguém pode passar em frente da loja durante o período e, ao olhar a vitrine, resolver voltar no dia seguinte, enquanto ela estiver aberta.
Lembre-se ainda que as luzes amarelas, por exemplo, criam um cenário mais intimista e aconchegante; já as brancas geram um ambiente mais alegre e relaxante.
Uma forma de não errar na escolha é testar com antecedência a decoração da vitrine e, se necessário, pedir a opinião de mais pessoas, antes de deixá-la à vista do público.
Lembre-se do interior da loja
A alegria do feriado festivo também deve estar presente no interior da loja. Sendo assim, crie um ambiente visualmente atrativo e divertido, utilizando artigos carnavalescos, como confetes, purpurina, máscaras, penas, bandeirinhas, papéis e tecidos com brilho — os mesmo que podem te ajudar na decoração da vitrine.
As flores também são uma ótima opção de decoração de loja para Carnaval, já que as cores vibrantes garantem um ar alegre e agradável, influenciando na experiência de compra, além de garantirem um aroma atrativo ao ambiente.
Uma decoração simples e certeira para a data é a que remete à dança folclórica típica do Carnaval de rua do nordeste, o frevo. Normalmente, as lojas utilizam elementos como guarda-chuvas coloridos, fitas e aplicações que fazem alusão a essa expressão cultural.
A diferença aqui, sem dúvidas, é que você terá mais espaços para se dedicar à decoração. Apenas tome cuidado para não criar um ambiente carregado e que tome todo o foco do principal: os calçados!
Utilize cartazes
Uma ótima forma de divulgar a ação de venda para o Carnaval é utilizar cartazes físicos e digitais. Seja para sinalizar preços ou comunicar promoções, a dica é elaborar artes criativas que chamem atenção do consumidor.
Um cartaz criativo, ainda que manual, exige habilidades específicas. Procurar a ajuda de um profissional, o chamado cartazista, pode facilitar o seu trabalho.
Já se você pretende falar sobre as suas ofertas nas redes sociais, por exemplo, sites gratuitos como o Canva possibilitam a criação de artes. Na plataforma, é possível encontrar modelos prontos, mas que podem ser customizados. No entanto, vale também contar com a ajuda de alguém que possua domínio da prática.
Para isso, priorize as informações que deseja destacar e capriche na escolha da fonte das letras, ou seja, o estilo que elas terão — que deve facilitar a visualização. Os informes adicionais, como a data de vigência da oferta, por exemplo, podem estar em fontes menores. Já detalhes mais relevantes, como o valor dos descontos, devem ser facilmente compreendidos.
O ideal, portanto, é criar cartazes padronizados, mas que conversem com toda a estratégia de venda. Utilize cores semelhantes às usadas na decoração do interior de loja e do cenário da vitrine.
Crie uma boa playlist
É praticamente impossível falar em Carnaval e não pensar em música. O período é marcado pelas famosas marchinhas, mas também por hits — composições que fazem muito sucesso e acabam caindo no gosto da população, dominando as paradas musicais.
Para criar aquela sensação de nostalgia, como comentado, opte por uma playlist com marchinhas de Carnaval famosas, como a clássica “Mamãe Eu Quero”. Com certeza, os adultos acima dos 30 anos vão se identificar e se divertir.
Mas se você deseja atingir também um público mais jovem, entre os 20 e os 29, busque criar uma lista de reprodução com cantores mais atuais, como Iza, Anitta, Léo Santana, Ludmilla, entre outros.
Na dúvida de qual trilha sonora escolher, você pode aproveitar ambos os caminhos e, por consequência, satisfazer todos os consumidores.
Para facilitar esse processo, utilize os streamings musicais e pesquise por playlists prontas. Você pode buscar por palavras-chaves como “marchinhas antigas de Carnaval” e “Carnaval 2022”.
O fato é: não dispense a ideia de investir em uma boa playlist e deixe-a tocando enquanto os clientes transitam na sua loja em busca do calçado ideal!
Escolha os produtos ideais
Por último, mas não menos importante: atente-se ao seu estoque e, se preciso, renove-o.
É necessário que os produtos também estejam em sintonia com o período. Sendo assim, você deve investir em opções alinhadas às tendências atuais da moda, mas também que esbanjem alegria, que sejam sinônimo de folia!
Contudo, vale salientar que, nem por isso, os calçados mais neutros devem se tornar invisíveis. Encontre uma forma de destacá-los entre os sapatos coloridos femininos, por exemplo. Deve haver espaço para todos os itens!
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como criar uma decoração de loja para o Carnaval, da escolha do tema até a dos calçados, comece justamente pela última sugestão: renovando seu estoque de calçados!
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