A experiência de compra é o conjunto de percepções que o usuário tem ao entrar em contato com uma loja de varejo, seja para consumir ou não. O contato com todos os elementos oferecidos pela empresa compõe uma imagem que pode ser negativa, neutra e positiva em relação à marca.
Para criar um ótimo momento de compra para seu potencial cliente, superando suas expectativas, é preciso conhecê-lo e, assim, gerenciar esses elementos para que eles conversem positivamente. Além de aumentar as chances de compra e recompra, uma boa experiência de compra no varejo gera indicações espontâneas para seu negócio.
Pensando nisso, reunimos sete dicas para surpreender o consumidor e seu momento de compra. Confira!
1. Ofereça o atendimento perfeito
Se tem alguma coisa que o consumidor espera ao entrar em uma loja é ser bem atendido. Além da boa educação, é preciso esforço e profissionalismo para entender as motivações que fizeram o cliente entrar na loja, a fim de realizar perguntas certeiras que visam resolver seus problemas.
O atendimento ideal reúne clareza, objetividade, segurança, transparência e empatia, além de ser um reflexo de tudo o que acontece internamente na empresa. A abordagem e as interações do time de vendas devem estar alinhadas com todos os processos e estratégias do estabelecimento.
Conhecer os produtos, saber quem são seus públicos, utilizar a linguagem correta e descobrir os reais problemas dos consumidores são essenciais para os vendedores. Portanto, invista em cursos e treinamentos que irão auxiliar e capacitar os colaboradores.
2. Proporcione agilidade nas ações
Hoje, diante da rapidez possibilitada pela conectividade em rede, o consumidor espera por soluções imediatas. Para que a experiência de compra no varejo seja válida, é preciso possuir um time de vendas ágil, focado e atencioso, que irá garantir dinamismo e eficiência nos processos.
Uma equipe bem treinada e alinhada irá realizar atendimentos certeiros, se comunicando de forma clara, rápida e eficaz. A gestão de pessoas e a comunicação interna, portanto, são fundamentais nas estratégias para melhorar as vivências do consumidor no momento de compra.
3. Garanta variedade e qualidade nos produtos
Oferecer exatamente o que o cliente procura é um desafio para o varejo calçadista. Para isso, é necessário uma boa diversificação no mix de produtos, visando aumentar o alcance de vendas entre os possíveis consumidores.
Além de melhorar a experiência de compra, favorecendo o relacionamento entre cliente e empresa, um negócio que prioriza variedade e qualidade em seus produtos tem a possibilidade de atingir diferentes pessoas, podendo aumentar seu ticket médio.
Portanto, entenda as necessidades do seu público e busque fornecedores confiáveis, que irão garantir uma parceria de sucesso e também uma consistência no reabastecimento de produtos de qualidade no estoque.
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4. Desenvolva ações de vendas
Com a alta concorrência, é preciso mostrar vantagem competitiva, seja em descontos, métodos de pagamento ou produtos diferenciados. As ações de vendas são ideais para divulgar estratégias e promoções que ajudam a alavancar os itens de consumo.
Mais do que um preço justo e alinhado com o mercado, é necessário traçar um planejamento que atinja seus principais objetivos. Promoções, eventos, sorteios, descontos progressivos e cupons são algumas das diversas possibilidades de ações de vendas em lojas de calçados.
5. Crie um ambiente agradável
A experiência de compra no varejo está ligada diretamente com o ambiente da empresa. Com o aumento das compras online, as lojas físicas precisaram se adaptar e oferecer mais do que apenas produtos aos consumidores.
Para um negócio de sucesso, a satisfação do cliente deve ser conquistada em todas as etapas de interação, do estacionamento ao fechamento da venda. Garantir um local sem filas, confortável e aconchegante, com bom atendimento e facilidades de pagamento são algumas das formas de encantar e superar as expectativas dos compradores.
O marketing sensorial, que explora os cinco sentidos em estratégias de venda, também contribui para a experiência de compra. Ele pode ser aplicado em diversos estabelecimentos, despertando diferentes emoções com músicas, fotos, vídeos, cheiros, comidas, entre outros.
6. Realize a pós-venda
A pós-venda é o atendimento prestado ao consumidor após a compra de um produto ou serviço, portanto, é uma grande oportunidade para o começo de um relacionamento entre empresa e cliente.
A estratégia, utilizada para reter clientes, é essencial para criar uma recorrência de compra em uma venda pontual. Ela deve estar presente no planejamento de gestão de relacionamento que, no mínimo, realiza pesquisas de satisfação e oferece programas de fidelização.
7. Esteja conectado com seu cliente
Estar em contato direto com os consumidores é uma grande oportunidade de crescimento para a marca. Mais do que realizar novas vendas, ouvir e receber feedbacks, dúvidas e reclamações, é visualizar possíveis melhorias nos processos da empresa.
O relacionamento com o cliente, tão almejado pela pós-venda, deve ser nutrido não somente com promoções e descontos segmentados, mas com conteúdos relevantes, que ajudam a resolver os problemas de seu público.
As redes sociais são ótimas maneiras de estar presente no dia a dia de seus consumidores, facilitando a interação e o engajamento com a marca. Por isso, estude as plataformas mais acessadas pelo seu público e crie estratégias específicas para gerar uma boa imagem na percepção do consumidor.
Para aperfeiçoar a experiência de compra no varejo é preciso se manter atualizado quanto às novidades e mudanças de mercado. Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre o varejo calçadista semanalmente em seu e-mail!
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